Centro Instituto Florence - São Luís

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
1.450 Mestrados e cursos São Luís
Procurar
Instituto Florence
São Luís (Maranhão)


QUEM SOMOS


Atuando desde fevereiro de 2000, o Instituto Florence de Ensino, promove serviços voltados para a socialização do conhecimento científico, contribuindo na qualificação e requalificação profissional da população maranhense no âmbito do ensino técnico, ...
Ver maisVer mais
Links
patrocinados
Histórico de cursos de Instituto Florence
Enfermagem
Estudos do Meio Ambiente
Links
patrocinados


QUEM SOMOS


Atuando desde fevereiro de 2000, o Instituto Florence de Ensino, promove serviços voltados para a socialização do conhecimento científico, contribuindo na qualificação e requalificação profissional da população maranhense no âmbito do ensino técnico, graduação e pós-graduação.


Localizado no Centro Histórico de São Luís/MA, o Instituto presta serviços educacionais tendo como princípio educar com responsabilidade social e, dessa forma, já lançou no mundo produtivo cerca de 15.000 profissionais.

O Instituto Florence de Ensino é gerenciado pela família Barbosa Gomes. Tem como fundadora e Diretora Geral a Enfermeira e Professora Rita Ivana Barbosa Gomes, Docente e Pesquisadora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde/Escola Nacional de Saúde Pública, Especialista em Saúde Pública com Concentração em Gerenciamento de Programas Comunitários de Saúde/UFMA, Mestre em Saúde e Ambiente/UFMA e doutoranda em Saúde Coletiva/UFMA, tendo como linha de pesquisa o estudo do uso de drogas por jovens estudantes.

Com vasto currículo acadêmico e profissional, reconhecido espírito empreendedor e atenta as demandas sociais e profissionais da população maranhense, a Diretora Geral do Instituto Florence tem marcado a história da educação profissional no nosso Estado, por incluir socialmente jovens e adultos no mundo do trabalho.

O Florence iniciou sua história de sucesso com a sua primeira turma do curso técnico em Enfermagem e, desde então, vem ampliando os serviços prestados à sociedade maranhense. Toda a estrutura que oferece proporcionou ao Florence a honra de ceder os seus espaços, de forma temporária, para o funcionamento do departamento de Enfermagem da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) em meados de 2000. Esta é uma das iniciativas que reforçam a vocação do Instituto para a parceria e comprometimento com as instituições voltadas para o atendimento e desenvolvimento social.

O reconhecimento de todo trabalho desenvolvido pelo Instituto pode ser evidenciado quando o mesmo foi selecionado pelo Ministério da Saúde, através de licitação internacional, para executar o PROFAE, um programa de formação voltado para qualificação de Auxiliares de Enfermagem, que se constituiu a maior referência de formação de recursos humanos em Saúde do mundo. Neste sentido o Instituto provou estar entre as melhores escolas de enfermagem do estado do Maranhão, sendo consagrado em primeiro lugar, por apresentar um projeto pedagógico de excelência para qualificação de técnicos de Enfermagem, no processo licitatório do Ministério da Saúde, em 2008.

Além da área da Enfermagem, o Instituto Florence de Ensino oferece diversos cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento dentro da área da saúde e meio ambiente: Radiologia Médica, Higiene Dental, Nutrição e Dietética, Laboratório de Análises Clínicas, Agente Comunitário de Saúde e Segurança do Trabalho.

Dispõe ainda cursos de especialização técnica em Enfermagem do trabalho, Instrumentação Cirúrgica, Vacinação, Mamografia, Medicina Nuclear e Radioterapia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, Processos de trabalho em hemoterapia e Meio Ambiente para Segurança do trabalho, além de lançar em janeiro de 2010 cursos na Área de Produção Industrial: Metalurgia, Eletromecânica, Eletrotécnica e Petróleo e Gás.

Desde 2004, o Instituto Florence tem ampliado suas instalações no sentido de melhor atender os seus alunos quanto a conforto, laboratórios e biblioteca, e realizando trabalhos sociais, culturais e acadêmicos na área da saúde e educação, com desenvolvimento de pesquisas e atendimentos à comunidade.

O Instituto Florence foi pioneiro na inserção dos cursos no Cadastro Nacional (MEC) o que garante que os diplomas emitidos pela Instituição tenham validade em todo o território brasileiro. Atualmente, além da unidade do Centro, inaugurou uma ampla e moderna unidade no bairro da Cohab.

Coroando essa trajetória de sucesso o Instituto obtêm, em 2006, a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento de cursos de graduação, autorizados por meio da portaria de nº. 1764/06, e em 2007 inicia suas atividades com a 1ª turma dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Farmácia, que vem se constituindo referência no ensino em Saúde.

Em 2008, iniciou a oferta de cursos de Pós-graduação tendo como foco as duas áreas compreendidas como estratégicas para o bem estar do indivíduo e do cidadão – educação e saúde.

Em 2010, pleiteou a autorização do curso de graduação em Odontologia junto ao Ministério da Educação, obtendo conceito máximo na avaliação do MEC para funcionamento do curso, a partir de 2011.


Missão

Gerar e difundir conhecimento para formar profissionais dotados de senso crítico, competências e habilidades e de princípios ético-humanísticos, com aptidão para atuar junto às diferentes demandas da sociedade, especialmente a maranhense, a partir de um ambiente acadêmico que harmonize a qualificação técnica, a cidadania, a competitividade e a inovação.


Visão


Consolidar-se como instituição referenciada nacionalmente pela excelência no ensino, pesquisa e extensão, na formação profissional diferenciada, na eficiência da gestão de seus processos internos, na solidez de suas parcerias e por sua harmoniosa integração no desenvolvimento da sociedade.

_______________________________________________________________________



NSTITUTO FLORENCE PROMOVE DEBATE SOBRE A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS


II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

[Alunos premiados na Mostra Científica] O II Encontro Científico de Iniciação Científica, realizado nos dias 24 e 25 de novembro, proporcionou avanços para a pesquisa no Instituto Florence. O Evento foi uma promoção do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão do Instituto Florence - NUPES, coordenado pelo Prof. Daniel Lemos. As palestras versaram sobre temas como financiamento de pesquisas, novas tendências e possibilidades para a iniciação científica. “Tivemos uma boa participação dos alunos, tanto nos debates quanto na Mostra Científica, que este ano registrou a inscrição de 42 trabalhos”, comemora o Professor Daniel Lemos. “Ficamos mais felizes ainda pela alta qualidade dos trabalhos apresentados, com uma linguagem mais técnico-científica e temáticas interessantes e inovadoras”, destaca.

Allana Petrucya Serra, acadêmica 4º período do Curso de Enfermagem, foi uma das premiadas com o 1º lugar na Mostra Científica, com o trabalho “Características Clínicas e Sociodemográficas de Gestantes Soropositivas para HIV no Município de São Luís” e destacou que a experiência foi maravilhosa. “A equipe envolvida no trabalho está feliz pelo resultado e foi um bom reconhecimento ao nosso trabalho”, agradece.

O evento foi também uma vitrine para apresentar os resultados parciais dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na Instituição que são: “Avaliação citotóxica de extratos brutos de produtos naturais com atividade antimicrobiana sobre células tumorais humanas e eritrócitos” (Aluna Nívea Aguiar – orientação: Profª. Dra. Patrícia Figueiredo); “Controle de qualidade de medicamentos isentos de prescrição médica” (Alunos Andrea Ricarte, Joyce Helen Lavra, Flávio Amaral Rodrigues – orientação Prof. Me. Rondinele Salomão); “Avaliação da Atividade Antiinflamatória do extrato obtido das folhas de Punica Granatum (Romã)” (Aluno Diego Garreto – orientação Prof. Pós-Dr. Roberto Nicolete e Dra. Liana Linhares Lima); e “Estudo Epidemiológico da Hepatite C no Maranhão” (Alunas Clenilce Dias – orientação: Prof. Dr. Marcos Grissoto)

Os resultados conquistados são fruto do trabalho desenvolvido pelo Nupes e Direção Acadêmica, para incentivar a participação dos alunos nos projetos de iniciação cientifica. “A produção do conhecimento passa obrigatoriamente pelo desenvolvimento de pesquisa, que tem a finalidade de gerar resultados benéficos para a sociedade. Por isso, uma Academia tem que respirar a pesquisa”, comenta a Profª. Fátima Garcez, Diretora Acadêmica do Florence. “Os alunos do Florence estão de parabéns pela importância que dão para a pesquisa como parte de sua formação acadêmica, isso com certeza será um diferencial na carreira deles”, enfatiza.

O Evento contou a parceria da Academia MK3, Oral B, Shopping do Dentista e Comercial Gonçalves.


TRABALHOS PREMIADOS NA MOSTRA DE CIENTÍFICA

1º LUGAR: Características Clínicas e Sociodemográficas de Gestantes Soropositivas para HIV no Município de São Luís. (Alunos do Curso de Enfermagem do Instituto Florence)
Autores: Allana Petrucya Costa Serra, Jadson Moura Morais, Renato Augusto de Carvalho Rangel, Luís Carlos dos Santos Almeida, Arlene de Jesus Mendes Caldas, Daniel Lemos Soares, Dorlene Maria Cardoso de Aquino, Luís Fernando Bógea Pereira e Rita Ivana Barbosa Gomes.

2º LUGAR: Evolução da População coberta pelas Equipes de Saúde Bucal nos municípios da Região Metropolitana de São Luís. (Alunos do Curso de Odontologia do Instituto Florence)
Autores: Deyla Neves Moreira, Joyce Jennifer de Lucena Azevedo, Jayron Barbosa Fonseca e Vandilson Pinheiro Rodrigues.

3º LUGAR: Avaliação da Atividade Antiinflamatória do extrato hidrolcoolico obtido das folhas de Punica Granatum (Romã) (Alunos do Curso de Farmácia do Uniceuma)
Autores: Jéssica Francisca Fernandes de Oliveira, Wen Jéssica Moreira e Roberto Nicolete.
Centro Instituto Florence Maranhão Foto
Centro Instituto Florence Maranhão Foto
Foto Centro Instituto Florence Maranhão
Foto Centro Instituto Florence Maranhão
Instituto Florence São Luís Maranhão Foto
Instituto Florence São Luís Maranhão Foto
Nova Busca
Procurar