Curso Técnico em Comunicação Visual

Solicite informação sem compromisso Instituto de Arte e Projeto

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso Técnico em Comunicação Visual - Presencial - Belo Horizonte - Minas Gerais

  • Objectivos
    Formar profissionais de design gráfico com habilidades especiais em comunicação visual corporativa, capaz de desenvolver a cultura do design gráfico como ferramenta de comunicação na indústria, comércio e outros setores.





















    Através de aulas práticas e teóricas, formar conceitos e capacitar futuros profissionais nas técnicas de representação à mão livre para o desenvolvimento a exposição de projetos gráficos. Permitir o domínio de softwares como ferramentas para o trabalho de editoração eletrônica, tratamento de imagens e ilustração vetorial. Apresentar informações a respeito de custos e orçamentos na produção gráfica como fatores importantes para a viabilização de trabalhos.





















    Ao concluir o Curso Técnico em Comunicação Visual, o profissional estará habilitado para a elaboração de projetos gráficos, desde a identificação de oportunidade de mercado até a sua finalização como produto gráfico. Tendo, além disso, a capacidade de entendê-lo como um processo voltado para a sociedade e suas necessidades básicas, lembrando-se de que os projetos devem ser compatíveis com o mercado, público e processos de reprodução.
  • Dirigido a
    O curso técnico em Comunicação Visual foi idealizado para atender os mais diversos públicos, não sendo necessários conhecimentos e habilidades na área. Foi concebido e aprovado com uma organização curricular moderna e flexível, que permite ao aluno matricular-se por unidades curriculares (disciplinas),desde que respeitados os pré-requisitos de cada uma. Com esse expediente, o aluno poderá concluir o curso em um ano e meio ou mais, de acordo com sua conveniência e disponibilidade.





















    Com aulas práticas e teóricas, o aluno aprende através das seguintes disciplinas: História da Arte e Fundamentos do Design, Projeto Gráfico, Orientação Mercadológica, redação Publicitária e Computação Gráfica em todos os seus níveis.













    No laboratório, o aluno trabalha com ferramentas da informática e realiza técnicas de desenho manual.
  • Conteúdo
    Fundamentos da Comunicação
    Visa fornecer conhecimentos básicos sobre a estrutura de comunicação da linguagem, dotando o aluno de embasamento teórico por meio das teorias da comunicação, sociedade e comunicação de massa, bem como da teoria da ação comunicativa.
    Desenho - Linguagem Gráfica e Criação
    Visa capacitar o aluno para expressar-se por meio do desenho de objetos e figura humana, com o uso de técnicas de grafite e lápis de cor e suas aplicações em diferentes tipos de desenho.
    Técnicas de Ilustração Vetorial
    Visa preparar aluno para utilizar o computador como ferramenta na ilustração vetorial, com aplicação no desenvolvimento de peças gráficas, permitindo a elaboração de logotipos, cartazes, ilustrações para mídia eletrônica etc.
    História da Arte I
     Estruturar conhecimentos específicos que garantam o entendimento da arte enquanto linguagem de uma determinada época e cultura, estabelecendo relações com os condicionantes sociais, econômicos, religiosos e políticos, ampliando assim, o universo plástico, cultural e estético do aluno.
    Projeto Gráfico 1
    Proporcionar ao aluno capacidade técnica para planejar peças gráficas, criar logotipos e signos de identidade visual, desenvolver projetos de sinalização interna e externa, aplicando os conceitos do planejamento visual. Visa também desenvolver no aluno o conceito de mercadologia como ciência, técnica e arte; a importância do design como ferramenta estratégica.
    Desenho - Criação e Ilustração
    Visa fornecer ao aluno conhecimento técnico para análise crítica de ilustrações diversas para que este seja capaz de criar e desenvolver imagens para peças gráficas a partir da exploração e aprimoramento do processo criativo, utilizando-se de textos e os conhecimentos oriundos da teoria do estudo da forma.
    História da Arte 2
    Objetiva dotar o aluno de conhecimento sobre a História da Arte no Brasil e no mundo, abrangendo os períodos mais significativos, desde o Impressionismo até a arte contemporânea; dotar o aluno de capacidade de abordar a arte atual com uma postura crítica em relação à arte anterior.
    Projeto Gráfico 2
    Tem como meta capacitar o aluno para os procedimentos gráficos da concepção de peças gráficas; métodos de planejamento gráfico; processos gráficos e possibilidades técnicas. Regras e conceitos básicos de desenvolvimento de projetos editoriais.
    Projeto de Imagem Fotográfica
    Propõe o estudo teórico da evolução dos meios técnicos de origem fotoquímica e a prática e manejo dos equipamentos fotográficos e dos procedimentos laboratoriais.
    Edição e Construção de Imagens
    Dotar o aluno de conhecimentos para dominar as técnicas e recursos de processamento digital de imagens, podendo fazer alterações em fotos e ilustrações; edição de imagem para as páginas na internet, interagindo com outros programas gráficos.
    Técnicas de Animação Computadorizada
    Visa conceituar a animação, bem como contextualizá-la historicamente. Instrumentalizar o aluno para o emprego de técnicas de desenho para animação, controle de tempo e enquadramento, captura de imagem, filmagem, edição e finalização, bem como a animação de desenhos e modelagem de objetos para animação.
    Técnicas de Redação Publicitária
    Tem como objetivo contextualizar o aluno sobre os fatos históricos que culminaram no surgimento da linguagem publicitária e da propaganda, bem como a conceituação de ambos os discursos. Noções de semiótica, fases do processo criativo e textualidade.
    Edição e Diagramação Eletrônica
    A utilização do computador como ferramenta na editoração eletrônica, com aplicação no desenvolvimento de peças gráficas. Visa dotar o aluno de capacidade para dominar as ferramentas de edição de textos, tendo como meta a produção em mídia impressa.
    Técnicas de Arte-finalização
    Tem como objetivo consolidar os conhecimentos de aplicativos de editoração eletrônica em função da necessidade da correta construção de arquivos para as áreas de pré-impressão e impressão.
    Projeto Gráfico 3
    Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre a etapa de criação das peças gráficas, incluindo a dinâmica dos processos de criatividade e persuasão. Conceitos mercadológicos básicos para adaptação das peças ao cliente e ao mercado. Permitir ao aluno familiarização com as diversas modalidades de peças gráficas por meio do conhecimento das matérias-primas que o compõem. Proporcionar ao aluno a experiência prática de mercado por meio da Agência Experimental.
    Projeto em Mídia Eletrônica
    Visa preparar o aluno para atuar na criação, elaboração e desenvolvimento de sites para a internet, além de desenvolver conhecimentos e habilidades técnicas para o uso eficaz de ferramentas de programas gráficos, que permitam a elaboração de projetos de mídia eletrônica.
    Gestão de Negócios
    Organizações contemporâneas: novos paradigmas. Organização empresarial nos aspectos sociais e políticos. Responsabilidade social e relações com públicos críticos. Comunicação como ferramenta estratégica na gestão de negócios. Fundamentos de Marketing.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber quanto tempo de duração tem o curso e quanto e a mensalidade. "

Ícaro para Curso Técnico em Comunicação Visual

Minas Gerais

"Eu gostaria de obter mais informações sobre este curso: duração, custos e condições de ingresso. "

Nadege para Curso Técnico em Comunicação Visual

Paraná

Outro curso relacionado com comunicação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |