Centro UPF - Universidade de Passo Fundo - Passo Fundo

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
168 Mestrados e cursos Passo Fundo
Procurar
UPF - Universidade de Passo Fundo
Passo Fundo (Rio Grande do Sul)
Fundação Universidade de Passo Fundo - FUPF
A trajetória da Fundação Universidade de Passo Fundo tem sua origem na década de 1950, na cidade de Passo Fundo, com a criação da Faculdade de Direito, até então mantida pela Sociedade Pró-Universidade. Em 1957, surgiu o Consórcio Universitário Católico, que instituiu a ...
Ver maisVer mais
Cursos da instituição
Administração de Negócios
Administração de Saúde
Agronomia
Alemão
Alimentação
Análises Clínicas
Arquitetura
Arte
Artes Cênicas
Assessoria a Empresas
Biologia
Ciências Agrícolas
Comercial e Vendas
Comércio Exterior
Contabilidade
Controle de Gestão
Design de Interiores
Fundação Universidade de Passo Fundo - FUPF
A trajetória da Fundação Universidade de Passo Fundo tem sua origem na década de 1950, na cidade de Passo Fundo, com a criação da Faculdade de Direito, até então mantida pela Sociedade Pró-Universidade. Em 1957, surgiu o Consórcio Universitário Católico, que instituiu a Faculdade de Filosofia, com os cursos de Filosofia, Pedagogia e Letras Anglo-Germânicas, possibilitando a qualificação dos profissionais do ensino da região.

Em vista do franco desenvolvimento da Instituição, que atua sobre o desenvolvimento regional, sobre sua demanda na qualificação profissional, em 28 de junho de 1967 fundiram-se as duas entidades mantenedoras do ensino superior em Passo Fundo, instituindo a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), pessoa jurídica de direito privado, que se tornou, então, a mantenedora da Universidade de Passo Fundo.

Com caráter comunitário e regional, a FUPF foi autorizada a funcionar pelo decreto nº 62.835/68; declarada de utilidade pública municipal pelo decreto nº 7/67; estadual, pelo decreto nº 18.679/67, e federal, pelo decreto nº 62.575/68.

Na década 1970, a mantida Universidade de Passo Fundo já contava com grande número de alunos, havendo, assim, a necessidade da construção de um novo campus. No ano de 1975 os cursos começaram a ser transferidos para uma área física de 370,08 ha, situada no bairro São José, em Passo Fundo, com ambiente adequado ao ensino e à pesquisa, tendo em vista sua paisagem ajardinada e largas avenidas. O local, além de tudo, também é utilizado pela comunidade local para momentos de lazer e descontração.

Pelo caráter comunitário e regional, assumido e reconhecido pela aprovação do Conselho Federal de Educação, em 1993, a FUPF alcança uma abrangência de 100 municípios da região, com a estimativa de 851.113 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 01.07.2008. Em seu Estatuto, a FUPF tem como finalidade precípua à formação integral do homem, buscando seu bem-estar físico, social e espiritual, desenvolvendo suas potencialidades e atividades criadoras, o que é comprovado pela diversidade de suas áreas de formação.

Dessa forma, propicia a integração com a sociedade através do diagnóstico social e com a proposição de projetos e parcerias, na busca por soluções junto a esse contexto. Sem perder de vista a dimensão global, a integração no Mercosul e as políticas nacionais e internacionais, a FUPF tem como compromisso o desenvolvimento socioeconômico, cultural e científico de nossa região.

Em razão de suas ações e seu caráter social, A FUPF recebeu o Prêmio de Responsabilidade Social 2005, outorgado pela Assembléia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul.
A FUPF tem sua sede junto a sua principal mantida, localizada na cidade de Passo Fundo, no norte do estado do Rio Grande do Sul, a 300 km da capital do estado, Porto Alegre. A cidade é considerada um pólo de desenvolvimento socioeconômico, destacando-se como prestadora de serviço, sobretudo nas áreas da saúde e educação. A partir 2006, Passo Fundo é reconhecida pelo título de Capital Nacional da Literatura, através da Lei Federal n° 1.162, por ser sede do maior debate literário da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, realizada desde 1981 e promovida pela Universidade de Passo Fundo, juntamente com a Prefeitura Municipal.

Confirme sua Instituição
Nova Busca
Procurar