Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Solicite informação sem compromisso Faculdade Quirinópolis - FAQUI

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

  • Modalidade
    O curso pertence à modalidade presencial.
  • Duração
    O curso dura 2 anos.
  • Certificado oficial
    Ao finalizar o curso o aluno será Tecnólogo em Gestão Ambiental.
  • Considerações
    O curso da FAQUI forma profissionais capacitados para analisar e avaliar riscos químicos e biológicos nas diferentes atividades organizacionais, propondo medidas de controle da gestão do meio ambiente, tratamento, controle de resíduos entre outros. O profissional deve ter conhecimentos da flora, fauna, minerais e rochas, tendo como diferencial a capacitação nas principais espécies que representam do território nacional, especialmente o goiano.
  • Dirigido a
    O curso está dirigido para alunos que terminaram o 2º grau e que desejem atuar nesta área.
  • Área de atuação
    O Tecnólogo em Gestão Ambiental poderá destacar-se em empresas públicas, privadas, ONGs, e de consultoria ambiental e também em projetos governamentais.

Comentários sobre Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - Presencial - Quirinópolis - Goiás Estado

  • Conteúdo
    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

    A temática ambiental é referência central em todas as empresas governamentais ou privadas, em qualquer instância, em todo planeta. A humanidade vivencia uma nova era socioambiental e o mundo se volta cada vez mais, e mais rápido, ao meio ambiente.

    Em um país com a dimensão continental e os problemas sociais, culturais e ambientais como o Brasil, a preocupação com o meio ambiente, com o desenvolvimento de ações voltadas para a proteção e recuperação ambiental são crescentes, como crescente torna-se a necessidade de profissionais qualificados para atuarem na área.

    Espelhando-se nesse cenário, a Faculdade Quirinópolis (FAQUI) concebe o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, visando formar profissionais para o mercado de trabalho, capazes de gerir, com consciência ética, recursos administrativos, financeiros, tecnológicos e humanos para administrar tópicos específicos da questão ambiental que possam abordar estratégias, métodos e técnicas que contribuam com as tarefas de prevenção, controle, avaliação, conservação e recuperação ambiental.

    A Constituição Federal de 1988 apresenta um avanço significativo quanto ao uso sustentável dos recursos naturais ao estabelecer um limite para o modelo de desenvolvimento. A necessidade por partes de Empresas de se adequarem ao Desenvolvimento Sustentável e de se manterem competitivas faz com que as mesmas busquem cada vez mais minimizarem seus impactos no Meio Ambiente.

    Neste contexto, surge a procura por parte das Empresas a certificação da série ISO 14000, o que faz com que as mesmas busquem as tecnologias limpas para a melhoria da qualidade ambiental. Para a inclusão desta ferramenta torna-se necessário profissionais que entendam desta tecnologia e saibam gerenciá-la para a melhoria constante da qualidade ambiental.

    Quirinópolis, município o qual a FAQUI escolheu para se instalar, tem sua economia com base na agropecuária. O município de Quirinópolis está localizado na Mesorregião Região Sul Goiana e Microrregião Quirinópolis, possuindo uma área territorial de 3.780 km2, equivalente a 1,11% do Estado de Goiás e distante cerca de 285 km da capital do Estado, Goiânia. A sede do município localiza-se a uma média de 540 metros de altitude, tendo sua posição geográfica determinada pelas seguintes coordenadas: 18º26’54” de latitude Sul (S) e 50º27’06” de longitude Oeste (GOIÁS, 2006). Limita-se ao Norte com os municípios de Rio Verde e Maurilândia, a Leste com Gouvelândia e Castelândia, a Oeste com Cachoeira Alta e Paranaiguara e ao Sul, com o estado de Minas Gerais. De acordo com o IBGE (2010) Quirinópolis possui uma população de 42.216 habitantes.

    O expressivo crescimento de culturas como a cana-de-açúcar já garante posição privilegiada na geração de emprego e renda, juntamente com a produção leiteira no município. Vantagens competitivas como a proximidade ao Porto de São Simão da Hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná, aliadas à boa infraestrutura econômica existente, como rodovias pavimentadas e estradas vicinais em bom estado de conservação, saneamento básico e energia elétrica abundante, conferem a Quirinópolis destaque para que se torne cada vez mais atrativa a novos investimentos e se mantenha no grupo dos municípios mais competitivos do estado de Goiás.

    Quirinópolis faz parte das cidades goianas que passaram por mudanças no perfil econômico e social, depois que indústrias do setor sucroenergético se instalaram em suas regiões. A implantação das empresas resultou em mais empregos, impostos, maior geração de renda, incremento do comércio e melhoria de indicadores sociais como saúde e qualificação de mão de obra.

    Neste contexto, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental se justifica pelo fato de se desenvolver com base nas características locais e regionais de sua inserção. Ou seja, adequando-se às peculiaridades local e regional, qualificando pessoas para atuarem com competência no mercado de trabalho, que cada vez exige mais de profissionais que atuam na área de sustentabilidade ambiental. Por fim, é importante frisar que as empresas brasileiras sejam públicas ou privadas, carecem de bons gestores ambientais.

    Nos diferentes graus de ensino e por meio das diversas modalidades de sua oferta, as Instituições de Ensino Superior (IES) buscam responder e contribuir na nova ordem que se impõe, principalmente propiciada pelo desenvolvimento tecnológico e científico. Por meio de uma filosofia de melhoria contínua, a FAQUI vem se atualizando para atender as novas demandas do mercado. E foi dentro desta perspectiva que a FAQUI desenvolveu os Cursos Superiores de Tecnologia.

    Vinculado ao eixo de Ambiente, Saúde e Segurança do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental utilizou-se de metodologias participativas no processo ensino-aprendizagem, onde o discente é sujeito ativo na construção do conhecimento, potencializando o desenvolvimento de suas competências e habilidades socioeducativas pela articulação permanente de sua aprendizagem construída nas experiências profissional e de vida.

    O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental subsidia uma base teórica operacional que, sem descuidar dos conteúdos teóricos de natureza acadêmica, mantém seu marco conceitual próprio, como graduação de características especiais, voltada para o mercado de trabalho. Mantém também em suas atividades curriculares, procedimentos práticos de aulas técnicas de campo, seja em laboratórios (informática, solos, microbiologia, química), em áreas de unidades de conservação, parques ambientais temáticos e outros.

    Às luzes de teorias fundamentadas nos ideais de sustentabilidade a FAQUI concebe esse Curso como síntese entre teoria e prática, voltada para a responsabilidade socioambiental, conceito tão caro e apregoado hodiernamente em ambientes públicos e privados.

    Diante disso, fundamenta-se que o tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executam as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas –, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

    A FAQUI almeja que o Gestor ambiental consiga aglutinar características técnicas e humanas capazes de fazê-lo um (re)formador da sociedade, que contribua para planos e ações que sejam socialmente solidários, economicamente viáveis, culturalmente aceitos, ecologicamente sustentáveis.

    Dados Legais:

    Faculdade Quirinópolis Centro de Ensino Superior do Sudoeste Goiano Ltda Portaria de Funcionamento

    Identificação do Curso
    :

    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
    • Início: 04/08/2016
    • Área: Ambiente e Saúde
    • Modalidade: Tecnólogo Superior Presencial
    • Titulação: Tecnólogo em Gestão Ambiental
    • Turno de oferta: Noturno
    • Vagas oferecidas: 200 vagas anuais

    Regime de Matrícula:

    Matrícula com periodicidade letiva Semestral

    Duração/ Período de Integralização:

    O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está dimensionado com uma carga horária total de 2.020 horas para serem cumpridas em sua totalidade em quatro semestres letivos. Essa carga horária total está assim distribuída:
    • 600 horas de Disciplinas Obrigatórias;
    • 240 horas de Estágio Curricular Obrigatório;
    • 80 horas de Atividades Complementares;
    • 100 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

    O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem duração de dois anos, oferecido em quatro semestres. A carga horária total de cada período, por sua vez, também está distribuída nas unidades curriculares de forma variada, porém de maneira equilibrada, garantindo uma boa distribuição dos conteúdos a serem trabalhados.

