Centro ISAT - Instituto Superior Anísio Teixeira - São Gonçalo

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
110 Mestrados e cursos São Gonçalo
Procurar
ISAT - Instituto Superior Anísio Teixeira
São Gonçalo (Rio de Janeiro)
Missão Institucional    

O Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Anísio Teixeira - ISAT nasce da convergência fecunda de duas vertentes de interesse e preocupações:

De um lado a vocação de sua Entidade Mantenedora - o ICBEU que deseja organizar-se como um ...
Ver maisVer mais
Links
patrocinados
Histórico de cursos de ISAT - Instituto Superior Anísio Teixeira
História
Pedagogia
Links
patrocinados
Missão Institucional    

O Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Anísio Teixeira - ISAT nasce da convergência fecunda de duas vertentes de interesse e preocupações:

De um lado a vocação de sua Entidade Mantenedora - o ICBEU que deseja organizar-se como um pólo de educação continuada, impulsionando suas atividades no ensino de idiomas para os cursos de nível superior, de graduação e de pós-graduação;

De outro lado, as necessidades e os anseios da população gonçalense em poder contar, em sua própria cidade, de mais uma Instituição de Ensino Superior, possibilitando novas oportunidades de acesso.

Nossa Missão é:

Estar voltado para a Educação como um direito de cidadania e como meio de desenvolvimento humano e social.


A vocação da Mantenedora: um breve histórico

O Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos - ICBEU, foi fundado no dia 21 de abril de 1961, à rua Dr. Nilo Peçanha, 40, terceiro andar, no Rodo, Município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Seus primeiros diretores foram o doutor Mathatias Bussinger, o professor Joel Porto e o professor Helter Jerônymo Luiz Barcellos.O ICBEU foi a primeira escola de idiomas organizada na cidade de São Gonçalo. Naquela época, quem desejasse estudar qualquer língua estrangeira deveria deslocar-se até Niterói, onde estavam sediadas a Cultura Inglesa e a Aliança Francesa, no bairro de Icaraí. Era, portanto, extremamente penoso para um gonçalense estudar inglês ou francês.


Em 2 de agosto de 1983, sob a direção de seu atual Presidente Prof. Helter Jerônymo Luiz Barcellos, o ICBEU se transfere da antiga sede da rua Dr. Nilo Peçanha para a nova na rua Dr. Francisco Portela. Havia apenas um andar pronto. Todos os outros estavam em construção.Inicia-se uma nova fase da história do ICBEU em que a escola passa a ensinar outros idiomas: primeiro o espanhol, depois o alemão, o português e o italiano.
 
  • Em 1989, incorpora-se à escola o segundo andar e inaugura-se o restaurante, a Cantina Apple Pie .
  • Em 1991 fica pronto o terceiro andar e, rapidamente, são inauguradas a biblioteca Carlos Drummond de Andrade e a livraria.
  • Em maio de 1991, foi entregue o Computador Lab e;
  • Em dezembro de 1992, foi inaugurada a Galeria de Arte .
    Em 1994 foi entregue a sala de vídeo Charlie Chaplin.

Atualmente, está em construção o teatro que ocupa todo o quarto andar.A partir de 1989 começa a aparecer o trabalho do centro cultural. Hoje, o centro cultural do ICBEU figura como referencial no setor em São Gonçalo, estando entre os três locais mais importantes na cidade em termos de programação cultural. É conveniente observar que toda a construção do prédio do Instituto, bem como a montagem das diversas instalações, se fez com recursos próprios, oriundos das receita da escola de línguas. O centro cultural do ICBEU abriga diversas instituições da cidade, a saber:
  • O Memor - Instituto Gonçalense de Memória, Pesquisas e Promoções Culturais;
  • A Aglac - Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências;
  • O Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo;
  • Secção local da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Toda a elite intelectual da cidade se reúne no ICBEU. É intensíssima a programação cultural, que ocupa vários dias da semana. A freqüência anual ao centro cultural é de aproximadamente quarenta mil pessoas.
Nova Busca
Procurar