Centro UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano - São Paulo Capital

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
10.084 Mestrados e cursos São Paulo Capital
Procurar
UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano
São Paulo Capital (São Paulo)
O Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana, traz uma tradição educacional humanista e voltada para o mercado de trabalho, que começou lá no início dos anos 70, como Faculdade Paulistana, e perdura até hoje, após ter sido elevada à categoria de Centro Universitário. Esta tradição está nas várias ações ...
Ver maisVer mais
Cursos da instituição
Administração de Empresas
Administração de Negócios
Administração e Gestão Hospitalar
Analista de Sistemas
Arquitetura
Biologia
Contabilidade
Enfermagem
Engenharia
Engenharia Mecânica
Estudos do Meio Ambiente
Finanças
Gerenciamento de Empresas e Negócios (outros)
Gerenciamento e Gestão de Recursos Humanos
Gestão de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Gestão de Negócios
O Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana, traz uma tradição educacional humanista e voltada para o mercado de trabalho, que começou lá no início dos anos 70, como Faculdade Paulistana, e perdura até hoje, após ter sido elevada à categoria de Centro Universitário. Esta tradição está nas várias ações institucionais ocorridas em seu Campus, todas voltadas ao atendimento ao aluno: salas de aula modernas, com reduzidos números de alunos; laboratórios: de língua e de tecnologia; programas de nivelamento; incentivo à pesquisa científica, atendimento psicológico ao aluno; planos pedagógicos; professores atuantes no mercado de trabalho; políticas acadêmicas que estabelecem uma comunicação entre disciplinas e permitem aos alunos uma eficaz qualificação profissional, o que é em nossos dias uma exigência constante do mercado de trabalho.
Assim, desde sua fundação e ao longo de sua história, a UniPaulistana vem se preocupando em oferecer uma formação consistente, sempre suprindo as necessidade do mercado de trabalho, mas sem abandonar a proposta educacional humanista primeira, norteado pelos fatores principais de qualquer Instituição de Ensino: técnica e ética.
Essa capacidade de valorizar experiências passadas, mas sempre atenta aos rumos dos processos educacionais e do mercado de trabalho do presente, formam a sólida História Educacional do Centro Universitário Paulistano.

MISSÃO E CONCEPÇÃO
Implementar e socializar o conhecimento e o saber, promovendo a formação profissional inicial, integral, competente e de excelência de seus alunos, voltada para o planejamento participativo e multiprofissional de ações, para o atendimento das demandas sociais e para a ampliação da cidadania. 

PRINCÍPIOS
São princípios e concepções que norteiam todas as ações acadêmicas da UniPaulistana:
Integração
Compromisso social
Sólida referência científica
Respeito a diversidade
Orientação para formação contínua
Orientação para pesquisas do cotidiano
Valorização da experiência individual
Gestão participativa dos processos
Promover o estudo, a pesquisa, o ensino e a difusão das Ciências e da Cultura, por meio do desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento reflexivo;
Contribuir na formação de profissionais e especialistas nas diferentes áreas do conhecimento, habilitando-os para inserção nos setores profissionais e paraparticipação no desenvolvimento da sociedade brasileira;
Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação, para o desenvolvimento das ciências e, desse modo, promover o entendimento entre os homens;
Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a sua correspondente concretização, integrando o oferecimento de conhecimentos a uma estrutura sistematizadora do conhecimento de cada geração;
Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais;
Prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo uma relação de reciprocidade e promover a extensão, aberta à comunidade, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição;
Proporcionar ao estudante condições e meios para uma educação integral;
Formar, ética, intelectual e tecnicamente os alunos, elemento primordial para a realização de um meio seleto, culto e de paz, bem como contribuir para o progresso do País, de acordo com os grandes objetivos da Educação Nacional definidos no artigo 3º da lei 9394/96, na Constituição Federal e legislação pertinente, com destaque para:
o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas;
a valorização da experiência extra-escolar;
a dinâmica participativa e responsável;
o respeito à liberdade e apreço à tolerância;
a vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.
Constituir-se em veículo de formação inicial e promotor de princípios norteadores de formação contínua.
O conjunto dos Programas, Políticas e demais ações institucionais (elencadas na sequência), possibilitam o desenvolvimento cultural, profissional e científico dos membros da comunidade acadêmica, bem como a reflexão crítica e a disseminação de princípios éticos-científicos-acadêmicos, contribuindo tanto para a capacitação quanto para o engajamento dos egressos na construção de respostas socialmente compromissadas às demandas sociais. Para consecução de seus objetivos, a Instituição baliza-se na gestão participativa possibilitada pelas ações, Programas e Políticas e na implementação de uma cultura de planejamento e avaliação. Os objetivos institucionais estão contidos no conjunto de Programas, sendo estes construídos em função dos mesmos. De forma a viabilizar a consolidação da Instituição e a sistematização e organicidade das ações acadêmico-administrativas , articuladamente com os objetivos da Unipaulistana, sua Missão e Vocação, suas Metas e Cronograma de Desenvolvimento, estão em funcionamento cerca de 26 Políticas, parametrizadas no Projeto Pedagógico Institucional e agrupadas nos seguintes Programas: 
Programa de Ensino, Extensão e Investigação;
Programa de Acompanhamento do Corpo Docente;
Programa de Acompanhamento do Corpo Discente;
Programa de Acompanhamento do Corpo Técnico – Administrativo
Programa de Gestão Acadêmica;
Programa de Bem-Estar do Corpo Social;
Programa de Ação
Programa de Planejamento, Manutenção e Ampliação da Infraestrutura

A REITORIA DA UNIPAULISTANA É CONSTITUÍDA POR:
Reitor Prof. Azurem Ferreira Pinto (Fundador)
Pró-reitora Acadêmica: Profa. Ms. Rosangela Calixto

O Centro Universitário Paulistano oferece aos seus discentes e docentes um conjunto de ações institucionais que possibilitam o desenvolvimento cultural, profissional e científico da comunidade acadêmica. Uma dessas ações é o incentivo de produções em Iniciação Científica.
Além de possibilitar ao aluno uma experiência fundamental para sua preparação acadêmica e futura atuação profissional, esta prática promove a amplitude de seu conhecimento, que juntamente com o respaldo técnico-científico de seu professor-orientador, permite o desenvolvimento de uma postura autônoma e crítica. A experiência com pesquisa contribui diretamente para a construção de competências e habilidades que desenvolvem a capacidade de elaborar respostas compromissadas com as demandas sociais.
Assim, o Centro Universitário Paulistano permite o desenvolvimento de suas atividades de investigação, através de 4 Linhas de Pesquisa:
TECNOLOGIA E SOCIEDADE: temas voltados para a evolução tecnológica; qualificação profissional e impacto nas relações de trabalho; inovações tecnológicas e suas implicações; programas de ensino aprendizagem e mediação por computador; tecnologia, reestruturação produtiva e subjetividade.
PROMOÇÃO DE SAÚDE: com temas que abrangem a saúde individual e coletiva: políticas públicas; práticas educativas, preventivas e curativas; modelos de atenção à saúde; gerenciamento de programas de saúde.
EDUCAÇÃO, ARTE E CULTURA: ênfase na arte e indústria cultural; perspectivas pedagógicas e diversidade cultural; educação, cultura de massa e formação da identidade.
CIÊNCIA, TRABALHO E CIDADANIA: enfoque na produção/disseminação de conhecimento e cidadania; interdisciplinaridade, trabalho multiprofissional e formação integral; novos paradigmas de trabalho e cidadania; gestão de equipamentos sociais e inclusão social.
O Centro Universitário Paulistano, dentre as suas diversas ações de pesquisa, também possui uma voltada para a publicação de artigos acadêmicos e científicos, elaborados por seus discentes, docentes e em co-autoria com outros membros de instituições de ensino superior diversas. A Revista UniPaulistana é um periódico que se destina a estimular e divulgar questões de interesse da comunidade acadêmica.

Traz como princípio, publicar artigos que remetem à reflexão crítica, à democratização do pensamento e do espaço universitário, bem como temas de relevância social que condizem com as práticas acadêmicas e profissionais, trazidas pelos autores colaboradores.
A Revista UniPaulistana tem periodicidade semestral e distribuição gratuita aos docentes, discentes e demais funcionários do Centro Universitário Paulistano, além de pertencer ao acervo da Biblioteca "Euclides da Cunha".
O que é a CPA (Comissão Própria de Avaliação) 

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada: 

à melhoria da qualidade da educação superior;
à orientação da expansão de sua oferta;
ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:
Auto-avaliação - Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.
Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.
Centro UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano São Paulo Capital São Paulo
Centro UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano São Paulo Capital São Paulo
Foto Centro UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano São Paulo Capital
Foto Centro UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano São Paulo Capital
Imagens da UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano:
Centro UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano São Paulo Capital São Paulo
Centro UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano São Paulo Capital São Paulo
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Centro UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano São Paulo Capital São Paulo
Foto Centro UniPaulistana - Centro Universitário Paulistano São Paulo Capital
Confirme sua Instituição
Copie isto no seu site:
Nova Busca
Procurar