Curso de Formação Livre e Pós-Graduação em Acupuntura - Semi-presencial

Solicite informação sem compromisso Escola Ana Neri de Acupuntura e Massoterapia

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Formação Livre e Pós-Graduação em Acupuntura - Semi-presencial - Ribeirão Preto - São Paulo

  • Conteúdo
    Acupuntura Pós Graduação e Formação Livre.

    Duração: 24 meses
    Carga horária: 1.320 horas
    Semi-Presensial

    Curso Semi Presencial – Pós-graduação

    Especialização e formação livre em Acupuntura
    Um (1) encontro mensal e estudo on line, sistema PBL.

    O Curso de Formação Livre ou Pós Graduação em Acupuntura, foi criado com o objetivo de melhorar o aprendizado aluno escola, para que essa ideia se tornasse realidade a EANAM buscou uma metodologia inovadora já aceita no Brasil pelo Ministério da Educação. O PBL (Problem Based Learning) que representa a Aprendizagem Baseada em Problemas, um novo método de ensino que vem ganhando muito espaço entre os educadores – principalmente em faculdades de medicina.

    O curso:

    O Curso de Formação Livre em Acupuntura, foi criado com o objetivo de melhorar o aprendizado aluno escola, para que essa ideia se tornasse realidade a EANAM buscou uma metodologia diferencia já aceita no Brasil pelo Ministério da Educação. O PBL (Problem Based Learning) que representa a Aprendizagem Baseada em Problemas, um novo método de ensino que vem ganhando muito espaço entre os educadores – principalmente em faculdades de medicina.

    A Aprendizagem Baseada em problemas PBL é um recurso didático, uma estratégia pedagógica inovadora, que vem conquistando muitos aliados. A Universidade McMaster, no Canadá, e a de Maastricht, na Holanda, foram as primeiras a adotá-lo, lá em 1969. Desde então, ele vem sendo implantado em importantes escolas de diversas áreas mundo afora. No Brasil, a Aprendizagem Baseada em problemas PBL chegou através da Faculdade de Medicina de Marília (SP) e da UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná, e já está presente em várias outras.

    Essa metodologia quebrou o paradigma de aula tradicional, com disciplinas curriculares distanciadas umas das outras e o controle de presença e provas: nela, o aluno estuda individualmente sobre determinado assunto antes da aula, e anota todas as suas dúvidas ou dificuldades. Na aula, acontecem discussões sobre os problemas apresentados, realizadas em grupos. Esses grupos são formados por no máximo 10 alunos, e não mais por turmas enormes de até 100 estudantes. Desta forma, a participação de cada aluno se torna essencial, incentivando o trabalho em grupo e a comunicação.

    A Aprendizagem Baseada em problemas PBL traz para a sala de aula a interdisciplinaridade, seguindo a concepção de ensino atual, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A PBL também segue as novas diretrizes e parâmetros curriculares da educação básica, reduzindo a distância entre o aprendizado da teoria e a prática. Com a PBL, o foco do ensino passa a ser o aluno, que deixa de exercer o papel de receptor passivo das informações transmitidas por seus professores.

    Vantagens da PBL

    Aumento do senso de responsabilidade dos estudantes, que agora precisam ter vontade e disciplina para estudar e aprender por conta própria.

    Estimulo a leitura, ao emprego do raciocínio lógico e as discussões.

    Incentivo aos estudantes para que investiguem mais a fundo os problemas apresentados a fim de encontrar soluções práticas para eles.

    Estimula e desenvolve a habilidade do trabalho em equipe através dos grupos de discussão.

    Permite a interlocução das disciplinas e especialidades distintas e a troca de informações entre elas.

    E, talvez a mais importante de todas as vantagens, o acesso precoce dos estudantes ao meio prático da profissão escolhida, formando novos profissionais mais motivados e mais humanizados, já que os estudantes podem ver de perto o resultado prático de suas investigações.

    CURSO OFERECIDO EM PARCERIA COM A FACULDADE EINSTEIN FACEI, Credenciada no Ministério da Educação do Brasil através da Portaria Nº 6 de sete de janeiro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 08/01/2008.

    PÓS-GRADUAÇÃO – LATU SENSU – ESPECIALIZAÇÃO E FORMAÇÃO LIVRE EM ACUPUNTURA

    Curso oferecido nos moldes exigidos pelo Ministério de Educação e Cultura. RESOLUÇÃO CES 01/2001 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO pela FACULDADE EINSTEIN – FACEI, credenciada no Ministério da Educação do Brasil através da Portaria Nº 6 de 7 de janeiro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 08/01/2008,

    O QUE É ACUPUNTURA?

    A Acupuntura é um processo terapêutico milenar que, trata de desequilíbrios energéticos auxiliando na cura, aliviando dores e prevenindo doenças.

    A história da Acupuntura demonstra que seu êxito não é modismo, pois, antes que se descobrisse a palavra, os chineses combatiam, suas doenças com Acupuntura. O método tem mais de 3.000 anos. Suas origens datam, literalmente, da idade da pedra.

    Trata se de uma técnica ainda não regulamentada no país. No Brasil, alguns conselhos profissionais já reconheceram a Acupuntura como terapias, como, por exemplo: COFITO – COFEN – CRF – CFP – CRM – CRP – CONFEF E OUTROS. Ao mesmo tempo, alguns hospitais e postos de saúde da rede pública também já oferecem o tratamento de Acupuntura.

    Com carga horária total de 1.200 horas, cumpre normas para o nível de profissionais na área da saúde de nível superior como: Farmacêuticos; Médicos; Dentistas; Veterinários; Fisioterapeutas; Biomédicos; Enfermeiras; Terapeutas Ocupacionais; Fonoaudiólogos.

    O curso é de 4 Módulos, com duração aproximada de vinte e quatro (24) meses. Ocorrerá em finais de semana, que incluem aos sábados das 08:00 horas ás 17:00 horas e domingos das 08:00 ás 17:00 horas. A freqüência mínima exigida é de 85% das aulas.

    As aulas práticas se iniciam no segundo módulo do curso e serão realizadas em diversos ambulatórios credenciados pela ABRATECS e EANAM, da cidade de Ribeirão Preto-SP.

    A avaliação do aprendizado será feita por meio de provas teóricas ao final de cada matéria. No término, haverá prova final teórica e prática. A média mínima a ser alcançada para aprovação é de 7 (Sete).

    Ao final da primeira fase do Curso, os alunos que não obtiverem média 7 nas Provas, não terão acesso à segunda fase.


    Objetivos:

    Capacitar profissionais da saúde em nível médio (Técnicos) e graduados na área da acupuntura, ambientando-os no uso de técnicas sistêmicas e micro-sistêmicas de recuperação, promoção e proteção da saúde no trabalho, na prática esportiva, no lazer, enfim, na vida diária do individuo, e desta forma preencher a lacuna de mercado existente, melhorando significativamente a qualidade de vida da população.

    “promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas”; (Decreto Federal nº 2208, de 17/04/97).

    qualificar jovens e adultos, cursando ou egressos do ensino médio e em nível superior, visando a sua inserção no mundo do trabalho e conseqüentemente conquista de subsistência própria, auto-respeito e reconhecimento social como ser produtivo;

    preparar profissionais para uma atuação competente, articulando conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que desenvolvam o senso crítico, a capacidade de resolver problemas e desafios, de tomar decisões, de trabalhar em equipes, assim como, a solidariedade, cooperação, responsabilidade, integridade e respeito ao bem comum.


    Características do Curso:

    O CURSO É OFERECIDO NA MODALIDADE SEMI PRESENCIAL PARA OS CURSOS LIVRE, ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL E PÓS GRADUAÇÃO:

    1º – É feito um primeiro encontro para a apresentação do Curso e Sistema Pedagócio, e o agendamento de um dia na semana subsequente no horário das 19:00 horas ás 22:00 horas para ensino teórico.

    2º – No segundo mês o aluno comparecerá uma vez por mês numa Sexta Feira das 19:00 horas ás 22:00 horas e Sábado das 09:00 horas ás 17:00 horas a ser agendado para o encontro mensal ainda tendo um encontro um dia da semana das 19:00 horas ás 22:00 horas para o estudo em regime de EAD (Ensino a Distância) com a presença do Tutor (Docente) em Vídeo Conferencia para o ensino teórico.

    3º – Assim subsequentemente todos os meses até o final do curso os alunos estudarão, sempre nos moldes acordados nos itens 1. e 2.

    EANAM


    Disciplinas:

    Módulo 1 (Semestre): 385 HORAS AULA

    1. Teorias de Base – Estudo da Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Patologia Humana, Noções Básicas de Neuroanatomia, bases filosóficas e fundamentos da Acupuntura e sua aplicabilidade. A disciplina é uma das mais importantes do curso, pois deve cumprir o papel de situar o aluno no contexto da filosofia oriental.
    2. Fisiologia Energética – Estudo das funções energéticas dos órgãos e vísceras e suas inter-relações no conjunto do corpo humano. O objetivo inicial é levar o aluno a compreender bem as diferenças entre os pensamentos ocidentais e orientais acerca dos órgãos e vísceras.
    3. Anatomia de Canais e Colaterais – Mapeamento do percurso dos canais de energia (meridianos) no corpo humano, localizando os pontos de acupuntura ao longo destes, descrevendo e demonstrando a forma ideal de punção e as funções energéticas mais importantes de cada um deles.

    Módulo 2 (Semestre): 385 HORAS AULA

    1. Etiofisiopatogenia Energética – Identificação dos fatores etiológicos e fisiopatológicos e suas influências no processo de formação da doença (patologia)
    2. Métodos e Técnicas de Avaliação – Estudos das técnicas de avaliação e métodos de diagnóstico sob a visão da Acupuntura.
    3. Acupuntura Clássica – Identificação dos padrões de desarmonia que levam às manifestações clínicas. Estudo dos princípios de tratamento, combinação dos pontos e métodos de esterilização e manipulação das agulhas.
    4. Técnicas Associadas – Noções, teórico-práticas dos principais recursos terapêuticos que fazem parte do arsenal de técnicas da Acupuntura: Moxabustão; Ventosa; Auriculoterapia; eletroacupuntura; noções de Dietética Chinesa.

    Módulo 3 (Semestre): 385 HORAS AULA

    1. Psicologia em Acupuntura – Estudo do perfil psicológico do paciente que busca o tratamento por Acupuntura, da relação de confiança entre terapeuta e paciente e da identificação dos limites impostos pelo tratamento e que o trabalho multidisciplinar muitas vezes faz-se necessário.
    2. Biossegurança em Acupuntura – Disciplina voltada para a orientação dos profissionais sobre a conduta correta de esterilização, desinfecção e anti-sepsia, acidentes de trabalho e doenças profissionais no ambiente hospitalar e procedimentos para descarte do material utilizado na prática clínica.
    3. Metodologia Científica – Ciência, pesquisa e método científico; projeto e relatório de pesquisa; normas de projeto de monografia de conclusão de curso, elaborando explicações ou revendo conclusões obtidas.

    Módulo 4 (Semestre): 385 HORAS AULA

    1. Estágio Supervisionado – Trabalho de observação e atendimento de pacientes em ambulatórios próprio sob supervisão do corpo docente da escola.
    2. Prática Ambulatorial – Introduzirá o aluno à clínica da Acupuntura, onde verá o paciente de uma forma nunca antes vista. Esse primeiro momento servirá como uma experimentação, onde o aluno aprofundará seus conhecimentos práticos na localização e punção dos pontos energéticos.

    As atividades didáticas desenvolvidas neste curso serão de caráter teórico com visão prática, de acordo com o plano de aula de cada professor, abordando os diversos contextos do processo da Acupuntura. Em relação à execução da monografia, o aluno será orientado logo no início do curso, pelo (a) coordenador (a) e pelo (a) professor (a) de metodologia, a desenhar o projeto a ser desenvolvido e nomear o orientador.


    Pré Requisitos:

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

    • 02 Fotos 3X4
    • Fotocópia Autenticada do Diploma e Histórico do Curso de Nível Superior ou Nível Médio.

    a) CPF
    b) RG
    c) Título Eleitoral
    d) Comprovante de Residência.
    e) Certidão de Nascimento ou Casamento

    • Via original do termo da Ficha e do Contrato assinado pelo aluno.

    Outras Informações sobre o Curso:

    FORMA DE PAGAMENTO:

    O Curso será pago à vista mês a mês ou através de Cheque pré-datado, Cartão de crédito, ou na Secretaria da Escola.

    – Caso o número mínimo de alunos não seja alcançado, A EANAM reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar a data do curso;

    – As inscrições serão automaticamente encerradas quando o número máximo de vagas for preenchido;

    – Caso a 1º parcela referente a efetivação da matricula não seja confirmada pela tesouraria em até 7 (sete) dias da data de inscrição, A EANAM ficará automaticamente desobrigado de garantir a vaga destinada no curso.

    – O aluno deverá vir ou trazer roupas confortáveis para aulas práticas;

    – A EANAM não se responsabiliza por qualquer reembolso de ônus feito pelo aluno (compra de bilhetes aéreo, despesa de deslocamento, hotéis ou semelhantes)

    – A EANAM não se responsabiliza por objetos pessoais.

    DESISTÊNCIA DO CURSO PELO ALUNO

    – O aluno tem até 5 (cinco) dias posteriores à data da compra para informar a desistência, nesse caso, será ressarcido o valor integral pago.

    – Caso a desistência pelo aluno ocorra, com no mínimo 20 dias do início do curso, o valor integral pago ficará como crédito para o mesmo curso, em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

    – Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 5 a 19 dias do início do curso, será descontado 50% do valor pago, referente a taxas administrativas, e o restante ficará como crédito para o mesmo curso em outras datas, de acordo com a agenda da escola.

    – Caso a desistência pelo aluno ocorra, com 4 dias do início do curso, não haverá devolução da quantia paga e não poderá ser utilizado como crédito.

    PROCEDIMENTO PARA TRANSFERÊNCIA DO CRÉDITO

    1 – O aluno deverá informar a transferência à secretaria da escola por e-mail

    2 – O crédito poderá ser transferido uma única vez de acordo com a agenda de cursos da escola.

    CANCELAMENTO DE CURSO PELA ESCOLA

    – Em caso de cancelamento do curso pela escola, a devolução do valor pago pelo aluno acontecerá no prazo de 30 (trinta) dias úteis.

    A EANAM é uma instituição de ensino Oficial devidamente autorizada pela Diretoria Regional de ensino com a missão de proporcionar a melhor formação e capacitação profissionais aos alunos para que, dando o melhor atendimento a seus pacientes, sejam profissionais de sucesso! Para isso conta com corpo docente altamente capacitado, atualizado e com excelência em ensino, além da melhor estrutura para comodidade e conforto do aluno antes, durante e depois do curso.

    NA EANAM há uma equipe permanente sempre pronta a atender as necessidades do aluno, em um ambiente agradável e sustentável!

    Contamos com plataforma on line para o aluno ter o material sempre a mão e evitarmos desperdícios com impressões que se perdem com o tempo (verificar exceções na secretaria da escola)

    OBSERVAÇÕES

    O Curso de Formação Livre ou Pós-Graduação em Acupuntura será desenvolvido em duas modalidades distintas a saber:

    1º O Curso de Formação Livre ou Pós- Graduação em Acupuntura para todos os profissionais na área da saúde e alunos egressos do Ensino Médio.

    2º O Curso de Formação Livre ou Pós- Graduação em Acupuntura para profissionais Graduados em qualquer área do saber.

    O Curso de Formação Livre ou Pós-Graduação em Acupuntura será desenvolvido em três (3) meses, Módulo Básico; Módulo Intermediário e Módulo Avançado, sendo os encontros em finais de semana acordado entre a escola e alunos matriculados que criará o Calendário do curso ou que já terá esse calendário formato e aceito pelo aluno no ato da matricula. Sendo presença obrigatória do aluno em 75% das aulas teórico / prático.

    O Curso de Formação Livre ou Pós-Graduação em Acupuntura em suas diversas modalidades, terá avaliações institucionais com nota mínima de sete (7), o aluno que não atingir meta ficará retido para novas avaliações e deverá arcar com o ônus do tempo restante para a sua formação.

    A Ficha de Matricula e o Contrato de adesão e todos os documentos exigidos nos requisitos são obrigatórios para a conclusão do Curso de Formação Livre ou Pós-Graduação em Acupuntura, na falta desses requisitos o aluno não receberá a certificação.


    Para mais informações entre em contato

Outro curso relacionado com terapias alternativas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |