Curso de Artes Visuais - Bacharelado

Solicite informação sem compromisso ESMAC - Escola Superior Madre Celeste

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Luanda Fernandes

Luanda Fernandes

Curso de Artes Visuais - Bacharelado

  • Modalidade
    Curso realizado presencialmente na Escola Superior Madre Celeste - ESMAC.
  • Duração
    Consultar com a instituição.
  • Certificado oficial
    Após a conclusão do curso, os alunos recebem o título de Bacharel em Artes Visuais.
  • Considerações
    O Programa do Curso de Artes Visuais elaborado pela Escola Superior Madre Celeste proporciona ao aluno as ferramentas teóricas e práticas para a criação e análise das obras de desenho, pintura, modelagem, escultura e gravura. Além disso, os alunos entram em contato com as novas tecnologias e as respectivas possibilidades que apresentam ao campo das artes.
  • Dirigido a
    Este curso é destinado a todas as pessoas que possuem formação de nível médio e que desejam obter formação de nível superior em Artes Visuais.
  • Área de atuação
    Os profissionais graduados em Artes Visuais podem atuar na área de pesquisa, assessoria e programação visual.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso de Artes Visuais - Bacharelado - Presencial - Ananindeua - Pará

  • Objectivos
    O curso abrange a formação de Bacharelado e Licenciatura. O conhecimento no Bacharelado em Artes Visuais visa à formação do profissional artista/produtor/pesquisador e a Licenciatura evidencia a formação do educador, profissão professor, com conhecimento, capacitado a relacionar o saber Arte com as áreas: Educação (escolar e não-escolar), Comunicação e Tecnologia.
  • Conteúdo
    DIFERENCIAL

    Desde a pré-história a Arte se faz presente na vida humana como modo de ver e produzir no mundo a beleza das metáforas. A função do artista visual é possibilitar, por intermédio da linguagem visual, experiências existenciais, sensoriais-perceptivas, emocionais e intelectuais que se materializem em formas concretas e virtuais de maneira que a sociedade possa apreciar, interpretar, interagir e refletir sobre as criações artísticas.
    O profissional formado em Artes Visuais é dotado de conhecimentos formais, técnicos e práticos, com habilidade e competência para atuar eficientemente na em vários seguimentos profissionais na sociedade:

    CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

    Bacharel:    Artista Visual;
                       Assessoria técnica de Assuntos Culturais;
                       Assessor na área da Tecnologia da Informação e Comunicação Visual;
                       Técnico cultural em museus e galerias;
                       Técnico em agências de publicidade/propaganda;
                       Programação Visual;
                       Pesquisador em Arte e Arte na Educação.    

     

    Licenciado: Professor de Arte nos níveis da educação (Educação Básica,   Ensino Médio e Superior);
                  Assessoria didático-pedagógica de assuntos culturais em espaços sócio-educativos.

    No decorrer do curso além dos conhecimentos sobre desenho, pintura, modelagem, escultura e gravura são possibilitadas também a vivencia das novas tecnologias e suas implicações nas artes visuais além de atividades que complementam a formação do artista, ao conhecimentos são desdobrados para a aplicabilidade na educação.

    O curso possibilita  experiências produtivas em criação artística, correlacionado com campos específicos como galerias, museus, espaços culturais, além de:
    •Planejamento, desenvolvimento, implementação de projeto expográfico para exposição de artes;
    •Colóquio com palestras, seminários, congressos, encontros com debates;
    •Participação em mostras, exposições e salões de arte;
    •Atuação como crítico, pesquisador, produzindo resenhas, textos críticos para revistas especializadas, blogs, revista eletrônicas, diários, periódicos, catálogos e outros;
    •Pesquisas acadêmicas: como artista visual e artista-educador
     MATRIZ CURRICULAR

         A organização da Matriz Curricular foi realizada segundo quatro núcleos: Comum, Básico, de Desenvolvimento e de Aprofundamento, sendo que os três últimas são especificações sistematizadas pela Comissão de Especialistas de Ensino de Artes Visuais do SESu/MEC para as Diretrizes de Arte, em 1998/2001. No Projeto Pedagógico do Curso em questão, acrescenta-se também o Núcleo Comum, com disciplinas afins entre as Licenciaturas ofertadas pela instituição, organizadas e direcionadas, com ênfase na formação humana e tecnológica.

    PROJETO EXPERIMENTAL

    Os Módulos denominados de Projeto Experimental são componentes curriculares que possibilitam a participação do alunado em ações na área de arte, ministrado por professores do curso, artistas e outros profissionais convidados que apresentem experiência na área solicitada e que possam interagir com suas práticas na ampliação do conhecimento do aluno, com experimentações que são desdobradas e ampliadas nas disciplinas dos níveis Básico, de Desenvolvimento e Aprofundamento. São componentes complementares dialogando interdisciplinarmente, apresentando-se na Matriz Curricular nos 2º; 4º,6º e 7º semestres.

    EXTENSÃO

    A Extensão é uma ação acadêmica que propicia a interação entre aprendizado e pesquisa, ou seja, possibilita a viabilização das ações desenvolvidas no âmbito do curso com retorno para a comunidade/sociedade. Suas ações contemplam a realização de oficinas, cursos, encontros, prestação de serviço, assessoria (educacional e técnica) e outras atividades integradoras da relação entre o ensino superior e a sociedade. Estas atividades devem ser realizadas pelos alunos, acompanhadas pelo professor, que confere como ações conseqüentes das disciplinas e de pesquisas implementadas pelo curso.

    Projetos de Oficinas Arte e Educação;
    Projeto Mídias Educativas;
    Projeto Cinesmac;
    Projeto Memória Viva;
    Projeto Curadoria e Montagem para a Galeria De La Rocque Soares;
    Projeto Mostra Curta-NOS;
    Projeto Colóquio de Artes Visuais;
    Projeto Mostra Coletiva de Artes Visuais;
    Projeto INTERSEMIOSE;
    Projeto VHQ.

Outro curso relacionado com arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |