Curso Deuses, Monstros e Heróis - Mitologia e Cosmovisão no Mundo Antigo

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso Deuses, Monstros e Heróis - Mitologia e Cosmovisão no Mundo Antigo

  • Modalidade
    As aulas acontecem presencialmente.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    É fornecido pela instituição um certificado de no final do curso.
  • Considerações
    O Curso Deuses, Monstros e Heróis - Mitologia e Cosmovisão no Mundo Antigo da PUC SP visa estudar a mitologia e a cosmovisão dos povos antigos, voltadas as civilizações do Egito e de Roma. Nos estudos serão abordadas as formas de inovação dessas culturas, evidenciando outros povos que não muito relacionados a este assunto. O corpo docente é todo composto de especialistas e estão envolvidos em pesquisas no campo da Arqueologia, além de serem titulados como mestres ou doutores pela Universidade de São Paulo. As aulas são ministradas em método expositivo e primam pelo dinamismo e objetividade, com forte interação e participação dos alunos em todos os exercícios.
  • Dirigido a
    Essa formação é voltada a graduandos e pós-graduandos em Arqueologia, História, Sociologia, Antropologia, Geografia, Teologia, Filosofia, Arquitetura, Psicologia, Artes Plásticas e interessados em geral.
  • Área de atuação
    Os postos de trabalho para essa área estão em Institutos de pesquisa histórica e no ensino.

Comentários sobre Curso Deuses, Monstros e Heróis - Mitologia e Cosmovisão no Mundo Antigo - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Tradicionalmente, o estudo da mitologia e cosmovisão dos povos antigos centra-se nas civilizações egípcia e greco-romana. Este curso, além de abordar de maneira inovadora essas culturas, tem como proposta apresentar aspectos cosmogônicos e mitológicos de povos pouco evidenciados, como os babilônios, fenícios, celtas, astecas e, os povos indígenas pré-coloniais brasileiros. As diversas crenças dos antigos criavam um elo entre o mundo real e a esfera do divino. Cada povo possuía uma cosmovisão singular que dava sentido e/ou norteava as ações ritualísticas dos indivíduos dentro do organismo social no qual se moviam. A observação das especificidades permite, no fundo, visualizar a própria universalidade do ser humano, na medida em que mitos e cosmovisões, embora distintos, são encontrados em todas as culturas. A análise da cosmovisão de cada cultura levará em conta a documentação material e textual existente, procurando captar o sentido do mitológico para cada grupo: o elo com as esferas sociais e políticas e o significado do sagrado para os indivíduos. Todos os professores do curso são especialistas e desenvolvem pesquisas na área de Arqueologia e possuem título de mestre ou doutor pela USP. As aulas expositivas são dinâmicas, buscando sempre a participação do aluno com exercícios dirigidos de análise e interpretação de imagens de objetos arqueológicos.
  • Dirigido a
    Graduandos e pós-graduandos em Arqueologia, História, Sociologia, Antropologia, Geografia, Teologia, Filosofia, Arquitetura, Psicologia, Artes Plásticas e interessados em geral.
  • Conteúdo

    Conteúdo Programático: 

    · Introdução: Cosmovisão, Mitologia e o Sagrado
    · A Grande Mãe: A Permanência e as Faces do Mito
    · A Epopéia de Gilgamesh e as Cosmogonias Babilônicas
    · Mitologia e Cosmovisão Fenícias
    · Egito: Entre os Vivos e os Mortos
    · Deuses, Ninfas e Centauros: O Mundo Divino na Grécia Antiga
    · Mitologia Celta: A Comunhão das Forças Naturais e Sobrenaturais Gerando o Sentido do Divino
    · Cosmovisão e Mitologia em Roma
    · Introdução à Mitologia Mesoamericana
    · Mitologia e Cosmovisão na Índia Antiga
    · Conclusão
     
     

     

     
     

Últimas visitas ao curso

"Eu sou graduado em história pela UFPB e quero saber fazer um curso de especialização a distancia. Eu tenho outras áreas de interesse como as de sociologia, filosofia e também história do Brasil. Eu queria saber se vocês dispõem de algum destes cursos e o diploma é reconhecido pelo MEC. Só finalizando, como é que eu deveria/devo fazer pra iniciar o curso o quanto antes, igualmente, quero saber acerca das formas de pagamento, bem como o horário das aulas e se vem recebo algum material, ou se tudo é online. "

Júlio para Curso Deuses, Monstros e Heróis - Mitologia e Cosmovisão no Mundo Antigo

Paraíba

"Gostaria de saber mais informações sobre o curso de extensão universitária "deuses, monstros e heróis - mitologia e cosmovisão no mundo antigo". Qual é a duração e a carga horária; qual o custo e a forma de pagamento; quando se inicia; e como se dá o processo seletivo. "

Lucas para Curso Deuses, Monstros e Heróis - Mitologia e Cosmovisão no Mundo Antigo

São Paulo

"Gostaria de saber sobre condições de pagamento do curso em questão e também sobre a possibilidade de desconto no valor da parcela ou participação como ouvinte.participo de um grupo de estudos de história das religiões e pretendo neste ano aumentar os meus estudos. "

Regina para Curso Deuses, Monstros e Heróis - Mitologia e Cosmovisão no Mundo Antigo

São Paulo

Outro curso relacionado com história

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |