Curso de CIPA - NR 5

Solicite informação sem compromisso Info School - Treinamento em Informática

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Luanda Fernandes

Luanda Fernandes

Curso de CIPA - NR 5

  • Modalidade
    O Curso de CIPA - NR 5 é realizado presencialmente.
  • Duração
    São 20 horas totais de curso.
  • Certificado oficial
    A Info School - Treinamento de Informática concede certificado aos participantes.
  • Considerações
    Este curso visa habilitar os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) à leitura, compressão e execução da Norma Regulamentadora nº. 5 da Portaria 3.214 de 08/06/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, que dispõe sobre a seguraça no trabalho a partir da eliminação de riscos no ambiente de trabalho.
  • Dirigido a
    Curso indicado aos integrantes da CIPA.
  • Área de atuação
    O conhecimento da Norma Regulatória 5 é essencial para o funcionamento das atividades da CIPA, voltada para a eliminação de riscos à saúde do trabalhados, no ambiente de trabalho.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso de CIPA - NR 5 - Presencial - Aracajú - Sergipe

  • Objectivos
    Fornecer aos componentes da CIPA, conhecimentos básicos do estudo da Norma Regulamentadora nº. 5 da Portaria 3.214 de 08/06/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, para aplicar os conhecimentos no procedimento da prevenção de acidentes, colaborando para com a empresa, bem como apresentar ao empregador as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.
  • Dirigido a
    Representantes do Empregador, titulares e suplentes; Representantes dos Empregados titulares e suplentes, bem como o designado responsável pelo cumprimento dos objetivos da CIPA.
  • Conteúdo
    A CIPA é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa.

    As empresas privadas e públicas e os órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.

    A CIPA tem a função de relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

    Carga Horária: 20 horas

    Metodologia Motivacional: Exposição de conteúdo programático de maneira prática e teórica, buscando uma efetiva participação de todos. Para dinamizar o evento, utilizamos Análises de Filmes, Projeção de Imagens e Dinâmicas de Grupo.

    Conteúdo:

    História da CIPA
    Acidentes do Trabalho: Causas e Conseqüências
    Estudo do Ambiente, das Condições e Riscos do Trabalho
    Metodologia de Investigação, Análise de Acidentes e Doenças do Trabalho
    Acidentes e Doenças do Trabalho
    Noções sobre AIDS e Medidas de Prevenção (AIDS na Empresa)
    Legislação Trabalhista e Previdenciária
    Higiene do Trabalho e Medidas de Controle de Riscos
    Organização da CIPA e Atribuições da Comissão
    Equipamentos de Proteção (EPC e EPI)
    Campanhas de Segurança
    Mapa de Riscos.

Outro curso relacionado com segurança no trabalho

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |