Curso de Ultrassonografia - Básico Geral

Solicite informação sem compromisso FATESA/EURP – Faculdade de Tecnologia em Saúde

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Daniela Nogueira

Daniela Nogueira

Curso de Ultrassonografia - Básico Geral

  • Modalidade
    O curso de Ultrassonografia - Básico Geral tem aulas realizadas na modalidade presencial.
  • Duração
    O curso tem duração, de 230 horas.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá ao fim do curso o certificado de conclusão do curso de Ultrassonografia - Básico Geral.
  • Considerações
    O curso de curso de Ultrassonografia - Básico Geral oferecido pela FATESA/EURP visa ensinar as noções básicas do uso da técnica de ultrassonografia a médicos em geral. O curso pode ainda ser feito por módulos, divididos por áreas. A FATESA/EURP tem 4 diferentes núcleos, todos equipados com aparelhos modernos e ambiente informatizado.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a médicos e estudantes de Medicina que desejam adquirir conhecimentos básicos em ultrassonografia.
  • Área de atuação
    Através do curso de Ultrassonografia - Básico Geral o profissional médico aprenderá noções de ultrassonografia, estando mais preparado para trabalhar na área médica.

Comentários sobre Curso de Ultrassonografia - Básico Geral - Presencial - Ribeirão Preto - São Paulo

  • Conteúdo
    CURSO DE ULTRASSONOGRAFIA BÁSICO GERAL

    PRÉ-REQUISITO:
    O requisito necessário para realizar o Curso Básico é que seja médico, independente da especialidade.

    A ESPECIALIDADE DE ULTRASSONOGRAFIA:

    Embora a ultrassonografia tenha sido introduzida no Brasil há mais de duas décadas, ainda é considerada nova. Muitas cidades ainda não dispõem do método ou a têm exercido em condições precárias por falta de pessoal qualificado.
    A Ultrassonografia é um método indispensável no arsenal diagnóstico na prática médica diária. Ela é tão importante como um laboratório de análises clínicas ou um serviço de radiologia de bom padrão. A obstetrícia foi à especialidade que mais se beneficiou da ultrassonografia, e não mais se admite um pré-natal sem pelo menos dois exames ecográficos. As indicações vão desde o diagnóstico de gravidez na quarta semana até o puerpério, passando pelo diagnóstico e acompanhamento das complicações do primeiro trimestre, tais como: ameaça de abortamento, abortamento inevitável, moléstia trofoblástica, prenhez ectópica, tumores uterinos e anexias na gestação, localização de DIU e prenhez múltipla. No segundo e terceiro trimestres permite o diagnóstico e/ou acompanhamento da localização e textura placentárias, volume de líquido amniótico, malformações fetais, monitorização do crescimento fetal e amniocentese dirigida. No puerpério permite acompanhar a involução uterina e o diagnóstico de restos placentários, hematomas, coleções, etc.

    Em ginecologia, permite o estudo da bexiga, vagina, útero (miométrio e endométrio), ovários e estruturas pélvicas auxiliando diagnóstico de malformações, processos inflamatórios e infecciosos, endometriose, tumores e coleções, tendo substituído quase completamente os procedimentos radiológicos.
    O mesmo aconteceu no abdome superior, onde compete inclusive com a tomografia computadorizada e ressonância magnética permite o estudo do fígado, vias biliares, pâncreas, rins, baço e grandes vasos, por ser um método não invasivo e de menor custo. Permite ainda a direção da punção biópsia em virtualmente qualquer órgão ou coleção abdominal.

    Durante o treinamento são amplamente discutidas as inúmeras aplicações do método no abdome superior, obstetrícia, ginecologia e mastologia, assim como informações da configuração do equipamento que mais seja adequado para o seu serviço. São apresentados também os novos avanços da ultra-sonografia, nas áreas endovaginal, mama, uso do método Doppler, músculo-esquelético, pequenas partes e o tridimensional.

    CURSO BÁSICO:

    O nosso Curso Básico de Ultrassonografia vem sendo desenvolvido há mais de vinte anos tornando-se a referência inicial da maioria dos ultra-sonografistas do Brasil e até de alguns países da América Latina. É o resultado de anos de aperfeiçoamento de um modelo americano, culminando em uma fórmula perfeitamente adaptada às condições e costumes nacionais, permitindo o mais alto grau de aproveitamento do médico interessado em se iniciar na especialidade. É válido ressaltar, que o curso é dividido em módulos que podem ser feitos individualmente de acordo com as necessidades, podendo o aluno optar em realizar o curso básico geral ou o curso básico modulado.

    Curso Básico de GO – (2 semanas)

    Módulos I e II :  Princípios físicos I – Histórico da FATESA/EURP; Espectro acústico. Princípios físicos II – Como se chegou à técnica da ultrassonografia bidimensional. Funcionamento da Ultrassonografia. Formação de Ecos. Princípios físicos III – Curva de TGC; Artefatos; Escala de Cinzas. Princípios IV - Tipos de processamento da Ultrassonografia: Resolução; Freqüência e Focalização. Tutorial: Apresentação e Orientação do Curso Básico / Atividade Ecográfica na Prática. Ecografia obstétrica normal do 1º, 2º e 3º trimestres e anatomia fetal. Ecografia da placenta e cordão umbilical. Ecografia do líquido amniótico. Biometria do concepto. Rotina de execução dos exames. Anatomia da pelve feminina. Casos clínicos. Doenças  do útero e da vagina. Malformações uterinas. Doenças benignas dos anexos.  Doenças malignas dos anexos. Noções de Doppler.  Gemelaridade.  Procedimento invasivo em obstetrícia. Vitalidade Fetal ( PBF, CTG, e Doppler). Patologia da primeira metade da gestação. Malformações fetais I ( Conceitos, SNC, Tórax, e Abdômen ). Malformações II ( Geniturinário, Esqueléticas e Membros ). Desvios do crescimento fetal. Instrumentação. Erros e Aspectos Legais da Ultrassonografia.

    Carga horária: 120 horas (40% de teoria e 60% de pratica, instrumentação (sábado e domingo livre)

    Módulo III : Curso US Endovaginal   –  ( 1 semana )
    Programa: Instrumentação; Equipamentos; Documentação e Princípios físicos. Ultrassonografia na embriogenese normal. Papel da ultrassonografia. Prenhez ectópica. Diagnóstico ecográfico de abortamento. Ultrassonografia Endovaginal em obstetrícia. Ultrassonografia vaginal no endométrio normal. Ultrassonografia Endovaginal doenças do útero: Endométrio. Ultrassonografia endovaginal em reprodução humana.  Avaliação cervical na predição do parto pré – termo. Casos Clínicos.  Ultrassonografia endovaginal doenças do útero II: miométrio e malformações. Ultrassonografia endovaginal:doenças dos anexos. Massas pélvicas e Procedimento invasivo em Ginecologia.
     
    Carga horária: 50 horas (40% de teoria e 60% de prática, instrumentação)

    Módulo IV: Curso de Medicina Interna – ( 6 dias )
    Princípios Físicos I: Formação de Ecos. Princípios Físicos II: Interface, Curva de TGC, Artefatos; Escala de Cinzas. Resolução; Frequência e Focalização dos comandos do aparelho. Tutorial : Demonstração da Anatomia Ecográfica do abdome.  Anatomia Ecográfica do Abdome Superior.  Anatomia Ecográfica do Retroperitônio, Anatomia Ecográfica da Pelve Masculina. Anatomia Ecográfica da Pelve Feminina.  Fígado I  (Anomalias  congênitas, Patologias focais). Fígado II ( Hepatites, Esquistossomose, Esteatose, Doença hepática crônica difusa, Hipertensão portal).  Vísceras Ocas ( Anatomia ). Vísceras Ocas ( Apendicite, Apendagite, Tumores ). Pâncreas. Vias Biliares I ( Avaliação da normalidade, variedades anatômicas, Colecistite aguda e crônica, Complicações , Causas de bile espessa). Vias Biliares II ( Diagnóstico diferencial das icterícias, Dilatação árvore biliar, Tumores benignos e malignos). Baço .  Aparelho Urinário I.  Aparelho Urinário II . Próstata (Avaliação abdominal).  Documentação do Exame Ecográfico em Medicina Interna. Avaliação Teórica e Prática. Discussão de casos . Glândulas supra-renais. Grandes vasos. Correlação da ultrassonografia com outros métodos de imagem  - o que o ultrassonografista precisa saber, Léxico e sistema de laudos em ultrassonografia medicina interna, Encerramento e entrega dos certificados

    Carga horária: 60 horas (40% de teoria e 60% de prática, instrumentação)


    Curso Básico Geral

    O Curso Básico Geral tem duração de 4 semanas em período integral de 2ª a 6ª das 8h às 17:30h e  no ultimo módulo termina no sábado às 12h, contém uma perfeita seqüência modular visando o mais completo ensino básico em ultrassonografia. Tem o melhor balanceamento de atividades teóricas e práticas disponíveis, aliadas a um ambiente agradável dimensionado especificamente para o aprendizado e conforto dos estagiários.

    As aulas práticas são diárias e assessoradas pelos professores e instrutores em um grande número de exames. O aprendizado ocorre em equipamentos de diversas marcas, para treinar o estagiário a operar qualquer tipo de aparelho onde ele participa da realização de mais de 80 exames durante todo o curso. O número de alunos por sala de instrumentação é o mais adequado possível para o bom treinamento do estagiário.
    Além de aprender a rotina de um serviço de ultrassonografia, o médico é orientado na confecção de relatórios. As atividades complementares compreendem o acesso a uma das mais completas bibliotecas na área e a uma videoteca multidisciplinar. Ainda há atualização em indicações clínicas, terapêuticas e cirúrgicas, aulas de revisão ao vivo, reuniões científicas e aulas de professores convidados.

    A carga horária do Curso Básico Geral é de 230 horas em período integral, sendo 90 de aula teórica e 140 de prática, onde nossa experiência de mais de 20 anos permitiu demonstrar ser mais eficiente no treinamento e reciclagem em ultrassonografia.

    Professores:

    A FATESA/EURP conta com 23 professores altamente qualificados, sendo a maioria com mestrado e doutorado, possuem anos de experiência no treinamento da especialidade e renome nacional. Mais de dez mil alunos já foram treinados, oriundos de todos os estados do Brasil e de alguns países da América Latina.

    Coordenador responsável: Prof. Dr. Francisco Mauad Filho


    DOCUMENTOS EXIGIDOS
    :

    Fotocópia simples do CRM ou Diploma de Médico.

    Investimento

    Ex–aluno da FATESA/EURP possui 10% de desconto; (Consulte nosso programa de fidelidade), Professores ou médicos RESIDENTES, têm 20% de desconto, (mediante apresentação de declaração, via fax).

    INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES FINAIS:

    Por motivos de custos administrativos, a inscrição não é devolvida, mas poderá ser trocada a data do curso, adquirir livros ou DVDs-aula da empresa Livromed .

    No final do curso será entregue o certificado.

    Devido ao grande número de solicitações para este curso e as vagas serem limitadas, pedimos para confirmar o período de interesse o mais breve possível.

    OBSERVAÇÕES RELEVANTES:

    - As datas dos cursos poderão ser alteradas pela FATESA/EURP, com aviso prévio ao aluno. As alterações das datas dos cursos realizadas pela FATESA/EURP deverão ser comunicadas com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias, aos alunos. A FATESA/EURP não se responsabiliza por qualquer gasto realizado pelo aluno, em virtude destas mudanças.
    - O aluno poderá solicitar a troca de data dos módulos com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias, (mediante confirmação por e-mail ou fax), caso contrário, o aluno perderá  a inscrição do módulo em questão, em virtude dos  custos operacionais (produção do material didático, agendamento de pacientes, mobilização dos funcionários, e outros).

    - CURSO APROVADO PELA COMISSÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO, ÓRGÃO CRIADO PELA AMB E CFM PARA ACREDITAÇÃO E PONTUAÇÃO NA REVALIDAÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA.

    - CURSO CERTIFICADO COM O SELO DE QUALIDADE DE ENSINO DA SBUS - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ULTRASSONOGRAFIA.

Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (5)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Foi muito bom o curso, é um método básico para diagnósticos rápidos. Foi muito válido para mim porque trabalho em uma cidade do interior.

Helio Cesar Oliveira

Curso de Ultrassonografia - Básico Geral - Julio 2011

Últimas visitas ao curso

"Sou médica formada há 1 ano e trabalho como clinica geral, sem título de especialista. gostaria de saber se é possível fazer o curso e atuar na área que desejo sem o título?? E também gostaria de saber qual é o mais indicado a mim, qual deveria fazer e o preço desse curso."

Juliana para Curso de Ultrassonografia - Básico Geral

São Paulo

"Gostaria de saber se aceitam alunos de outros cursos de us para continuar a fazer outros módulos. "

Paulo para Curso de Ultrassonografia - Básico Geral

Amazonas

"Gostaria de obter informações gerais sobre este curso de ultrassonografia básico geral, em especial sobre duração, valores e taxas de adesão correspondentes ao mesmo. Vivo em Goiânia e preciso de um curso a distância."

Dijalma para Curso de Ultrassonografia - Básico Geral

Goiás Estado

"Gostaria de saber o preço do curso de ultrassonografia, duração previsão de lançamento de turmas e se e possível fazer por módulos? Qual duração de um módulo geral e avançado. Há filiais conveniadas com aulas a distância ou presenciais."

Douglas para Curso de Ultrassonografia - Básico Geral

Alagoas

Outro curso relacionado com diagnóstico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |