Curso Games para EAD - A Distância

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Comentários sobre Curso Games para EAD - Online

  • Objectivos
    Motivação e comunicação de uma mensagem de instrução são dois componentes importantes para fazer um jogo instrucionalmente significativo. Qualquer um destes dois componentes devem estar presentes em um jogo para se qualificar como um jogo de instrução.

    Embora a motivação possa ser tratada através da criação de um jogo relacionado ao conteúdo, a construção de uma estratégia para lançarmos mão deste recurso requer que o conteúdo e objetivos de aprendizagem estejam em sintonia. Existem diferentes tipos de jogos e o designer deve saber como, quando, por que deve projetá-los.

    O presente curso pretende apresentar uma visão ampla dos games, direcionando os estudos para a aplicação dos mesmos na educação, tanto no ensino presencial quanto à distância, trazendo experiências do Brasil e do exterior. Com foco na aprendizagem não linear, objetiva fazer o cursista pensar no design de game aplicado ao design instrucional, de caráter interdisciplinar, com foco no desenvolvimento de competências.
  • Dirigido a
    Voltado especialmente para educadores e não programadores /desenvolvedores e demais profissionais que buscam atualização profissional, que desejam montar cursos EAD partindo da configuração e gerenciamento de atividades e recursos disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem, sendo para o contexto acadêmico educacional ou coorporativo.
  • Conteúdo
    Curso Games para EAD

    MÓDULO 1 - Estilos de Aprendizagem - aprendizagem colaborativa em rede

    1.1 Estilos de Aprendizagem
    1.2 Teoria das inteligências múltiplas
    1.3 Aprendizagem significativa
    1.4 Aprendizagem não linear 
    1.5 Aprendizagem colaborativa em rede

    MÓDULO 2 - Teoria dos Jogos Digitais
    2.1 Conceitos Básicos – Elementos fundamentais – Características
    2.2 Histórico dos Jogos Digitais
    2.3 Classificação – Tipos e Gêneros de Jogos

    MÓDULO 3 - Games aplicados à educação
    3.1 Possibilidades de uso – Currículo e Games
    3.2 Aprendizagem baseada em jogos digitais
    3.3 Princípios de aprendizado nos games

    MÓDULO 4 - Design e produção de games educacionais
    4.1 Fundamentos do game design para educadores
    4.2 Princípios do design de games educacionais
    4.3 Etapas do desenvolvimento dos Jogos

    MÓDULO 5 - Experiências no Exterior e no Brasil
    5.1 Games comerciais que são aplicados em contextos educacionais 
    5.2 Jogos digitais desenvolvidos com propósito educacional

    MÓDULO 6 - Design de Games aplicado ao design instrucional
    6.1 Conceitos Básicos dos Processos de design instrucional para EaD
    6.2 Ambientes Virtuais de Aprendizagem
    6.3 Recursos e Ferramentas – level design
    6.4 Avaliação e Feedback

    MÓDULO 7 - Games aplicados à EaD 
    7.1 Comunidades de aprendizagem x comunidades de prática
    7.2 Simuladores e Jogos de Empresa
    7.3 Games em rede
    7.4 Games integrados ao AVA no processo de aprendizagem
    7.5 Games e Mobile-learning

    MÓDULO 8 - Projeto - GameBook
    8.1 High Concept Document – Faz uma descrição inicial sobre o jogo 
    8.2 Pitch Document – Faz uma descrição sobre o campo de atuação do jogo. Análise contextual.

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