Curso de Técnicas Avançadas de Medidas e Análise de Vibrações em Máquinas Rotativas Especiais

Solicite informação sem compromisso FUPAI – Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Técnicas Avançadas de Medidas e Análise de Vibrações em Máquinas Rotativas Especiais - Presencial - Itajuba - Minas Gerais

  • Objectivos
    Neste curso serão abordados testes e análise de vibrações especiais em máquinas rotativas. Nele o estudante aprenderá a utilizar os modernos recursos disponíveis em coletores de dados de um e dois canais para análise de fase, ODS, coerência, médias especiais (exponencial, linear, negativa etc), testes de transientes, testes de impacto etc. Durante o curso os participantes poderão apresentar casos de problemas em máquinas, diagnosticados e resolvidos pela análise de vibração. Também serão dadas aulas práticas utilizando o Coletor de Dados com dois canais e software para análise (HANDS-ON). Também serão aplicadas análises especiais em *equipamentos com engrenagens*, tais como: Redutores, Multiplicadores, Sistemas Planetários e outros. É recomendavel que o participante tenha conhecimentos básicos de análise de vibração ou tenha feito o módulo I (PRINCÍPIOS DE DIAGNÓSTICOS DE DEFEITOS EM MÁQUINAS ROTATIVAS). O PARTICIPANTE QUE CONCLUIR OS CURSOS (MÓDULOS I, II, III OU IV DA FUPAI/IVMTA) RECEBERÁ UM CERTIFICADO E UMA CARTERINHA DE ESPECIALISTA EM ANÁLISE DE VIBRAÇÃO NÍVEL I O conteúdo deste curso está de acordo com a Norma ISO 18436-2, portanto é válido para obtenção do Certificado de Qualificação como Analista de Vibração Nível I da FUPAI e IVMTA.
  • Conteúdo
    Análise de fase usando coletores de um e dois canais para diagnósticos de defeitos em máquinas. Operational deflection shape (ODS) utilizando coletor de um e dois canais (fase cruzada). Utilização do software para a visualização do modo de vibração da máquina (ODS). Teste de impacto (Bump Test) com a máquina parada (com e sem delay). Teste de impacto (Bump Test) com a máquina rodando. Teste de impacto usando o martelo modal (Função Resposta em Freqüência). Coast Down usando o Peak Hold. Estudo das Médias para máquinas: sincronizada, contínua, exponencial, negativa e Peak Hold. Testes para identificação de problema de ressonância: o Teste de Subida (Run Up partida da máquina) o Teste de Descida (Coast Down desligamento) o Diagrama em Cascata, Long Time Waveform e outras. Estudo de Problemas em Máquinas através do diagrama de Bode, diagrama de Nyquist, diagrama Circular, gráfico polar, análise de Órbita e outros. Aplicação das técnicas especiais para diagnósticos de defeitos em sistemas com engrenagens (redutores, multiplicadores etc.) através da Análise de Vibrações: Freqüências típicas de defeitos e modulações, freqüência de repetição dos dentes, freqüência de fase de montagem, desgastes e folgas excessivas em engrenagens (backlash), desgaste uniforme, desalinhamento entre eixos das engrenagens, engrenagens com dentes quebrados ou danificados, análise com Cepstrum em sistemas com engrenagens etc. Diagnósticos de defeitos em sistemas planetários através da Análise de Vibrações (Cálculo de freqüências, arranjo com anel estacionário ou fixo, arranjo com a gaiola estacionária, sistema planetário de engrenagens com o sol estacionário, diagnóstico de defeitos (problemas nos planetas, anel etc.), casos estudados de análise de vibrações em sistemas planetários de engrenagens e outros). As técnicas ministradas serão demonstradas através de aulas práticas utilizando o Coletor de Dados com dois canais e software para análise (HANDS-ON). Exemplos de aplicação dessas técnicas em consultorias realizadas pelos instrutores. Uso de recursos audiovisuais e animações para visualizar os problemas em máquinas; Cada participante receberá um CD com um programa de análise de ODS e outros. Obs: O participante poderá trazer o notebook para a realização da análise de ODS. AULA PRÁTICA Serão abordados na aula prática: tipos de análises, exemplos práticos de diagnósticos realizados pelos instrutores. Nas aulas práticas serão utilizados o Coletor de Dados com software dedicado (HANDS-ON) e bancada de teste.

Outro curso relacionado com engenharia mecânica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |