Graduação Tecnológica em Tecnologia de Alimentos

Solicite informação sem compromisso Centro Universitário Moura Lacerda

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Graduação Tecnológica em Tecnologia de Alimentos - Presencial - Ribeirão Preto - São Paulo

  • Objectivos
    O Curso de Tecnologia de Alimentos tem por objetivo a formação de profissionais com aptidão para desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área tecnológica do processamento de alimentos e bebidas, com formação voltada para a aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias, gerenciamento do processo de produção e desenvolvimento da capacidade empreendedora. A área de formação do curso apresenta grande interdisciplinaridade, capacitando o profissional para participar das mudanças no setor agroindustrial, em decorrência da necessidade de melhor utilização dos recursos, maior eficiência produtiva e maior atenção às demandas do mercado, contribuindo, ainda, com a melhoria da qualidade do meio ambiente.
  • Titulação
    Curso Superior de Tec. em Tecnologia de Alimentos
  • Conteúdo
    O Curso
    A Tecnologia em Alimentos trata da aplicação de métodos e técnicas para a seleção da matéria-prima, preparo, armazenamento, controle, conservação, embalagem, distribuição, utilização do alimento e desenvolvimento de produtos. O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos foi concebido com a preocupação de conciliar as atividades práticas e conhecimento teórico, atendendo às necessidades e tendências do mercado de trabalho. O profissional formado Tecnólogo em Alimentos estará apto a trabalhar em atividades que envolvam aspectos tecnológicos da industrialização das matérias-primas alimentícias, de origem animal e vegetal, participando também da implementação e fiscalização de projetos de instalações de processamento de alimentos. O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos é integralizado em 3 anos, e o projeto pedagógico objetiva o desenvolvimento de competências e habilidades em um amplo espectro de conhecimentos, com formação baseada, fundamentalmente, na atuação prática, garantindo a capacitação segura ao profissional para o ingresso imediato no mercado de trabalho. O curso está estruturado com desenvolvimento de atividades acadêmicas nas áreas de Química, Biologia, Tecnologia de Produtos de origem vegetal e animal, Toxicologia de Alimentos, Nutrição, Industrialização dos Alimentos, Gestão, Qualidade dos Alimentos e Gerenciamento Ambiental, entre outras. O conhecimento da legislação na área e a aplicação metodológica das normas de segurança, saúde e qualidade são requisitos à atuação desse tecnólogo. O curso prevê, ainda, Estágio Supervisionado a ser desenvolvido em empresas da área.

    Áreas de Atuação
    O Tecnólogo em Alimentos está apto a planejar, projetar e gerenciar processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos. Seu campo de atuação abrange desde moinhos, indústrias alimentícias, fábricas de conservas até instituições de ensino e pesquisa. Esse profissional e supervisiona as diversas fases dos processos de industrialização de alimentos, desenvolve novos produtos, monitora a manutenção de equipamentos, coordena os programas e trabalhos nas áreas de conservação, controle de qualidade e otimização dos processos industriais do setor, na perspectiva de viabilidade econômica e preservação ambiental. O curso possibilita a seus egressos um vasto campo de atuação profissional, com atividades nas áreas de economia industrial, de gestão de empresas e trabalho, de gestão de fábrica e gestão de sistemas de produção em processos de alimentos e bebidas. O profissional poderá atuar na elaboração do projeto industrial, seleção de matérias-primas, transporte e comercialização dos produtos, ensino, experimentação e pesquisa na área. São atividades do profissional a supervisão, orientação e controle na seleção de matérias e produtos, industrialização, atividades de laboratórios de controle, implantação de sistemas de gerenciamento e controle da qualidade, coordenação do armazenamento, organização e direção de empresas do setor, projetos de produção e comercialização e pesquisa de desenvolvimento.

Outro curso relacionado com ciências agrícolas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |