Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial

Solicite informação sem compromisso Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial

  • Modalidade
    Curso ministrado presencialmente na sede da instituição de ensino.
  • Duração
    O Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial é de 2.600 horas, ministradas ao longo de 3 anos.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá título de graduado da Inatel.
  • Considerações
    Afim de suprir a lacuna no mercado de trabalho, o Inatel oferece o curso superior em Tecnologia de Automação Industrial. Através do desenvolvimento de novas tecnologias, o aluno aprenderá a solucionar problemas práticos do dia a dia de uma empresa ou indústria. A instituição dispõem de Núcleos de apoio e mais de 10 laboratórios, todos voltados a uma formação prática de excelência.
  • Dirigido a
    Dirigido a qualquer interessado que tenha concluído o Ensino Médio e tenha facilidade com cálculo.
  • Área de atuação
    O profissional poderá atuar com o desenvolvimento de materiais e produtos, engenharia industrial, manutenção, instalação e verificação do funcionamento de equipamentos, auditorias, assistência técnica e treinamento.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial - Presencial - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais

  • Conteúdo
    Nos últimos anos, foi identificada uma lacuna educacional, relacionada à formação técnica superior, na região sul mineira, para atender às pessoas que trabalham na área de tecnologia. Grande parte desta demanda, composta por empresas e funcionários, tem interesse em cursos tecnólogos, onde se destaca a área de Automação e Controle Industrial, pois existem diversas empresas que utilizam mão de obra qualificada neste ramo do conhecimento. Estas empresas precisavam recorrer a cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Campinas para contratar pessoal qualificado nesta área.
    Os principais perfis identificados nesta demanda são os de pessoas que possuem o curso técnico e pretendem obter uma atualização na área de tecnologia e pessoas que ainda não têm formação tecnológica e observam uma grande oportunidade de crescimento profissional em um curso superior de tecnologia.

    Com base nesse cenário, o INATEL passou a oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial.

    Perfil do Profissional
    O Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial do Inatel tem, como perfil do egresso, um profissional com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Sendo o egresso capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando o seu espírito empreendedor, a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

    O Tecnólogo em Automação Industrial é um profissional da área de exatas voltado para a solução de problemas práticos do dia a dia de uma empresa (ou indústria) atuando na implantação, operação, especificação, supervisão de processos ligados a automação industrial, gerenciamento de grupos de trabalho, projetos de sistemas de automação, análise de falhas e elaboração de orçamentos.

    Ao concluir o curso de Tecnólogo em Automação Industrial o profissional estará apto ao seu exercício para o desenvolvimento sustentável do país, sempre com conduta ética e com respeito à vida.
    Áreas de Atuação Inovações tecnológicas e otimização de sistemas industriais:
    • Nos sistemas convencionais de produção, propondo e implantando novas técnicas fundamentadas na automação;
    • Otimização de malhas de controle de processos industriais.
    Instalação, configuração, operação e manutenção:
    • Em softwares para aquisição de dados e controle de máquinas e softwares de supervisão e controle;
    • De sistemas de uma planta industrial;
    • Em equipamentos de automação industrial e residencial;
    • Em sistemas que apresentem Comando Numérico Computadorizado (CNC);
    • Em sistemas de comando e controle de sistemas pneumáticos e hidráulicos aliados à eletroeletrônica;
    • De Controladores Lógicos Programáveis (CLP).
    • Consultoria: de serviços e vendas de sistemas de automação industrial e residencial;
    • Elaboração de orçamentos e assessoria: nos processos de compra, elaboração de programas e requisitos para a aquisição e verificação de bens, serviços e equipamentos, sistemas e partes de sistemas de automação e controle industrial.
    Análise e avaliação de sistemas, processos ou de pessoas:
    • Dos impactos ambientais e econômicos das soluções propostas, orientando-se pelos princípios da ética profissional e da responsabilidade social;
    • Estudos de controle de qualidade, comercialização, instalação, ensaios, otimização, calibração, manutenção e reparos de equipamentos e sistemas de automação industrial;
    • Compreender e elaborar soluções para minimizar o impacto ambiental que os sistemas de automação industrial podem provocar na natureza, entendendo que os modernos processos industriais precisam ter sustentabilidade;
    • Acompanhar o desenvolvimento tecnológico nas áreas de automação e controle industrial e das tecnologias agregadas a este campo do conhecimento, organizando-os e disponibilizando-os para a comunidade.
    • Conduzir e supervisionar trabalhos técnicos em equipes e grupos de trabalho nas empresas, atuando na gestão de recursos humanos e processos.
    Produção técnica:
    • Realizar produções técnicas especializadas sob a supervisão e direção de engenheiros;
    • Empregar ferramentas matemáticas e físicas para entender como funcionam, de forma adequada, sistemas de automação e controle industrial;
    • Participar da elaboração, modificação, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas relacionadas a sistemas de automação e controle industrial (normas de EMC, Ex, SIL, ISSO, entre outras);
    Grade Curricular
    A carga horária do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial é de 2.600 horas, com prazo mínimo para integralização de 3 anos e máximo de 5 anos.

    Seguem detalhes:

    Carga Horária Teórica: 1.600 horas
    Carga Horária Prática: 720 horas
    Tópicos Especiais: 80 horas
    Estágio Supervisionado: 200 horas

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de receber informações sobre este Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial e a lista de possibilidades de como cursar? Quantos anos? "

Frederico para Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial

Minas Gerais

"Quero informações sobre Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial. No tocante a horários, mensalidade, curso tecnico ou de graduação! Meu irmão é eletricista industrial e predial e trabalha nesta área. "

José para Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial

Minas Gerais

"Gostaria de saber se os vossos cursos são feitos à distância. Fiquei muito interessado nesta formação. Sou tecnico de Eletricidade, Instrumentação, Mantenedor elétrico em Sistemas de Potência. "

Jose para Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial

Exterior

"Gostaria de informações referentes ao Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial, como se ingressar, valor da mensalidade, se este curso pode ser feito a distância, qual a data para inscrição. "

Jadir para Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial

Minas Gerais

Outro curso relacionado com automação industrial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |