Centro Centro Universitário Moura Lacerda - Ribeirao Preto - Centro universitario moura lacerda - Centro universitario moura lacerda ribeirão preto

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
530 Mestrados e cursos Ribeirão Preto
Procurar
Centro Universitário Moura Lacerda
Ribeirão Preto (São Paulo) - Ribeirão Pires (São Paulo)

Nossa Missão:
Ministrar Ensino de Excelência, dentro dos princípios da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no desenvolvimento da iniciação científica, estendendo seus serviços à comunidade, preocupado com a realidade local e regional.

O fundador, Doutor Oscar de Moura ...
Ver maisVer mais
Links
patrocinados
Histórico de cursos de Centro Universitário Moura Lacerda
Administração de Negócios
Administração e Gestão
Administração Educativa
Administração Pública
Agronomia
Arquitetura
Arte
Chefe de Obras
Ciências Agrárias
Ciências Humanas
Comercial e Vendas
Contabilidade
Controle de Gestão
Design de Moda
Direito (vários)
Direito Ambiental
Links
patrocinados

Nossa Missão:
Ministrar Ensino de Excelência, dentro dos princípios da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no desenvolvimento da iniciação científica, estendendo seus serviços à comunidade, preocupado com a realidade local e regional.

O fundador, Doutor Oscar de Moura Lacerda.
     
O Professor Doutor Oscar de Moura Lacerda nasceu em 11 de agosto de 1902 na cidade de Angatuba, filho de Raul Galvão de Moura Lacerda e Ana Conceição Lacerda. Aos 4 anos de idades, foi morar com seu avô, o professor Antonio Mariano Galvão de Moura Lacerda. Aos 12 anos, após a morte de seu avô, começou a trabalhar como telegrafista. Aos 18 anos veio trabalhar em Ribeirão Preto. Quatro anos depois, concluiu o curso de Contabilidade. Foi nesse tempo que ele começou a lecionar na Escola de Comércio. Formou-se ainda em Odontologia e Direito. Mais tarde doutorou-se em Ciências Econômicas. Em 23 de maio de 1923, fundou a Escola de Comércio Ruy Barbosa. Em 1932 criou o Curso Superior de Administração e Finanças. Em 1935 funda o Ginásio Ribeirão Preto que em 1937, com o curso colegial, denominou-se colégio Moura Lacerda.

No ano de 1968, fundou a Faculdade de Engenharia Civil e em 1970, o professor Dr. Oscar criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e a Faculdade de Ciências Econômicas, solidificando a Instituição Moura Lacerda. Casado em 1926 com Josefina de Souza Lacerda, Dr. Oscar também foi juiz de paz e vereador. Presidiu o Comercial Futebol Clube, a Orquestra Sinfônica, a Sociedade Amiga dos Pobres e o Lar da Criança Santo Antonio.

Acumulou mais de 200 títulos, incluindo o de Cidadão Emérito de Ribeirão Preto.Fundador do Jornal Correio de Ribeirão Preto, dirigiu o Diário de Notícias. O Jornal A Tarde e a Revista América. Pai de Ignez de Souza Lacerda, Ilka de Moura Lacerda e Oscar Luiz de Moura Lacerda, passou para a eternidade em 23 de fevereiro de 1979. 

Nossa História:
Reconhecida nacionalmente, pela formação acadêmica que oferece a seus alunos, pelo corpo docente qualificado e modernos recursos tecnológicos, a Instituição Moura Lacerda faz história na educação deste país.
Sua origem remonta a 1923, quando nasceu a Escola de Commercio Rui Barbosa, criada com o objetivo, na época, de ser uma escola que formasse pessoas capazes de enfrentar a realidade do comércio local. Em 1º de julho de 1923, passa a denominar-se Instituto Commercial de Ribeirão Preto.      

No dia 9 de abril de 1927, Oscar de Moura Lacerda, que já era integrante do corpo docente e funcionário da escola desde a sua fundação, assumiu a direção, tornando-se seu proprietário no dia 8 de janeiro de 1928. Em 1º de maio de 1932, com a criação do Curso Superior de Administração e Finanças, o Instituto Commercial de Ribeirão Preto passou a denominar-se Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto - instalando o segundo curso de Ciências Econômicas do país e o primeiro do Estado de São Paulo. Saiu do acanhamento inicial da Rua Amador Bueno para as instalações da Rua Barão do Amazonas, onde ficou até 1929, quando foi para a Rua Duque de Caxias.

Pioneiro na interiorização do Ensino Superior, o Instituto Commercial de Ribeirão Preto criou, em 1932, o curso Superior de Administração e Finanças e a Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto, instalando o segundo curso de Ciências Econômicas do país e o primeiro do Estado de São Paulo.

      Em 1972, transferiu a sua sede para o prédio da Rua Padre Euclides, já com a denominação de Instituição Moura Lacerda, quando iniciou a ampliação de suas instalações com as edificações do Campus Universitário (Unidade II), de projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.
Em 1978, adquiriu a Faculdade de Educação Física de Jaboticabal, onde foram construídas as instalações da Unidade III do Campus Jaboticabal, inauguradas em 1983.
Em um retrospecto, assim evoluiu a Instituição Moura Lacerda:
1923 - Instituto Commercial de Ribeirão Preto;
1932 - Curso Superior de Administração e Finanças;
1932 - Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto;
1935 - Ginásio de Ribeirão Preto;
1937 - Colégio Moura Lacerda;
1967 - Instituto Politécnico de Ribeirão Preto;
1968 - Faculdade de Engenharia Civil;
1970 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto;
1978 - Faculdade de Educação Física de Jaboticabal;
1981 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto.

Em 1992, em Processo de Reconhecimento para transformação em Universidade, foi instalado o Regime de Transição, que criou as Unidades Escolares da Instituição Moura Lacerda.
Em 1997, todo o trabalho de décadas foi reconhecido com o Decreto Presidencial que credenciou o Centro Universitário Moura Lacerda.
Em 2004, através da Portaria 1879, de 28/06/2004, publicada no D.O.U. de 29/06/2004, foi recredenciado pelo prazo de 10 anos o Centro Universitário Moura Lacerda, convalidando mais uma vez as ações desta Instituição em prol da educação do ensino nacional. Nesse mesmo ano, foi recomendado pela CAPES e pelo Conselho Nacional de Educação, através do Parecer CNE/CSE nº 314/2004, o Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, nível de Mestrado.

Durante seus 86 anos de existência, a Instituição vem servindo às comunidades nas quais está inserida, formando profissionais atuantes através de suas três unidades:
         

A Instituição Moura Lacerda mantém, atualmente:
Nos cursos superiores:
  • cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento;
  • cursos sequenciais;
  • cursos superiores de tecnologia.
Nos cursos de pós-graduação:
  • cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização), sendo que 9 deles estão em andamento.
  • curso de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado) na área de Educação.

Na Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários:
  •  Oferece vários cursos de extensão e aperfeiçoamento, além de uma Coordenadoria de Assuntos Comunitários extremamente atuante.

Oferece, ainda, Ensino Básico no Colégio Moura Lacerda, instalado em cada uma de suas unidades do Ensino Superior:
  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Curso de Educação Profissional Técnico em Eletrônica;
  • Curso de Educação Profissional Técnico em Química.
  • Curso de Educação Profissional Pós- Técnico em Eletrônica de Controle e Automação
Foto Centro Centro Universitário Moura Lacerda Ribeirão Preto
Foto Centro Centro Universitário Moura Lacerda Ribeirão Preto
Centro Universitário Moura Lacerda Centro Foto
Centro Universitário Moura Lacerda Centro Foto
Foto Centro Universitário Moura Lacerda Centro
Foto Centro Universitário Moura Lacerda Centro
Centro Centro Universitário Moura Lacerda Foto
Centro Centro Universitário Moura Lacerda Foto
Imagens da Centro Universitário Moura Lacerda:
Foto Centro Centro Universitário Moura Lacerda Ribeirão Preto
Foto Centro Centro Universitário Moura Lacerda Ribeirão Preto
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Centro Centro Universitário Moura Lacerda Ribeirão Preto
Centro Universitário Moura Lacerda Centro Foto
Foto Centro Universitário Moura Lacerda Centro
Centro Centro Universitário Moura Lacerda Foto
Foto Centro Centro Universitário Moura Lacerda
Centro Universitário Moura Lacerda Ribeirão Preto Centro Foto
Foto Centro Universitário Moura Lacerda Ribeirão Preto Centro
Centro Centro Universitário Moura Lacerda Ribeirão Preto
Nova Busca
Procurar