Centro UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
1.922 Mestrados e cursos Vitória
Procurar
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
Vitória (Espírito Santo)
Em 1954 é aprovado o anteprojeto de estatuto da futura Universidade do Espírito Santo e, finalmente, é criada a primeira universidade em território capixaba.

A nova instituição era composta por escolas isoladas de ensino superior, que passou a ser denominadas de institutos universitários. Eram sete ...
Ver maisVer mais
Histórico de cursos de UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
Administração de Empresas
Administração Educativa
Agronomia
Arte
Biblioteconomia
Biologia
Ciências Sociais
Comércio Exterior
Comunicação
Concurso Público para Bibliotecas e Arquivos
Contabilidade
Corpos de Segurança
Desenho Industrial
Direito (vários)
Economia
Educação Artística
Educação Física
Educação Infantil
Eletricidade, Eletrônica, Informática
Em 1954 é aprovado o anteprojeto de estatuto da futura Universidade do Espírito Santo e, finalmente, é criada a primeira universidade em território capixaba.

A nova instituição era composta por escolas isoladas de ensino superior, que passou a ser denominadas de institutos universitários. Eram sete institutos: faculdades de Medicina; de Filosofia, Ciências e Letras; de Odontologia; de Química Industrial e Farmácia; a Politécnica; de Música; e de Belas Artes. O primeiro reitor nomeado foi o professor Ceciliano Abel de Almeida, que tinha como principal desafio a integração de escolas independentes que mantinham suas tradições e especificidades.

Formada por faculdades autônomas, o funcionamento da primeira universidade foi marcado por dificuldades de ordem acadêmica e administrativa. Ao final da década de 50 as discussões políticas no Estado giravam em torno da transferência do sistema de ensino superior para o âmbito federal. O objetivo final era a federalização da Universidade do Espírito Santo. Nos últimos dias de dezembro de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek enviou mensagem ao Congresso Nacional propondo a federalização da Universidade.

A partir da década de 60, com a sua federalização, a Universidade ganhou nova e consistente estrutura administrativa e acadêmica, promoveu a efetiva integração das escolas isoladas, instalou seus   campi   universitários, ampliou o número de cursos, modernizou-se, organizou quadros docentes e técnicos com profissionais de carreira e tornou-se, ao longo dos anos, a principal instituição educacional do Espírito Santo.

Nova Busca
Procurar