Graduação em Arte -Teatro

Solicite informação sem compromisso UNESP - Universidade Estadual Paulista

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Arte -Teatro

  • Modalidade
    O curso é presencial.
  • Duração
    O curso possui uma duração de 4 anos.
  • Certificado oficial
    Ao concluir o curso o aluno recebe um diploma de Graduação.
  • Considerações
    A UNESP é uma das maiores e mais importantes universidades do Brasil, com uma destacada atuação, a universidade possui mais de 3.500 professores, oferece 115 cursos de pós-graduação, 169 cursos de graduação, formando mais de 6 mil novos profissionais por ano, além de serviços de pesquisa e extensão. O curso de Graduação de Arte-Teatro da UNESP oferece um ensino que estimula a pesquisa, planejamento e criações teatrais visando proporcionar ao estudante uma visão crítica e responsável para atuar, com práticas éticas no contexto cultural.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido aos alunos que tenham completado o ensino médio e que tenham interesse nessa área.
  • Área de atuação
    O profissional pode atuar no ensino, na elaboração, na produção e na execução de projetos culturais.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Arte -Teatro - Presencial - Botucatu - São Paulo

  • Conteúdo
    Arte - Teatro

    O reconhecimento público de que as artes são importantes no aprendizado escolar é recente no Brasil. Ele aparece pela primeira vez no texto dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), criados em 1997, que incluem quatro formas de expressão artística – teatro, dança, artes visuais e música – nos ensinos fundamental e médio.

    Seguindo essa tendência, o Instituto de Artes (IA) da UNESP, câmpus de São Paulo, reformulou seus cursos de licen­ciatura em Artes, extinguindo a Educação Artística e criando três novas licenciaturas, entre elas a de Artes Cênicas, instalada em 2005. Em 2008 o nome foi alterado para Arte – Teatro.

    O profissional formado pelo curso pode atuar no magistério (ensino fundamental e médio), no ensino não-formal, pela ação cultural em oficinas artísticas, e na elaboração, produção e execução de projetos culturais relacionados às artes.

    Durante o curso o estudante é estimulado a pesquisar, a fazer criações teatrais e a planejar articulações do teatro com o ensino. O objetivo é proporcionar ao aluno as condições necessárias para que ele possa intervir, de maneira crítica e responsável, no conjunto das práticas éticas, políticas e do saber dentro do contexto cultural de sua localidade e das instituições de ensino em que vier a atuar como profissional.

    Por isso, incentiva-se, desde o primeiro ano, sua participação na vida cultural da cidade, seja atuando, frequentando os espetáculos oferecidos pela programação local ou realizando oficinas complementares em outras instituições.

    Na UNESP

    Formação articulada com outras artes

    O currículo do curso oferecido no IA, câmpus de São Paulo, apresenta conteúdos específicos, promovendo, quando possível, articulações com a educação. Ao longo de quatro anos, os alunos se deparam com teorias e práticas da atuação, da encenação e da docência. O objetivo é proporcionar uma visão ampla do processo de construção do conhecimento do teatro brasileiro e do ensino do teatro.

    Durante o curso, o aluno também aprende noções de outras artes que se relacionam com o teatro, como a música e a dança. Cenografia e caracterização cênica são articuladas com a expressão vocal, a consciência corporal e conceitos de espaço, de modo a compor as várias facetas que um ator deve ter. Já a formação do professor é feita com conteúdos específicos pedagógicos e com estágios supervi­sionados, que incentivam a reflexão sobre o processo educacional.

    Para ingressar no curso do IA, o candidato deve realizar uma prova de habilidades, além das provas gerais, na qual serão avaliadas a capacidade de cognição e a imaginação, conforme orientação bibliográfica indicada no Manual do Candidato.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu gostaria de saber como fazer para cursar este curso, pois já sou formada em pedagogia pelo projeto "pedagogia cidadã" e gostaria muito de aumentar meus conhecimentos nesta área."

Maria para Graduação em Arte -Teatro

São Paulo

"Gostaria de saber informação sobre o curso de teatro e qual é o preço da mensalidade? "

Jessica para Graduação em Arte -Teatro

São Paulo

"Eu gostaria de saber se vocês tem curso de artes cênicas e quando será o próximo vestibular? "

Daniele para Graduação em Arte -Teatro

São Paulo

"Tenho interesse em saber o valor do curso de artes e também do curso de medicina veterinária. "

Isabelle para Graduação em Arte -Teatro

São Paulo

Outro curso relacionado com teatro

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |