Curso de Geopolítica do Petróleo Análise e Perspectivas do Mercado de Petróleo e Gás no Brasil e no Mundo

Solicite informação sem compromisso DVW Comunicação

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso de Geopolítica do Petróleo Análise e Perspectivas do Mercado de Petróleo e Gás no Brasil e no Mundo

  • Modalidade
    Modalidade presencial para todas as aulas.
  • Duração
    São horas 8 totais de curso.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá um diploma ao concluir os estudos.
  • Considerações
    O Curso de Geopolítica do Petróleo Análise e Perspectivas do Mercado de Petróleo e Gás no Brasil e no Mundo oferecido pela DVW Comunicação tem como objetivo a capacitação de profissionais para trabalhar na indústria do petróleo e gás. O aluno poderá atuar com pleno domínio em todos os seus aspectos e com competência para atuar nesse mercado crescente e competitivo. No curso são discutidas os mais importantes conceitos desse setor, como ele se desenvolve, a situação atual do mercado e as tendências para essa indústria.
  • Dirigido a
    Curso voltado a interessados em atuar ou que já atuam na indústria de petróleo e gás.
  • Área de atuação
    As vagas para essa carreira estão em concessionárias que exploram atividades de extração e utilização de petróleo e gás.

Comentários sobre Curso de Geopolítica do Petróleo Análise e Perspectivas do Mercado de Petróleo e Gás no Brasil e no Mundo - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Geopolítica do Petróleo Análise e Perspectivas do Mercado de Petróleo e Gás no Brasil e no Mundo



    O petróleo permanece como o principal elemento da matriz energética mundial (34%) e sua produção e consumo superam 85 milhões de barris por dia (BPD), movimentando valores diários superiores aos US$ 8 bilhões.

    Apresentação:

    A indústria do petróleo envolve valores de investimento e retorno bastante elevados, riscos significativos e longo processo de maturação. Desde que uma empresa ganha a licitação de um bloco até que tenha o retorno da venda dos derivados de petróleo muitos anos se passam e são percorridas várias fases: exploração geológica, perfuração de poços, avaliação de reservatórios, instalação de facilidades para a produção do campo, transporte do petróleo bruto, refino, comercialização e distribuição de derivados.

    No Brasil a indústria do petróleo tem apresentado um crescimento constante, com a produção ultrapassando 2 milhões bpd após ser alcançada a tão almejada auto-suficiência. Representa hoje 10% do PIB brasileiro.

    Após a quebra do monopólio, dezenas de empresas foram atraídas ao mercado nacional, atuando tanto como companhias de petróleo quanto como prestadoras de serviço, ampliando o mercado de trabalho e a atividade econômica como um todo. Com a descoberta das reservas na camada pré-sal a indústria apresentará um crescimento até então inimaginável e fortes mudanças ocorrerão.

    O perfeito entendimento desta indústria, suas características, segmentos que a compõem, desenvolvimento histórico e relação entre as grandes companhias (estatais e privadas) e os estados nacionais são pontos fundamentais para a capacitação que permite a entrada de empresas e profissionais nesta atividade. Para propiciar a necessária capacitação para a atuação nesta indústria de alta especificidade, estruturamos este curso de um dia. Serão analisadas as principais características desta indústria, seu desenvolvimento, ambiência atual (alto preço do petróleo, pré-sal, novo marco regulatório), fatores de sucesso e tendências / expectativas desta atividade que permanece em franca expansão e com excelente lucratividade.




    Objetivos do Curso:




    Capacitar profissionais a atuar nesta indústria de elevada rentabilidade, entendendo seus meandros e detalhamentos e permitindo a atuação neste mercado de alta competitividade.


    Conteúdo Programático:

    • Matriz energética mundial: participação das principais fontes

    • Características da indústria do petróleo: segmentos, razões de sucesso •Principais países produtores, exportadores, importadores e refinadores •Reservas e preços dos diferentes tipos de petróleo

    • Grandes empresas de petróleo: estatais e majors (privadas)

    • Relação entre Estados nacionais e empresas de petróleo

    • História da indústria do petróleo: 7 Irmãs, OPEP, crises do petróleo, fusões e incorporações, empresas de serviço (parapetroleiras)

    • Ambiência atual, preços e tendências do petróleo no século XXI

    • Indústria do petróleo no Brasil: monopólio, expansão da Petrobras, contratos de concessão, proposta de nova legislação

    • Quebra do monopólio, licitação de blocos, papel da ANP, legislação, contratos de concessão, novos players , tributação ( royalties , participação especial),

    • Reservas pré-sal: potencial, desafios e expectativas

    • Novo marco regulatório: contratos de partilha, óleo custo e óleo lucro, nova estatal, fundo social, capitalização da Petrobras, cessão onerosa

    • Maiores campos e refinarias brasileiros

    Carga Horária : 8 horas

    Instrutor:

    Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (área de Pesquisa Operacional) pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ (COPPE-UFRJ). É pós-graduado em Análise de Sistemas (Pontifícia Universidade Católica PUC/RJ), em Engenharia Econômica e Administração Industrial (UFRJ) e Engenharia de Petróleo (Petrobras).

    Lecionou no Instituto de Matemática e Estatística da UERJ e na Escola de Engenharia da UFRJ; e foi coordenador e professor do MBA em Gestão de Petróleo & Gás Natural da FunCEFET-RJ de 2002 a 2008. É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Química e de Petróleo da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

    É Engenheiro de Petróleo Sênior da Petrobras, onde trabalha há 30 anos, tendo atuado na área de Exploração e Produção e, atualmente, coordenando os project finance Marlim, NovaMarlim e Gasene.



Últimas visitas ao curso

"Gostaria de obter informações sobre este curso. "

Silvia para Curso de Geopolítica do Petróleo Análise e Perspectivas do Mercado de Petróleo e Gás no Brasil e no Mundo

Rio Grande do Sul

"Gostaria de saber mais informações sobre esse curso e qual o valor da mensalidade etc. "

Editlon para Curso de Geopolítica do Petróleo Análise e Perspectivas do Mercado de Petróleo e Gás no Brasil e no Mundo

Bahia

Outro curso relacionado com engenharia do petróleo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |