Curso de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História

  • Modalidade
    Aulas ministradas presencialmente.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    A aluno recebe um Certificado de conclusão do curso de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História.
  • Considerações
    O curso de extensão de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História da PUC-SP tem como finalidade qualificar profissionais para formalização de pesquisa histórica, visando promover debates sobre o conhecimento científico e metodologias. O programa tem em seu conteúdo uma abordagem sobres os recursos e ferramentas de pesquisa utilizados para formar docentes e profissionais de pesquisa. Nas aulas os alunos recebem estímulos para utilizar conhecimentos de sua graduação criando habilidades para pesquisa histórica. Durante os estudos o egresso participa e elabora vários trabalhos acadêmicos, entre eles a criação e desenvolvimento de um curso para as séries iniciais do ensino básico.
  • Dirigido a
    Formação voltada a pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação em Ciências Humanas e professores dos ensinos fundamental e médio.
  • Área de atuação
    As vagas para essa área estão na área de pesquisa em História, institutos voltados a esse tema, museus e docência.

Comentários sobre Curso de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Já se foi o tempo em que os estudos na área de História eram dissociados da pesquisa científica. Cada vez mais, novas ferramentas, métodos e técnicas são empregados na formalização da pesquisa histórica. Apesar dessa demanda crescente, há ainda uma carência de profissionais devidamente qualificados para atuar nesse segmento de trabalho. O curso de extensão da PUC-SP objetiva suprir essa necessidade de especialização detectada no mercado, promovendo uma ampla discussão sobre o conhecimento científico e sua natureza, seu método e sua importância para a sociedade e, principalmente, para a área de História. O conteúdo programático parte da conceituação para tratar da importância e dos instrumentos de pesquisa usados na formação do professor e do pesquisador. Dessa forma, busca informar sobre as novas exigências formais na área e aprofundar as discussões em pesquisa em História. Ao longo das aulas, os participantes serão estimulados a exercitar conhecimentos adquiridos na graduação ou desenvolverem competências para pesquisa apenas esboçadas nas escolas que não têm pesquisa histórica. Os alunos participarão de elaboração dos mais variados tipos de trabalhos acadêmicos, além dos tradicionais resumos, resenhas e fichamentos. As aulas incluem ainda a discussão sobre produção de vídeo e de CD-ROM (pesquisa, roteiro e produto) e a produção de planejamento de um curso para as séries dos ensinos fundamental, médio e superior. Após a apresentação de cada variante de trabalho acadêmico, serão discutidos os tipos de informação e expressão mais adequados, contemplando diferentes princípios e práticas. A metodologia do curso tem caráter essencialmente prático, com aulas expositivas, debates, trabalhos individuais e em grupo e análise de fontes documentais e bibliográficas. A avaliação levará em conta as atividades em grupo ou individuais e a participação em sala de aula.
  • Dirigido a
    Pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação em Ciências Humanas e professores dos ensinos fundamental e médio.
  • Titulação
    Certificado de conclusão do curso de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
  • Conteúdo

    Conteúdo Programático: 

    - Apresentação do Curso: Conteúdo, Bibliografia e Avaliações
    - Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Resumo, Resenha e Fichamento
    - Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Pesquisas em Acervos e Produção de Relatório sobre a Documentação Elencada, Realizadas em Instituições Públicas e/ou Privadas, Identificando Temáticas de Pesquisa 
    Normas para Apresentação de Trabalhos
    - Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Elaboração de Projeto de Pesquisa Visando Pós-Graduação
    - Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Produção de Artigo sobre um Determinado Tema, com a Utilização de Fontes
    - Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Monografia com Temas Históricos e Historiográficos
    - Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Produção de VÍdeo e Produção de CD-ROM (pesquisa, roteiro e produto)
    - Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Produção de Planejamento de um Curso (para as Séries do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior)
    - Avaliações e Encerramento do Curso
     
     

     
     

Outro curso relacionado com história

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |