Curso de Design de Construção Civil - Belo Horizonte - Minas Gerais - Instituto de Arte e Projeto - I31394

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
1 Curso técnico Construção Belo Horizonte
Procurar
Home>Curso técnico>Construção>Belo Horizonte>Curso de Design de Construção Civil - Belo Horizonte - Minas Gerais
Curso de Design de Construção Civil
Método: Presencial
Opiniões:
Opiniões (1)
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Instituto de Arte e Projeto

Curso de Design de Construção Civil - Belo Horizonte - Minas Gerais

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone
DDD (ex:22)
 
 
 
 
Telefone (ex:11111111)
 
 
 
 
Estado
Celular
DDD (ex:22)
 
 
 
 
Celular (ex:11111111)
 
 
 
 
Cidade
CPF
Comentários / Perguntas
* Campos obrigatórios

  Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Em breve um responsável da Instituto de Arte e Projeto, entrará em contato contigo para mais informações.
Selecionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Compartilhar esta página sobre Curso técnico de Construção:

Análise da Educaedu

Luci Oliveira
Curso de Design de Construção Civil
  • Modalidade

    As aulas ocorrem presencialmente.

  • Considerações

    O Instituto de Arte e Projeto oferece este curso que visa preparar o aluno para o detalhamento de projetos de edificações, desde a concepção até a fase final do projeto.

    O aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade, harmonia e senso crítico na concepção de design de projetos.

  • Preço do Curso

    Consulte o preço

  • Dirigido a

    O curso é dirigido aqueles que tenham interesse em capacitar-se para execução de projetos arquitetônicos.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Curso de Design de Construção Civil - Belo Horizonte - Minas Gerais Comentários sobre Curso de Design de Construção Civil - Belo Horizonte - Minas Gerais
Objetivos:
O curso foi idealizado para atender os mais diversos públicos, não sendo necessário cohecimentos e habilidades na área. Dessa maneira tem por objetivo preparar o aluno para o desenvolvimento e detalhamento de projetos de edificações, conforme as normas ABNT, em conjunto com equipes de engenharia e arquitetura, desde a concepção até a fase final do projeto, com recursos gráficos informatizados.

Procura-se a desenvolver no aluno a criatividade, harmonia e senso crítico na concepção e execução do design de projetos, a capacidade de planejar, orientar, de inspecionar e controlar equipes técnicas de designers.
Dirigido a:
O curso técnico destina-se a candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou que estejam cursando o mesmo, conforme histórico escolar ou declaração de matrícula e frequência.
Conteúdo:
Desenho Arquitetônico 1 
Noções básicas de matemática. Conhecimento básico e desenvolvimento da capacidade de leitura, interpretação e execução de desenho técnico para Arquitetura com recursos de instrumentos e materiais, no traçado a lápis, desenhando um projeto de um pavimento, segundo normas e convenções (ABNT).   
Desenho Arquitetônico Assistido Por Computador 1 
Tela principal, windows, uso de comandos e arquivos, visualização dos desenhos, sistema de coordenadas, configuração de novos desenhos, criação de objetos, ferramentas de edição, dimensionamentos e escalas, operação com arquivos,  propriedades dos projetos - modificações, cópia de desenho arquitetônico básico (Planta, Corte e Fachada). 
Desenho de Observação 
Coordenação motora livre, conceituações e desenhos  de: observação, memória, criação, processos da anatomia e estilização, aplicação de medidas, proporções, luz, sombra e perspectiva. 
Desenho De Perspectiva 1 
Conceituação, perspectiva cônica, método do ponto central, desenho de perspectiva isométrica, dimensionamento dos objetos pertinentes à arquitetura. 
Desenho Topográfico 
História da topografia, tipos de medições com exemplos, convenções gráficas, planimetria /altimetria, curvas de nível. Representação de superfície topográfica, perfis topográficos e cortes. Cálculo de volume de terra para terraplanagem. Locação de obras conforme topografia. 
História da Arquitetura
História da evolução dos estilos arquitetônicos, abrangendo: Pré-história, Antigüidade, Idade Média, Renascimento, Barroco e Rococó, Neoclássico, Romantismo, Realismo, Modernismo, Pós-modernismo, Contemporaneidade.  
Maquetes 
Conceituação de formas tridimensionais, esculturais e modelagem. Técnicas para a construção de maquetes.  Materiais: pesquisa, aquisição, coleta e preparo. Instrumentos: tipos e utilização. Escolha da escala. Escolha dos materiais: papelão / madeira / materiais alternativos. Etapas de preparação. Desenho / corte / colagem / encaixes e revestimentos. Construção de modelos. 
Materiais Aplicados. 
Definições, generalidades e aspectos executivos de materiais como: Revestimentos de paredes e pisos, Esquadrias, Vidro, Coberturas, Madeiras, Tintas e vernizes, Pedras (mármores e granitos), Gesso, Produtos metálicos e de Acabamentos.  
Teoria Da Arquitetura
Conceituação concepção arquitetônica, composição e expressão, organização espacial, análise das teorias de arquitetos e pensadores, elaboração de programa para pré-concepção de projetos. 
Construções sem Barreiras 
Barreiras arquitetônicas na terceira idade. Áreas sociais destinadas a idosos, segundo a legislação. Os anões e a exclusão social. Ergonomia. NBR 9050- Rampas, escadas, elevadores. Detalhes importantes ao construir. Código de Posturas. Acessibilidade e acessórios disponíveis para pessoas com problemas de locomoção.  Necessidades específicas para cada tipo de deficiências 
Desenho Arquitetônico 2 
Conhecer as etapas de um projeto arquitetônico. Noções da legislação municipal. Aprender a calcular e representar em planta e corte escada, de acordo com as Normas. Representar e calcular inclinação de um telhado através de cortes e plantas, de acordo com o tipo de telha. Tomar conhecimento de como representar um projeto arquitetônico para a aprovação em prefeitura.  
Desenho Arquitetônico Assistido Por Computador 2 
O software, suas ferramentas de edição e produtividade avançadas. Normas ABNT para projetos arquitetônicos. Aplicações do desenho geométrico ao desenho técnico. Escalas. Cortes. Representações básicas. Cotas, simbologias, Paper Space e saída de impressão.  
Desenho Complementar Assistido por Computador 1 
Detalhamento de um projeto hidrossanitário (scale 3D views Isometric, detalhes de esgoto). Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico através do software de análise digitalizada. 
Desenho de Combate e Prevenção a Incêndio
Terminologia e concepção espacial. Normas da ABNT,  Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros e Legislação Estadual. Classificação das edificações. Classes de risco e incêndio. Dispositivos de proteção contra incêndio. Extintores de Incêndio. Sistemas de proteção por hidrantes e por chuveiros automáticos (Sprinklers). Representação gráfica através de um projeto. 
Desenho de Estruturas e Fundações  
Evolução histórica do sistema estrutural, comportamento estrutural, desenho de projeto de fundações, desenho de projeto de estruturas básicas, formas de vigas, pilares e lajes, armações de vigas, pilares e lajes. 
Desenho De Instalações Hidráulicas  
Importância sanitária, tratamento de esgoto, instalações de água fria, esgoto, plano de distribuição de água e esgoto numa edificação. Concepção e dimensionamento de instalações de água pluvial. Dimensionamento de calhas para água pluvial. Dimensionamento de caixa de água predial. Lista de material para projeto hidrossanitário. Normas e Simbologias hidrossanitárias.  
Desenho De Perspectiva 2
Desenho de perspectiva usando os métodos de visadas diretas e pontos medidores, ensinando círculos e planos inclinados no plano tridimensional, obtendo vários pontos de fuga. 
Tecnologia e Sustentabilidade
Inovação tecnológica: conceitos, classificação, tipos e características; Produtos e processos de produções existentes na construção civil; Reciclagem de materiais provenientes de entulhos de obras; utilização dos recursos naturais e formas de utilização sustentável destes; reutilização e reciclagem; Demandas de inovação tecnológica na construção de edifícios, mostrando a qualidade de uma obra sustentável, e ao mesmo tempo ser menos impactante ao meio ambiente. Estratégias e princípios básicos para realização de um projeto sustentável. 
Desenho Arquitetônico 3 
Cálculo do número de pavimentos de acordo com o programa e a lei de uso e ocupação do solo do município. Durante os desenvolvimentos dos desenhos é ensinado como aplicar itens do Código de Obras e da Norma de Prevenção e Combate a Incêndio no projeto arquitetônico. Dimensões e representação de rampas para veículos,  depósito de lixo, vagas de garagem, depósito de gás, guarita e elevadores. Áreas Bruta, Líquida, Permeável e a descontar. Será mostrado as diferenças entre um prédio residencial de 3 andares e o citado acima. 
Desenho De Instalações Elétricas  
Etapas da elaboração de um projeto. Normas Técnicas Brasileiras Aplicáveis. Principais conceitos: corrente elétrica, tensão e potência. Apresentação dos componentes. Dimensionamento e especificação dos componentes. Distribuição dos componentes no projeto. Quadro de Cargas. Diagrama Unifilar. Entrada de Energia. Compatibilização de projetos. 
Desenho De Perspectiva Assistido Por Computador 
Introdução às últimas tecnologias para desenvolvimento de modelos 3D, sua utilização, aplicações, vantagens e desvantagens. Apresentação  da interface de trabalho no Sketchup. Ferramentas de desenho, de modificação e de construção. Organizando a modelagem. Modelagem de ambiente interno e externo. 
Orçamento em Obras 
Conceitos Básicos. Tipos e vantagens de um orçamento. Fatores que influenciam os custos. Cadernos de Encargos e Especificações de Serviços e Materiais. Verificar a mão-de-obra e equipamentos adequados. Discriminação Orçamentária. Quantificação de Serviços. Pesquisa de preços, materiais e mão-de-obra no mercado. Composição de Custos. Lucro e Despesas Indiretas (B.D.I.). Planilha e análise orçamentária. Estimativa de Custo Resumido. Organizar o Cronograma físico-financeiro.  Orçamento Informatizado;
Projeto Arquitetônico 
Reforma de uma pequena residência transformando-a em 2 pavimentos, com representação de layout, conforme a necessidade do cliente com mobilidade reduzida. Como realizar um levantamento para iniciar uma reforma. Durante os desenvolvimentos dos desenhos é ensinado como aplicar itens do Código de Obras, da Legislação Urbana do Município e das Normas referentes a desenho e ao projeto.  
Projeto Arquitetônico Assistido Por Computador
Aprimorar os desenhos técnicos desenvolvidos no CAD a partir da utilização de recursos gráficos avançados de humanização, garantindo sua compreensão pelo público leigo. Introdução à interface do Corel Draw. Desenhando no Corel Draw. Aprimoramento de desenhos Ferramentas de preenchimento/texturas. Humanização de plantas. 
Projeto De Execução Arquitetônico  
Detalhamento de componentes de um projeto envolvendo: Esquadrias, telhado, jardineiras, revestimentos, bancadas, escadas, gradil, churrasqueira, sauna e área de lazer. 
Desenho Complementar Assistido por Computador  2 
Interface gráfica do Revit. Projetos 2D / 3D.Inserção e modificação de Paredes, Tabelas e legendas. Elementos de Construção (Paredes, portas, janelas, pisos, escadas...). Criação e modificação de pisos, tetos e telhados. Elementos de Topografia. Criação das superfícies topográficas Criação e modificação de vistas e câmeras 3D. Conceito BIM (edifício 3D integrado). Introdução a renderização. Importação e Exportação de elementos.  Parâmetros de configuração de vistas Organização e Estrutura de um projeto residencial em Revit, passando por todas as etapas, de forma a aprimorar o que foi ensinado.  
Gestão de Negócios 
A natureza e desafios da administração.  O ambiente organizacional. Os fundamentos do planejamento e da organização. Noções de Qualidade. Leis trabalhistas. Competências Interpessoais. A empresa numa visão empreendedora. 
Núcleo de Projeto 
Layout residencial e institucional em projeto arquitetônico. Como iniciar um projeto atendendo a legislação, o perfil do cliente e as condições locais. Defesa e apresentação de um projeto residencial e seus complementares, no qual cada aluno terá um tipo de cliente,  tendo orientação do professor. 
Núcleo de Projeto Assistido por Computador 
Aprimorar diversas técnicas de desenho e personalização do aplicativo, desenvolvendo com completa autonomia e segurança um projeto arquitetônico completo. Utilização de novas ferramentas para desenhos em 3D. Acompanhamento do desenho do Trabalho Final do Núcleo de Projeto. 
Planejamento de Obras 
Formas de planejamento, Conceitos Básicos de PCP, Limitações e tarefas de planejamento e controle, Previsão de serviços, Especificação de mão-de-obra; Fases de uma construção; Especificações de serviços; Determinação de custos diretos e indiretos; Tipos de perdas e seu controle: evitáveis e inevitáveis. Cálculos de quantitativos de serviços; Necessidades de materiais, fornecimento e demanda. As fases e setores de um canteiro de obras. Elementos que compõem um canteiro de obras; Máquinas e os equipamentos utilizados em um canteiro de obras. Mobiliário, equipamentos e material de consumo de uso administrativo. Equipes de trabalho. Licenciamento de obra.

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • O curso de Design de Construção Civil do Instituto de Arte e Projeto foi um curso muito bom. Não procurei uma carreira profissional porque eu não quis, mas sei que se quisesse, eu conseguiria bons empregos!

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Curso de Design de Construção Civil - Julho 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Curso técnico de Construção: