Curso de Graduação em Química Industrial

Solicite informação sem compromisso UNILAVRAS - Centro Universitário de Lavras

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Lenice Laflor

Lenice Laflor

Curso de Graduação em Química Industrial

  • Modalidade
    Este curso é presencial.
  • Duração
    O curso é realizado em média um oito semestres letivos (quatro anos).
  • Certificado oficial
    Bacharel em Química Industrial
  • Considerações
    O Curso de Graduação em Química Industrial, oferecido pela Unilavras, tem como proposta promover a formação de profissionais com amplos conhecimentos para atuarem na supervisão, gestão e assessoria de todos os processos e operações da Indústria Química e correlatas.
  • Área de atuação
    A maioria das oportunidades de emprego para os profissionais desta área está no setor industrial.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso de Graduação em Química Industrial - Presencial - Lavras - Minas Gerais

  • Objectivos
    O Curso de Química capacita o profissional para atuar como químico na indústria exercendo controle de qualidade, ambiental e de rejeitos, desenvolver processos ou ainda trabalhar com pesquisa. Outro campo é o de análise laboratorial de caráter químico-biológico, bromatológico, químico-toxicológico e químico legal.
  • Conteúdo
    Perfil profissional
    O Químico Industrial graduado no UNILAVRAS pode executar as seguintes atribuições previstas pelo Conselho Federal de Química:

    01. Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.

    02. Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.

    03. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.

    04. Exercício do magistério, respeitada a legislação específica#.

    05. Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.

    06. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.

    07. Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.

    08. Produção; tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.

    09. Operação e manutenção de equipamentos e instalações; execução de trabalhos técnicos.

    10. Condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.

    11. Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais.

    12. Estudo, elaboração e execução de projetos de processamento.

    13. Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.

    # os egressos do curso de Química Industrial do UNILAVRAS não estão habilitados para lecionar química no ensino médio/fundamental.
    Área de Atuação
    Aos profissionais da Química Industrial compete como área de atuação o exercício de análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas, fitoquímicas, bromatológicas, químico-toxicológicas, sanitárias e Química Legal; do controle de qualidade de matéria- prima, do processo e do produto acabado da indústria química; da responsabilidade pela produção e comercialização de produtos industriais; do tratamento e controle de águas de abastecimento doméstico e industrial, águas residuais e de rejeitos urbanos e industriais; da segurança no trabalho em estabelecimentos públicos ou particulares, ressalvada a legislação específica; de consultorias e perícias técnicas na sua área de especialização e no desenvolvimento de novos produtos e processos, com estreito compromisso com a preservação do Meio Ambiente.
    Mercado de trabalho
    Nesta área, o mercado de trabalho está em expansão. A indústria absorve profissionais formados, pois a necessidade de novos produtos e a melhor qualidade destes faz com que as perspectivas sejam promissoras, principalmente na agroindústria química, na mineroquímica, na química ambiental, têxtil, de alimentos, pesquisa e empresas públicas como Petrobrás, Agência Nacional do Petróleo e Copasa, dentre outras.

    As áreas de atuação descritas podem ser exercidas nas seguintes indústrias, entre outras: têxtil, celulose e papel, açúcar, álcool e alcoolquímica, cimento, tintas, solventes e vernizes, petróleo e petroquímica, farmacêutica, cosmética, metalúrgica, agropecuária, pesticidas e produtos antissépticos e alimentos. O químico também é requisitado para trabalhar em laboratórios, com controle de processos e de qualidade, gerência e direção. Ressalta-se que o bacharel em Química pode participar de programas de mestrado e doutorado e se capacitar para a docência universitária e para pesquisas em institutos e empresas.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Quero saber sobre o vestibular para o ingresso para o ano seguinte em química bacharelado. "

Natália para Curso de Graduação em Química Industrial

Minas Gerais

Outro curso relacionado com química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |