Curso de Tópicos de Geometria e Seu Ensino - Online

Solicite informação sem compromisso FABEL - Faculdade de Belém

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Tópicos de Geometria e Seu Ensino - Online

  • Objectivos
    O ensino de Geometria tem adquirido, nos últimos anos, importância maior no cenário das reformas educacionais no país. Objeto de pesquisa privilegiado dos educadores matemáticos, o ensino de Geometria tem sido proposto como fator fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas nos níveis do Ensino Fundamental e Médio. Aparece como elemento constitutivo fundamental em todas as diretrizes curriculares para a formação de professores de Matemática. Está presente em todos os atuais parâmetros curriculares nacionais para o ensino de Matemática nos níveis Fundamental e Médio. Surgem nos programas de avaliação dos níveis de ensino, como o SAEB e o ENEM. Sua abordagem tem sido apontada como definidora da qualidade dos textos avaliados pelos programas nacionais de livros didáticos. Sua abordagem tem sido também indicada como condição referencial nas recomendações das comissões de especialistas para a avaliação das condições de oferta dos cursos de Licenciatura em Matemática. A valorização do ensino da Geometria não é fenômeno nacional, mas está amparada em pesquisas em diversos países. Apontada como uma das grandes falhas da proposta de reforma do ensino das décadas de 60 e 70, conhecida como Movimento da Matemática Moderna (MMM), a ausência da Geometria e sua redução a mero enfeite dos currículos foi apontada como um dos fatores principais do fracasso do MMM. Relegada ao final dos textos didáticos, com a conseqüência de raramente ser abordada, e tratada muitas vezes como mera linguagem formalizada com base na Teoria dos Conjuntos, a Geometria tinha perdido a posição privilegiada que a cultura clássica lhe atribuía. Com esse trabalho espero ajudar essa valorização.
  • Dirigido a
    Profissionais da área de Educação, Pedagogia, portadores de diplomas dos cursos de licenciatura em Matemática, Engenheiros , Contabilistas, Administradores . Profissionais em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas, alunos universitários interessados em aperfeiçoar a metodologia e qualidade de seus trabalhos.
  • Conteúdo
    Curso:    Tópicos de Geometria e Seu Ensino
    Áreas:     Matemática.
    Nível:     Qualificação Acelerada.
    Ementa:    Conceitos geométricos primitivos; Circunferência e círculo; Ângulo; Ângulos no Círculo e Triângulos; Triângulos; Cevianas; Triângulos; Classificação; Triângulos - Semelhança de triângulos; Triângulos; Área; Trigonometria básica; Quadrilátero; Polígonos; Geometria espacial de posição; Poliedros; Prismas; Cubos; Cilindros; Pirâmide; Cone; Sólidos Semelhantes; Troncos; Esfera; O Plano Cartesiano; Vetores; Introdução; Vetores; Operações; Vetores; Coordenadas; Vetores; Operações; Vetores; Operações; Reta; Circunferência e Círculo; Cônicas; Equação do Plano.
    Duração (estimada):     1 mes.
    Carga horária:     40 horas.
    Pré-requisito:     Curso livre. Sugere-se o ensino médio (nao obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório).
    Autor:    WALDEK ROCHA NOBRE.
    Currículo do Autor:    Meu nome é Waldek Rocha Nobre, nasci no Rio de Janeiro em 19/09/1961. Sou formado em matemática desde 1985 ? Licenciado pela extinta FAHUPE e Bacharel (com especialização em Ensino de Matemática) pela Universidade Federal Fluminense. Leciono desde 1982 , trabalhei com preparação para as Escolas Militares ? IME, ITA, ESCOLA NAVAL, AMAN, AFA, COLÉGIO NAVAL, EsPCEx, EPCAr ? e ainda trabalho com preparação para Vestibulares;em Escolas Particulares de Ensino Médio; na Marinha do Brasil ? Tecnólogos em Eletrônica, Mecatrônica e Telemática; além de dirigir uma das Escolas da Rede FAETEC de Ensino Fundamental, Médio Profissionalizante e Pós-Médio..
    Avaliaçao:     Para cada módulo haverá um examem on-line.
    Tutor    FREDERICO GOMES CARVALHAES

    Os certificados de Qualificação e os de Pós-Graduação (MBA e lato sensu) serão emitidos com validação feita pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, credenciada pelo MEC de acordo com o Parecer CNE/MEC Nº 305/2004 e da Portaria nº 3693/2004, amparada na resolução Nº 01 de 03 de abril de 2001.

Outro curso relacionado com matemáticas, matemáticas aplicadas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |