Curso de EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental

Solicite informação sem compromisso ISAE/FGV

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Lenice Laflor

Lenice Laflor

Curso de EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental

  • Modalidade
    Este curso é presencial.
  • Duração
    O número total de horas é 24h.
  • Certificado oficial
    Ao final do curso, os alunos recebem um certificado.
  • Considerações
    Ministrado pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), o Curso de EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental tem como proposta oferecer sólidos conhecimentos aos participantes no planejamento e elaboração de documentos e relatórios de estudo sobre a avaliação do impacto ambiental em determinadas áreas geográficas. As longo do curso, os participantes obtêm conhecimentos em metodologia, estruturação e todas as etapas e princípios que regem a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental.
  • Dirigido a
    O curso está dirigido a profissionais graduados em Engenharia Florestal, Direito, Engenharia Ambiental, Zootecnia, Geografia, Geologia, Administração, Biologia, Agronomia e demais áreas afins.
  • Área de atuação
    A empregabilidade estará relacionada a área de atuação. Órgãos públicos como IBAMA, Embrapa, etc; mineradoras, hidrelétricas, empresas de reflorestamento e construtoras podem ser citadas como exemplos de alternativas de emprego.

Comentários sobre Curso de EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Objectivos
    - Conhecer os princípios básicos da elaboração de um documento de estudo de impacto ambiental dentro de todas as suas etapas de construção.

    - Elaborar Termo de Referência, instrumento inicial de um EIA/RIMA. Avaliar Estudos de Impacto Ambiental de acordo com metodologia definida.
  • Conteúdo
    EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental


    RESULTADOS ESPERADOS


    O participante do curso de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA terá capacidade de discernir sobre os princípios que regem a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental em suas diferentes etapas bem como elaborar Termos de Referência.

    Programa

    Disciplinas



    •        Evolução do Universo e os Impactos Ambientais.
    •        SIG - Sistema de Gestão Ambiental.
    •        Evolução Histórica do estudos ambientais.
    •        Legislação ambiental como instrumento de gestão.
    •        Política Nacional de Meio Ambiente e instrumentos de licenciamento ambiental.
    •        Conceitos básicos da aplicabilidade do EIA/RIMA.
    •        Atividades sujeitas ao licenciamento ambiental.
    •        O SIG na elaboração de EIA/RIMA.
    •        Estruturação de equipes multidisciplinares. Metodologias aplicáveis a avaliação de impacto ambiental. Avaliação das fases do EIA (Diagnostico ambiental, prognostico ambiental, medidas de controle ambiental e programas ambientais).
    •        Elaboração do RIMA.

    Total: 24h

    CORPO DOCENTE

    PROF.CLEVERSON VITORIO ANDREOLI:
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestrado em Ciências do Solo pela UFPR (1989) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento com Paris IV (1999). Atualmente é engenheiro da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia de Saneamento do Paraná. Professor do Centro Universitário UNIFAE e da Fundação Getulio Vargas. Tem 25 livros publicados dos quais 21 livros técnicos na área de Gestão Ambiental e Reciclagem de Resíduos e 4 livros infantis de educação ambiental e é autor de mais de 130 trabalhos científicos publicados. Ganhador do Premio FINEP de Inovação Tecnológica de 1998 e 2007. É diretor da empresa de consultoria ambiental Andreoli Engenheiros Associados Ltda, atuando na coordenação de estudos de impacto ambiental.

    PROF.ª ANDREIA CRISTINA FERREIRA:
    Engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Paraná (1997), Mestre em Ciências do Solo pela UFPR (2001) e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR (2006). Participou da coordenação nacional de pesquisas do Programa de Saneamento Básico – PROSAB/FINEP – Tema 04 sobre disposição final de lodo de esgoto, envolvendo diferentes órgãos públicos e universidades de renome no país. Professora do Curso de MBA em Gestão Ambiental da UFPR, da disciplina de Licenciamento Ambiental no curso de especialização em Gestão Ambiental da FAE Business School e da Fundação Getulio Vargas. Sua produção acadêmica é representada por cerca de 30 trabalhos técnicos em congressos nacionais e internacionais, 7 trabalhos em revistas indexadas, 8 capítulos de livro, 4 apostilas infantis de educação ambiental e proferiu mais de 100 palestras em eventos nacionais. É sócia-gerente da empresa de consultoria ambiental Andreoli Engenheiros Associados Ltda e AAT Consultoria e Engenharia Ambiental Ltda coordenando Estudos de Impacto Ambiental e realizando processos de licenciamento ambiental para empreendimentos imobiliários, comerciais e de serviços em todo Brasil.

    PROF.ª ANNELISSA GOBEL DONHA:
    É engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Paraná (1998), Mestre em Ciências do Solo com ênfase em geoprocessamento pela UFPR (2003). Proferiu cursos de geoprocessamento no laboratório de fotointerpretação e geoprocessamento do Departamento de Solos da Universidade Federal do Paraná e curso prático e teórico de Sistema de Informação Geográfica (SIG) aplicado a pesquisa em Botânica para o curso mestrado de botânica da UFPR. Professora convidada do Curso de especialização de Gestão Ambiental da UNIPAR na disciplina projetos ambientais e do curso de Tecnologia em Gerenciamento ambiental do CAMOES na disciplina de cartografia e sensoriamento remoto. Sua produção acadêmica é representada por cerca de 16 trabalhos técnicos em congressos nacionais e internacionais, 1 trabalhos em revistas indexadas, 3 capítulos de livro e proferiu mais de 20 palestras em eventos nacionais. É sócia-gerente da empresa de consultoria ambiental Andreoli Engenheiros Associados Ltda e AAT Consultoria e Engenharia Ambiental Ltda atuando na coordenação de projetos ambientais e na coordenação de Estudos de Impacto Ambiental – EIA/RIMA.

Últimas visitas ao curso

"Quero saber quais os requisitos, preço e tempo de duração do Curso de EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental. "

Maria para Curso de EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental

Alagoas

"Gostaria de saber quando haverá o curso de Curso de EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e qual a data e o valor do investimento. "

Fernanda para Curso de EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental

São Paulo

"Gostaria de saber se há previsão para realização do curso de Curso de EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, assim como custos e duração. "

Denise para Curso de EIA / RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental

Paraná

Outro curso relacionado com gerenciamento e gestão do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |