Especialização em Análise e Controle Químico

Solicite informação sem compromisso UPF - Universidade de Passo Fundo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Análise e Controle Químico

  • Modalidade
    O aluno deverá assistir as aulas na instituição.
  • Duração
    O curso tem duração de 375 horas.
  • Certificado oficial
    Ao finalizar o curso será fornecido o diploma de especialista em Análise e Controle Químico.
  • Considerações
    Cada vez mais, aumentam as necessidades das empresas em relação à adequação, controle e análise de produtos ou materiais para determinada finalidade, levando em conta também as exigências das legislações do campo de alimentos e saúde, gerenciamento de meio ambiente e outras. Desta forma, é cada vez mais crescente a demanda por profissionais da área química. A Universidade de Passo Fundo tem o objetivo de formar e atualizar profissionais altamente qualificados e competentes para suprir esta mercado, para isso a UPF conta com uma ótima infraestrutura física, técnica e analítica laboratorial.
  • Dirigido a
    Podem realizar o curso profissionais graduados em áreas relacionadas à Química.
  • Área de atuação
    Os profissionais da Química e áreas relacionadas, ao ampliarem os seus conhecimentos, estarão aptos para atuar em empresas e indústrias químicas ou de outro ramo relacionado, estando capacitados para funções de estabelecimento, procedimentos operacionais e de rotinas para padrão de monitoramento químico e analítico dos processos de laboratórios, podendo também trabalhar em laboratórios de ensaios, ou em pesquisa científica.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Análise e Controle Químico - Presencial - Passo Fundo - Rio Grande do Sul

  • Dirigido a
    O curso destina-se aos licenciados em química, bacharéis em química, engenheiros químicos, engenheiros de alimentos, farmacêuticos, engenheiros agrônomos, biólogos, engenheiros ambientais, médico veterinário.
  • Conteúdo
    Especialização em Análise e Controle Químico ApresentaçãoO progresso da humanidade nos últimos dois séculos esteve diretamente ligado ao desenvolvimento da Química aliada às outras ciências. A demanda por dados de medidas está aumentando cada vez mais para atender as necessidades das empresas quanto à adequação de um material para uma determinada finalidade, exigências das legislações das áreas de alimentos e saúde, gerenciamento ambiental e outras. A química analítica compreende o conjunto de técnicas e métodos que visam caracterizar a natureza e determinar a composição de amostras de diferentes origens, em termos de elementos ou agrupamentos de átomos ou moléculas. A grande maioria das medidas representa análises químicas nas quais alguma propriedade do material, produto ou sistema de interesse deve ser determinada. A determinação ou a identificação de um ou mais componentes de uma amostra analisada pelo químico deve fornecer resultado confiável.Os dados devem ser exatos, reprodutíveis e rastreáveis e, hoje em dia, são produzidos, em geral, com auxílio de instrumentação complexa e processos sofisticados. A demanda de dados analíticos é muito diversificada e tem levado a Química Analítica a um alto grau de especialização, tornando necessário o conhecimento das principais metodologias e técnicas analíticas. Neste aspecto deve−se supor calibração correta dos equipamentos, laboratórios equipados de modo a fornecer resultados rápidos e precisos e ainda mais importante formação e treinamento do pessoal técnico. A Universidade de Passo Fundo conta com uma excelente infraestrutura física, analítica laboratorial e técnica para formação do aluno na área de química analítica.EmpregabilidadeOs profissionais da química e áreas afins ao ampliarem os seus conhecimentos em tópicos atuais e relevantes em química analítica, de acordo com as novas demandas teóricas e tecnológicas, estão se capacitando para o estabelecimento de rotinas e procedimentos operacionais padrão de monitoramento químico−analítico dos processos laboratoriais. O contato com modernas técnicas analíticas e instrumentais nas áreas teóricas, prática e computacional, proporciona ferramentas para atuar em laboratórios de ensaios realizando análises e resolvendo situações−problema.DisciplinasAmostragem e preparação de amostras – 60 hMétodos instrumentais – 60 hValidação de métodos – 30 hGarantia da qualidade – 45 hQuimiometria – 30 hTópicos especiais em química inorgânica – 30 hTópicos especiais em química orgânica – 30 hTópicos especiais em química analítica – 30 hMetodologia da pesquisa – 30 hSeminários técnicos– 15 hsTrabalho de conclusão – 15 hsCorpo Docente

    Tânia Mara Pizzolato – Doutor/UFRGS
    Eliane Pereira dos Santos– Doutor/UFSM
    Edson Irineu Müller – Doutor/UFSM
    Felipe Albano – Mestre/PUC – Rede Metrológica RS
    Michele Antoniuk Presta – Doutor/UPF
    Alana Neto Zoch – Doutor/UPF
    Clóvia Marozin Mistura – Mestre/UPF
    Maria Tereza Friedrich – Mestre/UPF
    Ana Paula Härter Vaniel  – Mestre/UPF
    Ademar Antônio Lauxen  – Mestre/UPF
    Mara Regina Linck – Mestre/UPF
    Delton Luiz Gobbi– Mestre/UPF
    Janaína Chaves Ortiz – Mestre/UPF

    Carga Horária Total375 horasNúmero de Vagas32 vagas

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Fiz administração rural. Eu sou técnico agrícola na EMBRAPA e desejo receber informações sobre o conteúdo via e-mail. "

Egidio para Especialização em Análise e Controle Químico

Rio Grande do Sul

"Quero saber informações sobre essa especialização, quanto tempo, valor, quando vão ser as aulas, especificando as disciplinas estudadas entre outros. "

Letícia para Especialização em Análise e Controle Químico

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |