Curso O Documentário no Cinema e na Televisão

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso O Documentário no Cinema e na Televisão

  • Modalidade
    Curso realizado na modalidade presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    A instituição fornecerá um Certificado de conclusão do curso de extensão O Documentário no Cinema e na Televisão.
  • Considerações
    Curso O Documentário no Cinema e na Televisão da PUC SP visa promover uma reflexão sobre o documentário para cinema e televisão. Nas aulas serão analisadas as linguagens e tipos de documentários brasileiros e estrangeiros, refletindo sobre os recursos e ferramentas usados em suas criações. O curso tem base teórica e possui 4 temas distintos, abordados em aulas expositivas e análises sobre produções da área. Os recursos usados nas aulas incluem filmografias, produções de televisão e bibliografia recente. O corpo docente é formado por profissionais pesquisadores com extensa experiência no segmento.
  • Dirigido a
    Carreira focada em profissionais e universitários da área de humanas.
  • Área de atuação
    As vagas relacionadas a essa formação se encontram em redes de tevê e produtoras de cinema e vídeo.

Comentários sobre Curso O Documentário no Cinema e na Televisão - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    O crescimento da produção de documentários nos últimos anos vem impulsionando esse mercado e criando a necessidade cada vez maior de profissionais com embasamento teórico e visão analítica. Ao contrário da maioria dos cursos existentes atualmente, direcionados à simples realização de vídeos, o programa de "O Documentário no Cinema e na Televisão" privilegia a reflexão sobre o documentário cinematográfico e televisual. O curso analisará linguagens, definições e modalidades de documentários nacionais e estrangeiros. O objetivo é demonstrar os conceitos que permeiam o cinema documentário, o instrumental teórico e prático para a concepção de roteiros do chamado docudrama, as bases teóricas para a construção da expressividade sonora e os parâmetros que regem a representação da catástrofe na TV. O conteúdo possibilitará aos participantes refletir sobre os procedimentos presentes na realização de documentários (aparato cinematográfico ou videográfico, possibilidades de montagem, estratégias, metodologias etc) e sobre as estratégicas narrativas e os procedimentos de dramaturgia não-ficcional. Os alunos serão habilitados a distinguir a diversidade sonora no campo audiovisual e refletir sobre a relação da representação entre o trágico e a tragédia na televisão. Questões como a ética e a subjetividade também serão discutidas ao longo do programa. O curso é teórico, dividido em quatro temas: histórico e conceituação teórica; a expressividade sonora; a encenação e a construção narrativa e a configuração do trágico no documentário. Os professores são pesquisadores nas áreas de estudo propostas, autores de dissertações, teses e artigos científicos. A metodologia se baseia em aulas teórico-expositivas, com análises de produtos audiovisuais. Os recursos didáticos utilizados incluem uma vasta filmografia, produção televisual e bibliografia atualizados.
  • Dirigido a
    Profissionais e universitários da área de humanidades, como Comunicação Social, Letras, Ciências Sociais, História, Filosofia, Artes e Pedagogia.
  • Titulação
    Certifificado de conclusão do curso de extensão O Documentário no Cinema e na Televisão
  • Conteúdo

    Conteúdo Programático: 

    - Documentário: histórico, paradigmas e linguagem
    - Expressividade sonora no documentário
    - Docudrama: narratividade e narrativas
    - A configuração do trágico no documentário
     
     
     

Outro curso relacionado com rádio, televisão e cinematografia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |