Centro FEUC - Fundação Educacional Unificada Campograndense - Rio de Janeiro Capital

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
3.940 Mestrados e cursos Rio de Janeiro Capital
Procurar
FEUC - Fundação Educacional Unificada Campograndense
Rio de Janeiro Capital (Rio de Janeiro)
Apresentação

Estão as Faculdades sediadas na Estrada da Caroba, 685, Campo Grande, cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro. As Faculdades mantêm em pleno funcionamento 9 (nove) cursos de graduação, sendo que os cursos de Ciências Sociais, Geografia, História, Pedagogia e Letras (Português-Espanhol, ...

Ver maisVer mais
Links
patrocinados
Cursos da instituição
Administração Educativa
Educação Ambiental
Educação Infantil
Espanhol
História
Inglês
Literatura
Pedagogia
Português
Sistemas de Informação
Links
patrocinados
Apresentação

Estão as Faculdades sediadas na Estrada da Caroba, 685, Campo Grande, cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro. As Faculdades mantêm em pleno funcionamento 9 (nove) cursos de graduação, sendo que os cursos de Ciências Sociais, Geografia, História, Pedagogia e Letras (Português-Espanhol, Português-Francês, Português-Inglês e Português-Literaturas) foram autorizados a funcionar pelo Decreto nº 48.994/60 e reconhecidos pelo Parecer nº 411/66 e Decreto nº 59.848/66. O curso de Ciências com habilitação em Matemática foi reconhecido pelo Parecer 677/79 e pelo Decreto nº 83.857/79. Esse curso era o de Matemática, autorizado pelo Parecer nº 316/67 e Decreto nº 62.323/68, e reconhecido pelo Parecer nº 4868/75 e Decreto nº 77.171/76. Atualmente, o curso voltou a ser de Matemática, conforme portaria nº175, de 12-08-2006.

Desta forma, as Faculdade Integradas Campo-Grandenses, há mais de quarenta e cinco anos, dedica-se à formação de professores, tendo um compromisso moral com a qualidade da educação, especialmente atinente à zona oeste da cidade do Rio de Janeiro - possuidora do maior contingente estudantil da América Latina - e a de municípios vizinhos ao Rio de janeiro, como é o caso dos de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica, Angra dos Reis, Parati, Paracambi e parte da baixada fluminense.

Como todos costumam dizer, a tradição das Faculdades é tão acentuada nessa região, que dificilmente não se encontram em suas escolas professores formados por essas Faculdades. E a sua responsabilidade se torna ainda maior, quando se constata que muitas autoridades da região, diretores de escolas e mesmo de instituições de nível superior foram formados pela Faculdade. Merecem, também, reflexão quanto à importância da Faculdade, a cada dia, avançar na qualidade dos serviços que presta à população, os dados estatísticos do IBGE, publicados em O GLOBO de 11-04-1998, mostram que a Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro tem recebido, nos últimos cinco anos, moradores de outras regiões da Cidade, embora o crescimento do Rio esteja próximo de zero. Esse movimento interno, segundo o IBGE, fez a população de Campo Grande crescer, em cinco anos, mais de 9,8%. Assim sendo, essa região, como se disse acima, precisa, a cada ano, de mais professores e de especialistas para atuação em sua rede de escolas.

As Faculdades oferecem, também, cursos de pós-graduação "lato sensu" nas áreas dos cursos mantidos em nível de graduação.

O ventre da Zona Oeste

Segundo elementos da cultura africana, depois do nascimento de "deus", de seu ventre foram surgindo todas as coisas do universo: o sol, as estrelas, o mar, o homem, os animais... Na Zona Oeste, pode-se dizer, com certeza, que a FEUC foi este "ventre" que gerou grande parte das instituições de ensino, proporcionando e favorecendo o seu desenvolvimento, graças ao seu pioneirismo e absoluto sucesso na visão real de futuro que tiveram seus idealizadores.

Hoje, pode-se comprovar que uma parcela significativa das autoridades regionais, a grande maioria dos dirigentes de escolas, dos docentes e até mesmo dos proprietários de escolas e faculdades da Zona Oeste e de municípios vizinhos são ex-alunos das Faculdades Integradas Campo-Grandenses. Neste sentido, a FEUC se constitui num grande pólo irradiador e multiplicador de educação em uma região que hoje é, sem dúvida, um dos maiores centros educacionais da América Latina.

Fascinada pela Educação

Mesmo já tendo decorrido 47 anos de sua fundação, formando mais de dez mil professores, ainda hoje, a FEUC se mantém na contramão da história, pois continua FASCINADA pela formação de profissionais da área de educação. Enquanto a maioria das instituições de ensino superior deixaram de se interessar pelos cursos de Licenciatura, a FEUC se dedica à educação por acreditar que a mudança de um país começa a acontecer dentro das salas de aula e, é claro, naquelas que têm professores.

A prova de seu sucesso é que hoje convivem num momento muito especial na direção da instituição, antigos instituidores e fundadores, alguns de seus ex-alunos, como Hélio Rosa de Araújo, Jacinta Reis Ferreira, Dieni da Costa Pimenta, Durval Neves da Silva, além de muitos outros na área de ensino.



A FEUC hoje

O tempo passou, mas todo aquele idealismo dos antigos fundadores permanece vivo nos instituidores atuais. Nessa perspectiva, a FEUC continua seu processo de desenvolvimento, visando aprimorar o atendimento à população estudantil. Assim, muitos investimentos têm sido efetuados no âmbito material e de recursos humanos. Daí a certeza e felicidade em afirmar que a vida acadêmica da FEUC promete ser mais enriquecedora que nos últimos anos. E isso se deve à efetiva dedicação de seus funcionários, professores e alunos.


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


Presidente

Wilson Choeri

Diretora Administrativa
Arith Scheidegger da Costa

Diretora de Ensino
Jacintha Reis Ferreira

Diretor Superintendente
Durval Neves da Silva

Diretor das FIC
Prof. Hélio Rosa de Araújo

Diretor do CAEL
Prof. José Mauro da Silva

Coordenadora de Pós-Graduação
Prof ª. Mirian da Silva Pires

Coordenador Acadêmico
Prof. Manuel Borges Santos Alvarez

Coordenadores
Ciências Sociais: Profª. Célia Regina Neves da Silva
Geografia: Prof. Luiz Mendes de Carvalho
História: Profª Vivian Cristina da Silva Zampa
Matemática: Prof. Alzir Fourny Marinhos
Pedagogia: Profª. Janice Rosane Silva Souza
Letras: Profª. Arlene da Fonseca Figueira
Informática : (Sistema de Informação e Computação)Prof. Rafael Dias Ribeiro



Confirme sua Instituição
Copie isto no seu site:
Nova Busca
Procurar