Centro IMES - Instituto Municipal de Ensino Superior - São Manuel

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
3 Mestrados e cursos São Manuel
Procurar
IMES - Instituto Municipal de Ensino Superior
São Manuel (São Paulo)

História do IMES



Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel

O IMES (Instituto Municipal de Ensino Superior), de São Manuel iniciou suas atividades acadêmicas no Sistema Federal de Ensino com a denominação de Faculdade de Filosofia, ...
Ver maisVer mais
Links
patrocinados
Histórico de cursos de IMES - Instituto Municipal de Ensino Superior
Administração de Empresas
Letras
Pedagogia
Links
patrocinados

História do IMES



Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel

O IMES (Instituto Municipal de Ensino Superior), de São Manuel iniciou suas atividades acadêmicas no Sistema Federal de Ensino com a denominação de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Manuel, mantida pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), com os cursos de Letras, Pedagogia e Estudos Sociais, todas de Licenciatura de 1º Grau.

Pela lei 1179, de 14 de agosto de 1979, a Prefeitura Municipal de São Manuel recebeu a doação da Instituição Toledo de Ensino, a faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Manuel incorporando-a em seu patrimônio.

Em 1982 foi criado então o atual Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel. A transferência de mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Manuel, para atual IMESSM, foi aprovada pelo Conselho Federal de Educação e posteriormente aprovada pelo Sistema Estadual de Ensino.

No ano de 1987, o IMES requereu a conversão das licenciaturas de 1º grau em licenciaturas plenas, sendo aprovada preliminarmente e autorizada pela portaria 956 de 11 de junho de 1991. Em 1988, a faculdade voltou a funcionar e se instalou no atual prédio do Seminário, que foi construído em 1957 e concluído em 1959.

Os cursos de Letras ? habilitação Português Inglês ou Português Espanhol e de Pedagogia, habilitação administração escolar e supervisão, nas escolas de 1º e 2º grau, foram reconhecidas pela portaria 437, de 05 de março de 1993, autorizando a conversão, dos cursos de Letras nas habilitações em Português e Inglês e respectivas literaturas e de pedagogia, habilitações em administração escolar e supervisão para exercício nas escolas de 1º e 2º grau, ministradas pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel, mantido pela Prefeitura Municipal de São Manuel.

Além de manter a qualidade do Ensino nos tradicionais cursos de Letras e Pedagogia, o IMES quer se tornar um centro de formação de educadores de qualidade. Para isso o IMES também abriga cursos de Pós-Graduação com os títulos a Formação do Leitor, Psicopedagogia e Diálogos Interdisciplinares, que oferece aos professores já formados uma nova opção para se aprimorar.

Em todos esses anos, já passaram pelas cadeiras do IMES mais de 12 mil alunos formados. Com cerca de 800 alunos, abrange em suas salas alunos de 15 cidades da região, dentre elas cidades de médio porte como Bauru e Jaú e até mesmo cidades distantes como São Pedro. Programas sociais, pós-graduação e cursos de extensão universitária geram mais de 10 trabalhos desenvolvidos simultaneamente no instituto.

O IMES trabalha com ética e seriedade para ampliação dos cursos que oferece, acreditando ser uma alternativa para a qualificação profissional compatível com a realidade social.

O trabalho desenvolvido pela nossa faculdade busca qualificar o futuro professor que buscando formar o profissional que se interesse em conhecer a realidade de seus educandos, que tenha flexibilidade e proporcione a oportunidade para o desenvolvimento do aluno.

Além de manter a tradição de ensino superior nos cursos de Letras e Pedagogia o IMES, em 2008, ano de aniversário, abriu a primeira turma do curso de Psicologia. Agora, a responsabilidade da Faculdade tornou-se maior, pois terá que imprimir a mesma eficiência e qualidade que caracteriza seus cursos.




Túnel do Tempo



1975

O IMES inicia suas atividades acadêmicas no Sistema Federal de Ensino com a denominação de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Manuel, mantida pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), com os cursos de Letras, Pedagogia e Estudos Sociais.


1979


Pela lei 1.179, de 14 de agosto de 1979, a Prefeitura Municipal de São Manuel recebe a doação da ITE, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Manuel e a incorpora em seu patrimônio.


1982

É criado o atual Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel. A transferência de mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de São Manuel para IMESSM é aprovada pelo Conselho Federal de Educação e posteriormente aprovada pelo Sistema Estadual de Educação.


1987

O instituto solicita a conversão das licenciaturas de 1º grau em licenciaturas plenas, sendo aprovadas preliminarmente e autorizada pela portaria 956, de 11 de julho de 1991.


1988

O IMES se instala-la no antigo Seminário, localizado no Distrito de Aparecida de São Manuel


1993

Os cursos de Letras e Pedagogia com licenciaturas plenas são reconhecidos pela portaria 437, de 5 de março de 1993. Ocorre, assim, uma ampliação no mercado de trabalho para os profissionais formados pelo IMES.


2005


Depois de uma longa negociação, o IMES adquire as instalações onde hoje está localizada a faculdade, que pertencia a uma ordem religiosa.


2007

O Conselho Estadual de Educação (CEE) através da publicação no Diário Oficial do Estado de 24 de abril de 2007 autoriza ao IMES o funcionamento do curso de Psicologia. Com isso a faculdade acelerou a finalização do novo anexo.


2008


Além de iniciar a primeira turma do curso de Psicologia, a faculdade aguarda a autorização para abrir o processo seletivo para o Curso de Artes Visuais.



Formando


Desde 1988, em cerca de 20 anos de história, já passaram pelas cadeiras do IMES mais de 14 mil formandos. A instituição que inicialmente pertencia à ITE (Instituição Toledo de Ensino) atua há vários anos no mercado do ensino superior.


Participação

Desde 2003, o IMES através participa da tradicional festa do Corpus Christi de São Manuel, com a confecção de uma passarela. Os trabalhos de preparação do material e da montagem ficam de todos, alunos, funcionários e professores.


Integração


A Festa Junina, que começou a ser realizada em 2004 já se tornou um evento aguardado pelos alunos e comunidade do Distrito de Aparecida, que chega reunir cerca de 8 mil pessoas em apenas um dia. O momento mais aguardado é ?quadrilha?, dança típica feita pelos alunos.


Estrutura

Para melhor atender os alunos e pesquisadores do IMES possui um laboratório com computadores novos capaz de para auxiliar os estudantes na pesquisa e nos trabalhos acadêmicos. Além disso, o acesso à internet é feito via rádio que proporciona agilidade e rapidez.


Biblioteca

Durante todos estes anos, uma das prioridades da faculdade foi a construção de um acervo de livros que proporcionasse aos alunos uma completa e ampla formação acadêmica. Por isso a biblioteca do IMES possui atualmente 14.200 livros que estão à disposição dos acadêmicos e da comunidade do Distrito de Aparecida de São Manuel para consultas, formação pedagógica e literária. Conserva-se em seu aspecto arquitetônico a origem da construção da antiga capela do Seminário que foi restaurada.

Nova Busca
Procurar