Graduação em Engenharia Química

Solicite informação sem compromisso Faculdade UCL

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Aline Lima

Aline Lima

Graduação em Engenharia Química

  • Modalidade
    Esse curso de Engenharia Química é ofercido pela UCL na modalidade presencial.
  • Duração
    O tempo mínimo para a conclusão do curso é de 5 anos.
  • Certificado oficial
    Se aprovado, o aluno receberá diploma de graduação em Engenharia Química
  • Considerações
    Na UCL, os graduandos do curso de Engenharia química são qualificados através de um programa de ensino que atualizado e pensado para atender as demandas do mercado de trabalho atual. A Instituição conta com uma estrutura física que permite que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em aula através de atividades em laboratórios especializados. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação.
  • Dirigido a
    Esse curso é orientado para portadores de diploma do ensino médio interessados na profissão de Engenharia Química.
  • Área de atuação
    O profissional graduado em Engenharia Química tem possibilidade de atuar em àreas como a de Engenharia de processos, engenharia de projetos, assistência técnica, biotecnologia, etc.

Comentários sobre Graduação em Engenharia Química - Presencial - Serra - Espírito Santo

  • Objectivos
    O objetivo do curso de Engenharia Química da UCL é capacitar profissionais para conceber, projetar, construir e operar instalações de indústrias químicas, tais como as de petróleo, papel e celulose, alimentos, entre outras. Além disso, o curso de Engenharia Química forma profissionais habilitados à área de gerência.
  • Conteúdo


    Durante os dois primeiros anos do curso o aluno tem contato predominante com disciplinas básicas das áreas de Física, Matemática, Informática e Química e, nos três últimos anos, com disciplinas profissionalizantes da Engenharia Química, nas quais diversos laboratórios são utilizados para a realização de aulas práticas. O estudante colocará em prática os conhecimentos adquiridos, com a realização de programas de estágio supervisionado e trabalho final de graduação, além de oportunidades como os programas de iniciação científica ou atividades extracurriculares. 

    O perfil do candidato ao curso envolve os requisitos das engenharias, como capacidade de lidar com os conceitos teóricos, raciocínio abstrato e analítico, disciplina e dedicação aos estudos e atividades de laboratório. Também são qualidades recomendadas: adaptação a mudanças, capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e de conduzir empreendimentos. Portanto, o conceito de cidadania deve fazer parte da personalidade do profissional. Esse deve ter preocupação com o meio ambiente e habilidade para solucionar problemas atuais e futuros de interesse da sociedade. É importante que o aluno tenha conhecimento em idiomas, pois assim se manterá atualizado e apto a exercer sua profissão no mercado de trabalho.



    Mercado de Trabalho
     
    O curso de Engenharia Química da UCL oferece uma vasta gama de possibilidades de trabalho. Pode-se optar tanto pela área de projetos quanto pela área de produção; gerência ou chão de fábrica; equipamentos ou processos; pesquisa ou indústria, gerenciando equipes, desenvolvendo processos de produção, desenhando e operando equipamentos, controlando processos e zelando pelo meio ambiente. 

    O profissional desta área pode atuar em: 

    Engenharia de Processo e de Manutenção: dentro de uma indústria do ramo, gerenciando a produção, aprimorando a eficiência dos equipamentos e instalações; 

    Engenharia de Projetos: construindo instalações e especificando equipamentos na indústria química; 

    Vendas Técnicas: vendendo equipamentos e produtos específicos da indústria química, na assistência técnica industrial, na informática aplicada ao projeto e produção industrial e no controle e automação dos processos;

    Solução de Diversos Problemas: relacionados com a defesa do meio ambiente, mediante o tratamento de resíduos industriais; na área de biotecnologia; fontes de energia; materiais cerâmicos; petroquímica; papel e celulose; processamento de alimentos e produtos de química fina; 

    Representação de Empresas em Órgãos Governamentais: cuidando da obtenção de licenças, autorização de venda de produtos ou instalação de unidades, além de políticas de exportação e importação.


    Duração e Vagas
     
    O Curso de Engenharia Química tem a duração mínima de 5 (cinco) anos, e máxima de 9 anos. São oferecidas 40 vagas diurnas e 40 noturnas.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de mais detalhes sobre o curso de engenharia química, quantos módulos são? Quais os horários quais tem disponíveis? Qual o valor?"

Daniel para Graduação em Engenharia Química

Espírito Santo

"Sou formado em farmácia e tenho muito interesse em estudar engenharia química. Envie as informações pertinentes."

Diogo para Graduação em Engenharia Química

Espírito Santo

"Solicito informações sobre o curso de engenharia química, como: vaga, valor curso e turnos, quando será o vestibular?"

Iago para Graduação em Engenharia Química

Espírito Santo

Outro curso relacionado com engenharia química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |