Centro UNORP- Centro Universitário do Norte Paulista - Sao Jose do Rio Preto - Centro universitario do norte paulista

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
274 Mestrados e cursos São José do Rio Preto
Procurar
Unipós Pós-Graduação e Educação Continuada Rio Preto

 
 Histórico
 
O Centro Universitário do Norte Paulista nasceu da Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras – FARFI -, criada em 1972 com o objetivo de ampliar as capacidades da região de São José do Rio Preto em atender as necessidades de profissionais qualificados para ...

Ver maisVer mais
Cursos da instituição
Administração de Saúde
Advocacia e Prática Jurídica
Ciências Médicas
Ciências Sociais
Criminologia
Direito Civil
Direito Fiscal
Direito Penal
Direito Trabalhista e Segurança Social
Fisioterapia
Genética
Marketing
Metodologia e Didática do Ensino
Odontologia

 
 Histórico
 
O Centro Universitário do Norte Paulista nasceu da Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras – FARFI -, criada em 1972 com o objetivo de ampliar as capacidades da região de São José do Rio Preto em atender as necessidades de profissionais qualificados para o magistério e também para as áreas específicas da gestão educacional. O conjunto inicial de licenciaturas: Letras, Matemática, Pedagogia e Estudos Sociais foi ampliado ao longo do tempo e em 1994, acompanhando o desenvolvimento econômico e social da região, foi criada a FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas oferecendo cursos de bacharelados para atender a outros segmentos do mercado de trabalho. Assim, passaram a ser oferecidos os bacharelados em Ciências Contábeis, Administração – habilitação em Administração Geral e habilitação em Comércio Exterior, Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, Direito.. Em 1996 houve a união da FARFI com a FACISA – dando origem à União das Faculdades do Norte Paulista – UNORP. A instituição conta agora com um elenco de cursos diferenciados e com padrão de ensino que a credenciam a pleitear a sua transformação em Centro Universitário, forma de organização acadêmica introduzida no contexto da educação superior nacional pelo Decreto nº 2.306/97 que regulamenta o art. 48 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB). O art. 12 do Decreto, abaixo transcrito, define:
“São centros universitários as instituições de ensino superior pluricurriculares, abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento e se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação de seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico ofertadas à comunidade escolar, nos termos das normas estabelecidas pelo ministro de Estado da Educação e do Desporto para o seu credenciamento”.

Para efetivar aquela pretensão foi decisivo o papel da Sociedade Assistencial de Educação e Cultura – SAEC - entidade mantenedora da UNORP, uma vez que a ela caberiam não só as tratativas para formalizar a solicitação junto ao Ministério da Educação mas a liderança das iniciativas que deveriam ser levadas a termo para atender o que dispunha a legislação no tocante à oferta de condições de trabalho e em conseqüência dessas atribuições, os investimentos necessários.

Definidas as bases da nova empreitada, o presidente da SAEC em 29/10/97 (ofício nº 12/97) e nos termos do decreto 2306 de 19/08/97 e das Portarias números 639 de 13/05/97 e 2.041 de 22/10/97, solicitou a criação do Centro Universitário. O Despacho do Senhor Ministro da Educação, em 23/11/98, homologa o Parecer 703/998 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, favorável ao credenciamento e transformação da União das Faculdades do Norte Paulista para Centro Universitário do Norte Paulista e o Diário Oficial da União, de 25/11/1998, publica o Decreto de 24/11/98 que trata do Credenciamento do Centro Universitário do Norte Paulista.

Em 2004 a UNORP é Recredenciada pela Portaria nº 3.114 de 04/10/2004, D.O.U. de 06/10/2004.
 
 
  

Glossário
  • Centro universitario do norte paulista
Confirme sua Instituição
Copie isto no seu site:
Nova Busca
Procurar