Centro Faculdade ESUDA - Recife

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
1.981 Mestrados e cursos Recife
Procurar
ESUDA - Faculdade de Ciências Humanas
Recife (Pernambuco)
Em 1963, dois adolescentes conheceram-se no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco, Wilson José Macedo Barreto e Pedro Emanuel Barreto Muniz, fundadores e diretores da Faculdade de Ciências Humanas Esuda. O nome da instituição tem origem na grande amizade que nasceu entre eles (Espírito ...
Ver maisVer mais
Links
patrocinados
Cursos da instituição
Arquitetura
Auxiliar Administrativo
Comércio Exterior
Contabilidade
Criminologia
Dependência Química
Desenvolvimento Sustentável
Gerenciamento e Gestão do Meio Ambiente
Gestão de Pessoas
Gestão de Tesouraria
Impostos - outros
Logística
Neuropsicologia
Psicologia - Cognitiva
Psicologia - Todas
Links
patrocinados
Em 1963, dois adolescentes conheceram-se no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco, Wilson José Macedo Barreto e Pedro Emanuel Barreto Muniz, fundadores e diretores da Faculdade de Ciências Humanas Esuda. O nome da instituição tem origem na grande amizade que nasceu entre eles (Espírito Santo Uniu Dois Amigos).

Nascidos em Recife-PE e com vocação para o magistério, desde a época de estudantes ministraram aulas particulares de Física, Matemática, Inglês e Química.

Embora com poucos recursos, mas com muita determinação e o firme propósito de oferecer educação de alta qualidade, fundaram um curso preparatório para o Vestibular que funcionava numa pequena sala alugada no centro do Recife. Começava assim, uma longa e bela história para a educação nordestina. Os alunos do Curso Esuda obtinham as primeiras colocações nos principais vestibulares do país.

No ano seguinte, a pequena sala foi substituída por uma casa também alugada e além do curso preparatório para Vestibular, os educadores Wilson Barreto e Pedro Muniz ingressaram em outra seara da educação: nascia assim, o Colégio Esuda. A excelência em serviços educacionais aliada aos exitosos resultados de seus alunos nos diversos vestibulares realizados em todo país, tornaram o Colégio Esuda um centro de referência na área do Ensino Fundamental e Médio. Com o aumento da demanda, foi necessária uma expansão do espaço físico da instituição. Em 1969, foi adquirido o prédio em que funcionava o Colégio.

Após consolidada experiência na área de Educação e muitas reflexões, seus dirigentes perceberam que havia a necessidade de contribuir para a formação de profissionais competentes, de nível superior, e dotados de valores éticos, essenciais para o crescimento econômico e social da Região Nordeste. Estava assim, preparado o terreno para ingresso na Educação Superior. Em 07 de maio de 1974, o Ministério da Educação e Cultura autorizou o funcionamento da Faculdade de Ciências Humanas Esuda, com os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Psicologia. Quatro anos depois, as primeiras turmas de Administração e Ciências Econômicas concluíam seus cursos.

Em 1979 foi adquirida uma área de 10 mil metros quadrados para instalações da nova sede do Colégio que cedia em comodato suas instalações a Faculdade no turno da noite. Atendendo a demanda regional, a Faculdade de Ciências Humanas Esuda passou a oferecer os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis. Em trinta e quatro anos de existência a instituição já formou mais de dez mil profissionais altamente preparados e com formação cidadã.

Destacando o seu permanente compromisso em garantir a igualdade no acesso ao ensino superior, contribuindo assim para a inclusão social, a Esuda desenvolveu o programa VISE – Vestibular de Inclusão Social Esuda. Seu principal objetivo é oferecer um acompanhamento diferenciado ao futuro discente, possuidor de formação educacional deficitária, limitações financeiras e/ou necessidades especiais diversas, tais como deficiências audiovisuais e motoras, que o impossibilite ingressar no ambicionado ensino superior. O participante submete-se a um curso de atualização ao ensino superior e, numa liberalidade de instituição, receberá uma bolsa de auxílio, revertida em desconto da mensalidade.

Em 2000, em mais uma iniciativa de responsabilidade social da instituição, a Esuda criou o NAE – Núcleo de Acessibilidade Esuda. Este departamento realiza relevantes atividades de extensão ao assegurar as condições de acessibilidade a toda comunidade (cadeirantes, obesos, idosos e demais portadores de necessidades especiais). Através deste programa, uma equipe multidisciplinar composta por arquitetos, engenheiros, psicólogos, entre outros profissionais, realiza visitas gratuitas com a finalidade de avaliar as condições de acessibilidade do local e elaborar projetos arquitetônicos que garantam total acesso aos locais utilizados por esse público.

Em 2004, a ESUDA ingressou no ensino de pós-graduação em nível lato sensu, objetivando utilizar toda a vasta experiência acumulada para a formação e aperfeiçoamento de executivos e demais profissionais da região. Alinhado aos interesses e necessidades do mercado de trabalho e a uma formação cidadã, a instituição disponibiliza, desde então, cursos de excelência nas mais diversas áreas do conhecimento, visando uma preparação rica para a vida e a evolução da carreira profissional de seus alunos. A ESUDA promove também cursos de extensão e aperfeiçoamento, seminários e congressos em diferentes áreas de concentração.

Ao ingressar em sua quarta década, a Esuda mantém sua tradição com a permanente atualização de todo seu aparato administrativo-pedagógico, preparando seus alunos dentro das mais rigorosas exigências do mercado de trabalho. Promove um franco momento de expansão com a implantação de novos cursos de pós-graduação lato sensu, que somados aos existentes, consolidam a Esuda com suas propostas e metas no ensino superior.

Missão
Educar e preparar pessoas motivadas para que se tornem líderes e profissionais de sucesso em suas respectivas áreas de atuação, com sólidos princípios éticos, contribuindo para a plena formação cidadã e para o desenvolvimento social e econômico da região.

Visão
A busca permanente pela excelência na formação de cidadãos e profissionais, com sólidos conhecimentos e princípios éticos.
Confirme sua Instituição
Copie isto no seu site:
Nova Busca
Procurar