    As Atividades Complementares são desenvolvidas durante todo o Curso de acordo com a regulamentação própria. As Atividades podem ser realizadas a partir da participação em projetos de extensão, viagens de estudo, palestras, seminários ou fóruns, congressos, módulos temáticos, que possibilitam ao acadêmico enriquecer seu currículo e ter reconhecidas habilidades, conhecimentos e competências.

    Objetivos do Curso:

    Objetivo geral

    O objetivo central do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental é capacitar profissionais para o planejamento e gerenciamento de questões ambientais, relacionando o meio ambiente com os aspectos econômico-tecnológicas e sociais envolvidas no desenvolvimento sustentável. O curso prepara o aluno para diagnosticar problemas e propor melhorias participando de projetos ambientais, através da formulação de um modelo de desenvolvimento que satisfaça as necessidades das gerações presentes sem comprometer a existência das gerações futuras.

    Objetivos específicos·
    • Propiciar a construção de conhecimentos específicos e tecnológicos na área de meio ambiente, relacionando aspectos teóricos e   práticos.
    • Possibilitar aos discentes o desenvolvimento de competências e habilidades conceituais e procedimentais que os capacitem a atuar profissionalmente como gestores ambientais. Gestores, estes, capazes de planejar atividades com reflexo das necessidades regionais que imperam veementemente por atitudes de preservação e conservação ambiental.
    • Fornecer os conhecimentos, métodos, novas tecnologias e ferramentas disponíveis para otimizar o uso dos recursos naturais e reduzir ou minimizar a degradação ambiental.
    • Formar profissionais capacitados para planejar, executar, avaliar e gerir Sistemas de Gestão Ambiental em empresas públicas e privadas. elaborar e implantar políticas e programas de educação ambiental, contribuindo para a conscientização da população e consequente preservação do meio ambiente.
    • Capacitar profissionais para atuação em projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos e pareceres em diferentes contextos  inerentes a questão ambiental.
    • Compreender o funcionamento de todas as principais questões socioambientais no que diz respeito ao meio ambiente, compreendendo o universo da produção da matéria prima, suas transformações, consumo e seus resíduos, sólidos e líquidos.
    • Criar condições para a realização dos 5 pilares de desenvolvimento, quais sejam: um desenvolvimento que seja economicamente viável, socialmente solidário, culturalmente aceito, politicamente autogestado e ambientalmente sustentável.
    • Contribuir para a formação de um planeta mais equilibrado, fornecendo profissionais tecnicamente qualificados e eticamente engajados na formação de um planeta regido pelo desenvolvimento sustentável.

    Perfil do Egresso:

    O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Quirinópolis (FAQUI), foi planejado a partir de subsídios das Diretrizes Curriculares em consonância com a Resolução CNE/CP Nº 3, de 18 de dezembro de 2002 e do Parecer CNE/CES Nº 277, de 07 de dezembro de 2006, os quais sugerem que o Tecnólogo em Gestão Ambiental terá a capacidade de tratar as variáveis ambientais no contexto socioeconômico, de desenvolver a gestão ambiental nos processos industriais e de aprimorar os processos de produção visando ao desenvolvimento sustentável.

    O Egresso deverá apresentar autonomia intelectual, atuação crítica, criativa e ética, sintonizada com as necessidades do município, da região e do país, com uma sólida base científica, técnica, cultural e de respeito ao meio ambiente. Também deverá apresentar capacidade de liderança, de reflexão e intervenção em diferentes contextos.

    Para isto a FAQUI almeja que o Gestor Ambiental consiga aglutinar características técnicas e humanas capazes de fazê-lo um (re)formador da sociedade, que contribua para planos e ações que sejam socialmente solidários, economicamente viáveis, culturalmente aceitos, ecologicamente sustentáveis.

    Assim, ao Egresso almeja-se que viva pessoalmente e profissionalmente referenciado pela máxima ambientalista: “pensar globalmente, e agir localmente”. Ou seja, que consiga vislumbrar horizontes amplos e converta seus longínquos olhares na transformação de realidades locais, sendo que ao final do Curso o mesmo venha a desenvolver as seguintes competências e habilidades gerais:
    • Saber tomar decisões que envolvam as questões ambientais de maneira crítica, flexível e autônoma;
    • Melhorar continuamente o meio ambiente em suas bases sustentáveis;
    • Compreender os princípios das relações homem e ambiente e suas interrelações no contexto social, cultural, econômico e político.
    • Analisar os parâmetros ambientais que o permitirão escolher a tecnologia apropriada para identificar e solucionar problemas ambientais;
    • Adquirir, avaliar e transmitir informações em pesquisa, tecnologia e em educação ambiental, de forma a buscar soluções aos problemas ambientais detectados, bem como seus respectivos impactos socioeconômicos e culturais;
    • Conhecer as atividades de exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
    • Avaliar os impactos ambientais causados pela exploração dos recursos naturais pelas atividades industriais, suas consequências na saúde, no ambiente e na economia;
    • Identificar os parâmetros de qualidade ambientais do solo, da água e do ar;
    • Analisar e interpretar os aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais;
    • Utilizar métodos de análises para identificação dos processos de degradação natural;
    • Identificar os fatores ambientais que intervêm na qualidade de vida;
    • Conhecer, analisar e aplicar a Legislação Ambiental para utilizá-la de forma ética e coerente;
    • Atuar em equipes multidisciplinares de avaliação, estudos e relatórios de impactos;
    • Utilizar, adequadamente, a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho da profissão;
    • Propiciar o conhecimento empreendedor, buscando o desenvolvimento de soluções que atendam as questões mercadológicas e de melhoria da qualidade de vida da população.

    As possibilidades e perspectivas de inserção do Egresso de Nível Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental no mercado de trabalho no município de Quirinópolis, na mesorregião Sul Goiana e áreas circunvizinhas se sustentam na abrangência de grande quantidade de órgãos públicos, empresas privadas ligadas à agroindústria que vem se instalando na região, como é o caso do setor sucroenergético.

    No entanto, para chegar a esse profissional, a FAQUI apresenta duas (2) certificações intermediárias, as quais representam a conclusão de módulos cumpridos. Neste caso tem-se a formação em:
    • Assistente em programas ambientais, ao concluir os módulos I e II, nível no qual o Egresso encontrar-se-á apto a avaliar aspectos políticos e econômicos que norteiem a questão ambiental. Sabemos hoje que os aspectos econômicos não mais podem se sobrepor aos aspectos ecológicos, no entanto, é de suma importância um gestor ambiental conhecer e julgar os aspectos políticos e econômicos, exatamente para poder avaliar, implementar, desenvolver ou mesmo descartar projetos econômicos em áreas ambientais.
    • Analista em programas ambientais, formação obtida ao concluir os módulos III e IV. O Egresso terá competência para atuar na supervisão e fiscalização da qualidade ambiental, e verificar se as ações praticadas encontram-se em conformidade com a legislação. O analista em programas ambientais pode atuar na gestão das etapas dos processos de produção envolvendo utilização dos insumos, considerando principalmente a saúde, transporte, uso e destino de produtos perigosos, resíduos sólidos e recuperação de áreas degradadas, no que tange aos aspectos ambientais.
    As competências interdisciplinares adquiridas nos módulos propostos permitirão ao Egresso ser diplomado como Gestor Ambiental, capacitando-o para atender à demanda do mercado a fim de planejar, organizar, avaliar, administrar e difundir ações de educação, análise econômica, controle, avaliação e conservação ambiental, nos setores vinculados às atividades produtivas da Região Centro Oeste.

    Almeja-se também que o Egresso busque a educação continuada, dando prossecução constante aos seus estudos.

    Responsabilidade Social:

    Um dos destaques da Faculdade Quirinópolis diz respeito à sua Missão de Responsabilidade Social. Nesse sentido, o objetivo da FAQUI é assegurar seu crescimento sólido, procurando satisfazer de maneira duradoura e equilibrada, os colaboradores e a comunidade de modo geral, que acolhem suas atividades de ensino, iniciação científica e extensão. Deve-se assim, seus princípios de educação devem ser constantemente inovadores, criar valores para os acadêmicos por meio da educação continuada e solidificar as competências, as habilidades, os desempenhos, tendo como meta o desenvolvimento regional sustentável.

    De encontro aos princípios da FAQUI, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, busca a formação de profissionais capacitados para atuar na área ambiental, que vem ao encontro das necessidades de mercado e da sociedade. Para tanto, o gestor ambiental deverá estar ciente de seu papel, atuando com responsabilidade social e ética profissional, tendo uma atitude pró-ativa diante das questões ambientais e que envolvam aspectos sociais e econômicos, além do ambiental.

    Diante de tais aspectos, a Faculdade Quirinópolis fixa seu compromisso social através de:
    • Código de Ética;
    • Discentes;
    • Bem estar dos colaboradores;
    • Parceria com a comunidade;
    • Melhoria da qualidade de vida de modo geral;
    • Apoio ao crescimento econômico e social.
    A Faculdade Quirinópolis apresenta 4 pontos de atuação e transformação social, a serem detalhados abaixo:

    1 - Educação

    A FAQUI realiza um Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino através de: • Capacitação constante • Visitas Técnicas • Eventos Consolidados

    Palestras, shows, oficinas, workshops e peças teatrais • Projeto de Interdisciplinaridade • Nivelamento: português, informática e Disciplinas de formação • Cursos de extensão • CPA • Biblioteca • Estágios

    2 - Cultura, Esporte e Lazer

    A FAQUI visa dar apoio e sustentabilidade nas seguintes atividades:
    • Artistas Locais
    • Eventos Regionais
    • Jogos internos
    • Eventos beneficentes
    • Contribuição efetiva para com as responsabilidades sociais como: segurança, saúde e bem-estar da comunidade, através de práticas de avaliação da saúde e projetos de educação e sustentabilidade ambiental.
    3 - Tecnologia

    A FAQUI entende que a tecnologia deve estar diretamente ligada ao comprometimento com as gerações futuras, neste quesito vale destacar: • Projeto de extensão na área da informática voltado para a qualificação da mão-de-obra dos funcionários de outras organizações do município e região.

    4 - Ação Comunitária

    Este item é o ponto alto das atividades sociais, desenvolvidos pela FAQUI:
    • Natal solidário com distribuição de brinquedos, roupas e calçados;
    • Projeto de distribuição de cestas básicas a famílias carentes;
    • Visita aos Centros de Integração Social, com recreação e atendimento às famílias dos internos com distribuição de cestas básicas, dando ênfase ao ser humano como agente de sua própria transformação;
    • Semana de Gestão Ambiental.
    Prof. Dr. Adm.  Robson Assis Paniago (Currículo Lattes)

    Coordenador do Curso de Gestão Ambiental da Faculdade Quirinópolis

Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (3)

Boas recomendações pelo o corpo docente.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

o curso foi ministrado por excelentes professores, que nos atenderam muito bem durante o curso. O curso possui material didatico riquíssimo, que ajudaram muito na nossa formação.

Janaína Lima

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - Enero 2012

Outro curso relacionado com gerenciamento e gestão do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |