Especialização em Direito Previdenciário - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - 2 v jef previdenciario de porto alegre - I13534

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
2 Pós-graduação Direito Fiscal Porto Alegre
Procurar
Home>Pós-graduação>Direito Fiscal>Porto Alegre>Especialização em Direito Previdenciário - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Especialização em Direito Previdenciário
Método: Presencial
Lugar:
Links Patrocinados
Glossário
  • 2 v jef previdenciario de porto alegre
  • A antecipação da tutela no direito previdenciario
Compartilhar esta página sobre Pós-graduação de Direito Fiscal:

Análise da Educaedu

Renata Codas
Especialização em Direito Previdenciário
  • Modalidade

    A Especialização em Direito Previdenciário é realizada presencialmente na sede da universidade.

  • Duração

    O curso tem a duração de 360 horas de aula.

  • Certificado Oficial

    A Universidade de Caxias do Sul concede ao aluno, ao fim do curso, o título de especialista em Direito Previdenciário.

  • Considerações

    O Programa da especialização visa aprofundar o conhecimento do Bacharel em Direito, seja qual for sua área de atuação, para atuar em casos de aposentadorias e pensões de todas as naturezas.

  • Preço do Curso

    Consultar preço.

  • Dirigido a

    Profissionais formados em Direito.

  • Área de atuação

    O Especialista em Direito Previdenciário é buscado pelo mercado de trabalho, pois trata-se de um tema pouco estudado na graduação. Este profissional pode atuar como advogado em escritórios de advocacia, ou mesmo como membro do ministério público e magistério.

  • Salário estimado

    A Especialização permite que o profissional ganhe por volta de R$3.000,00.

Especialização em Direito Previdenciário - Porto Alegre - Rio Grande do Sul Comentários sobre Especialização em Direito Previdenciário - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Objetivos:
Capacitar os operadores do Direito a atuarem profissionalmente na defesa dos direitos que decorrem da relação jurídica de previdência social. Mediante uma visão constitucional e sistêmica do direito previdenciário, a qual possibilita uma adequada compreensão do funcionamento desta técnica de proteção social, permitir que os operadores do direito possam atuar com diligência e criatividade, contribuindo mais efetivamente para que sejam atingidos os objetivos do Estado Democrático de Direito elencados no artigo 3º de nossa Lei Fundamental.
Estágio:
Não
Dirigido a:
Advogados, Juízes, Promotores e Procuradores.
Diploma:
Especialista em Direito Previdenciário
Conteúdo:

Especialização em Direito Previdenciário – ESMAFE/UCS - 3ª Edição
Convênio UCS/ESMAFE-RS

Disciplinas e Ementas

MÓDULO I - OS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS (45 horas-aula)
Os Direitos Fundamentais Sociais
30 horas-aula: Wilson Steinmetz - Doutor - UFPR 15 horas-aula: Paulo Leivas - Mestre, PUC/RS
Ementa: Os direitos fundamentais na Constituição de 1988. Hermenêutica constitucional dos direitos fundamentais. Os direitos fundamentais sociais na Constituição e o §1º do artigo 5º. O princípio da proporcionalidade.

MÓDULO II - DIREITO MATERIAL PREVIDENCIÁRIO (165 horas-aula)
Parte Geral e Prestações por Incapacidade (90 horas-aula)
Daniel Machado da Rocha - Mestre - PUC/RS
Marcus Orione - Doutor - USP
Ementa: Conceituação e abrangência. Noções históricas. Princípios da seguridade social. A seguridade social. Tendências modernas das reformas da previdência social. Regimes previdenciários públicos e privados A Emenda Constitucional nº 41/03. Normas gerais de previdência da Lei nº. 8.213/91. Beneficiários (segurados e dependentes). Vínculo previdenciário: aquisição da qualidade de segurado, manutenção e perda da qualidade de segurado. Carência. Prestações Previdenciárias. Requisitos genéricos para acesso às prestações. Cumulação de prestações. Benefícios por incapacidade. Benefícios acidentários e não-acidentários.

 A Relação de Trabalho e a Relação de Previdência Social (15 horas-aula)
José Luís Carlos F. Prunis - Doutor - UFPR
Ementa: Conceito de empregado. Diferenças entre o empregado e os demais segurados da previdência social:o empregado doméstico, o trabalhador avulso, o trabalhador autônomo, o eventual e o segurado especial. Os trabalhadores cooperados e a previdência social. As diferenças entre a relação de trabalho e a relação de previdência social. A reclamatória trabalhista. Os efeitos da sentença proferida na Justiça do Trabalho na relação de previdência social. A competência da justiça do trabalho na execução das contribuições previdenciárias.

 Espécies de Aposentadorias e a Mecânica de Cálculo (30 horas-aula)
Simone Barbísan Fortes – Mestre - UNISINOS
Ementa: Salário-de-Contribuição: espécies. Salário-de-Beneficio. Alterações efetuadas pela Lei nº 9.876/99 (Fator Previdenciário). Cálculo da renda mensal inicial. As aposentadorias do regime geral: aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por tempo de contribuição de professor. A reforma da EC nº. 20/98. A reforma da Lei nº 9.876/99. A cassação de benefícios por parte da administração.

 Benefícios de Proteção à Família e Aposentadoria Especial (15 horas-aula)
João Batista Lazzari – Mestre - UNIVALI
Ementa: Benefícios de proteção à família: Pensão por morte e Auxílio-reclusão. Benefícios de proteção à maternidade e infância: Salário-maternidade e Salário-família. Aposentadoria especial.

 O Regime Próprio da Lei nº 8.112/90 (15 horas-aula)
Carlos Alberto P. Castro – Mestre - UNIVALI
Ementa: Principais diferenças do regime da Lei nº 8.112/90. Tempo de serviço e tempo de contribuição. Contagem recíproca própria e imprópria. Aproveitamento do tempo de serviço rural. Indenização critérios. Certidão de tempo de contribuição.Limitações na consideração dos períodos.

MÓDULO III - DIREITO PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIO (60 horas-aula)


 Particularidades Processuais em Matéria Previdenciária (30 horas-aula)
José Antonio Savaris – Mestre - PUC/RS
Ementa: Devido processo legal, contraditório e ampla defesa (CF/88, art. 5º LIV e LV).Tutela Administrativa. A submissão do processo previdenciário às garantias constitucionais processuais. A auto-tutela administrativa (Súmula 473 do STF). O Programa Permanente de Revisão (Art. 69 da Lei 8.212/91). Demora na apreciação dos processos de concessão ou de revisão de benefício previdenciário. Greve dos servidores públicos, não atendimento ao público. Admissão da prova exclusivamente testemunhal para bóias-frias. A prova pericial e o início do benefício por incapacidade. Incapacidade para o trabalho para fins previdenciários e impossibilidade de trabalhar. Adstrição da sentença previdenciária e os benefícios por incapacidade. A tutela antecipada. Omissão na sentença. Concessão após a sentença. Ordem para pagamento independentemente de requisição. Coisa julgada. Ação rescisória e solução pró-mísero. Ação rescisória por alteração jurisprudencial.

 Processo nos Juizados Especiais Federais (30 horas-aula)
Antônio Fernando Schenkel do Amaral – Mestre - PUC/RS
Ementa: Princípios que regem os Juizados Especiais Federais. Aplicação supletiva do CPC. Valor da causa. Renúncia. Conexão e continência. Entidades despersonalizadas como autores. Capacidade postulatória: assistência obrigatória, representante Preposto. Prazos para defensoria pública e para assistência judiciária gratuita. Audiências: obrigatoriedade. Atos processuais considerados essenciais. Litisconsórcio passivo com pessoa não arrolada no art. 6º. Meios de prova. Antecipação da tutela de ofício. Natureza da sentença no JEF cível. Recursos. Coisa julgada.

MÓDULO IV - CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL (30 horas-aula)


 Natureza Jurídica e Regime Jurídico das Contribuições. Fontes de Custeio e Princípios do Financiamento da Seguridade Social.
Dr.João Ernesto Aragonés - Mestre - PUC/SP
Ementa: Fontes de custeio e princípios do financiamento da seguridade social. Natureza jurídica e regime jurídico das contribuições. Contribuições administradas pela Secretaria da Receita Previdenciária. Contribuições administradas pela Secretaria da Receita Federal.

MÓDULO V - CRIMES CONTRA A SEGURIDADE SOCIAL (30 horas-aula)


 Crimes Contra a Seguridade Social
José Paulo Baltazar Jr. - Mestre - UFRGS
Douglas Fischer - Mestre PUC/RS
Ementa: Crimes contra a seguridade social. Histórico. Bem jurídico. Sujeito ativo. Sujeito passivo. Tipos objetivos. Elemento subjetivo. Consumação e tentativa. Concurso de crimes. Extinção da punibilidade. Estelionato. Falsidades. Apropriação indébita. Sonegação.

MÓDULO VI - PESQUISA NA CIÊNCIA JURÍDICA (30 horas-aula)


 Pesquisa na Ciência Jurídica
Vladimir Luis Silva da Rosa – Mestre - UFRGS
Ementa: A Pesquisa e Metodologia Científica. A Pesquisa e Metodologia Jurídica. Monografia Jurídica (projeto)

 Atividades Complementares e Monografia

Últimas visitas ao curso

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Direito Fiscal: