Especialização em Educação e Prática Docente

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Especialização em Educação e Prática Docente - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    GERAIS:

    Propiciar o aprofundamento de conhecimentos pedagógicos para profissionais de diferentes áreas do saber, destacando a docência nas diversas modalidades de ensino.


    ESPECÍFICOS:

    · Desenvolver estratégias participativas de construção coletiva ao longo dos módulos do curso;

    · Reconhecer mecanismos de integração em práticas interdisciplinares;

    · Analisar o sistema de ensino brasileiro, a partir de seus fundamentos históricos, políticos, sociais e filosóficos;

    · Avaliar a prática pedagógica tendo em vista seus elementos constitutivos: planejamento, projetos, praticas educativas, avaliação, entre outros;

    · Reconhecer e discutir as tendências atuais de pesquisa em educação;

    · Refletir sobre as fases de desenvolvimento bio-psico-social dos educandos e suas influências no processo de ensino-aprendizagem;

    · Analisar o papel das novas tecnologias para o aprimoramento da prática docente;

    · Propiciar momentos de estudo, discussão, pesquisa e reflexão sobre questões específicas em cada área de atuação docente;

    · Resgatar e valorizar a pratica pedagógica e a poética na arte de educar.
  • Dirigido a
    O curso destina-se aos docentes, pesquisadores da educação e outros profissionais das diferentes áreas de conhecimento e atuação que pretendam aprimorar sua ação didático-pedagógica e colaborar para a construção de um projeto coletivo de educação.
  • Conteúdo
    Disciplina: Poéticas Pedagógicas e Prática Docente
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: O objetivo principal da disciplina é proporcionar o resgate da trajetória histórica de educadores e educadoras, mais do que isso de “educações”, articulando diálogos entre diversos campos do saber (Filosofia, Antropologia, Literatura, Cinema, Psicologia Social, História, entre outros) e a atividade do educador, pensando a educação em seu sentido mais amplo e nos seus múltiplos espaços de produção social. Serão utilizadas vertentes da Educação Popular e da Educação Ambiental a fim de propiciar provocações temáticas interdisciplinares para pensar o trabalho docente e o papel do educador e suas relações com os educandos. A tentativa de impregnar o ato pedagógico pelas questões estéticas e pelo sabor poético é o desafio dessa disciplina, que pretende desconstruir a lógica formal e construir coletivamente um registro acalorado e prazeroso da prática docente, compartilhado entre os participantes do curso.

    Disciplina: Tópicos e Psicologia Educacional
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Analisar o desenvolvimento bio-psico-social do indivíduo, apresentando alguns elementos afetivos-emocionais. Apresentar o conceito de aprendizagem significativa através das principais teorias de aprendizagem e dando ênfase ao conceito de sujeito. Iniciar uma discussão sobre a formação docente. Entre os principais temas, destacam-se: Desenvolvimento Humano, Formação da Identidade, Necessidades Humanas, Aprendizagem Significativa, Sujeito e Aprendizagem e Formação Docente.

    Disciplina: História e Política Educacional Brasileira
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: A educação brasileira revela estruturas políticas de dominação e exclusão sobre a égide da hegemonia dos dominantes. O objetivo da disciplina é traçar um panorama da história na compreensão do sentido político do conceito de direito, cidadania e educação; desvelar os paradigmas; mecanismos de exclusão com base político, filosófico e histórico, fortalecer a consciência do profissional da educação pela luta da escola pública e democrática.

    Disciplina: Tendências da Pesquisa Educacional
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: A investigação do processo educativo se faz necessário na formação do professor-pesquisador, tendo em vista a caracterização do trabalho docente como interessante objeto de estudo, a fim de avaliar as variadas práticas pedagógicas em toda sua riqueza e verificar seus pressupostos básicos. Serão analisadas as diversas correntes teórico-metodológicas que podem contribuir para esse olhar crítico do fazer pedagógico. Serão trazidos para discussão os estudos do tipo etnográfico, a pesquisa-ação, a pesquisa participante, interdisciplinaridade, abordagem fenomenológica, entre outras tendências da pesquisa, de modo a subsidiar o processo de fundamentação teórica dos projetos de monografias de especialização e o campo investigativo dos professores.

    Disciplina: Metodologia da Pesquisa
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: A pesquisa científica visa desvendar problemas que incomodam a sociedade contemporânea, ou mesmo para aprofundar e refletir sobre os conhecimentos acumulados pelas universidades e instituições de pesquisa, para isso é desenvolvida uma seqüência de passos que proporcionam a realização de uma investigação minuciosa, que procura pistas e indícios que possam solucionar esses problemas. Seguindo esse princípio a disciplina Metodologia da Pesquisa partirá dos conceitos da Filosofia da Ciência e da discussão da relação entre Ciência, Pesquisa e Educação, levando o pós-graduando a compreender a origem e evolução do conhecimento científico e a produção social da ciência, tendo como ponto de partida algumas leituras de fundamentação e filmes que abordam a atividade cientifica em toda a sua riqueza, seja do ponto de vista das dificuldades, das estratégias, da técnica, da aplicação, do conhecimento, da ética, dos paradigmas, entre outros aspectos.

    Disciplina: Multimeios e Comunicação Educativa
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Pretende-se estudar as condições de integração das novas tecnologias da informação e comunicação aos contextos da educação, os princípios da Educomunicação, dentro ou fora da escola, visando à busca de metodologias diferenciadas de construção do conhecimento, centradas na relação educador-educando. Análise das condições das salas multiambientais, a construção de materiais didático-pedagógicos e o uso de recursos audiovisuais em sala de aula. Ressaltar a influência dos recursos midiáticos no contexto da divulgação e produção do conhecimento, tendo como pressupostos a questão da globalização e da informatização. Contribuir com a formação de educadores, levantando reflexões sobre as condições pedagógicas e operacionais do setor educacional, no que refere-se à aplicação dos multimeios como recurso pedagógico em sala de aula.
    Disciplina: Formação Docente e Práticas Educativas

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: A presente disciplina pretende discutir a relação entre a ação docente e concepções de educação presentes nas práticas educativas e pedagógicas cotidianas e os referenciais de construção da identidade e profissionalidade do educador, tendo como eixo a construção coletiva do Projeto Pedagógico na unidade escolar. Busca-se compreender as relações entre educação escolar e sociedade, tendo o contexto social brasileiro, a educação básica e o ensino superior como objeto de análise. Tem-se como objetivos: a) conhecer e analisar as relações existentes entre práticas docentes e concepções de educação; b) identificar e analisar os elementos que compõem a identidade e a profissionalidade do educador; c) problematizar as demandas pedagógicas trazidas pelo grupo, propondo ações de formação que superem dificuldades, hierarquizações e o senso comum presentes nas práticas escolares.

    Disciplina: Projetos de Ensino e Interdisciplinaridade
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: A disciplina pretende oferecer ao Educador, uma visão interdisciplinar da ciência e do ensino, no sentido de explorar todos os aspectos em relação ao tema projeto. A caracterização da Especialização e Prática Docente, através da integração das diferentes disciplinas do curso proporcionará ao aluno não só a aprendizagem teórica, como a vivência e a relação entre os conteúdos interdisciplinares, num único projeto, onde a pesquisa se faz princípio educativo e desafio para o Educador Contemporâneo.

    Disciplina: Projetos de Ensino e Interdisciplinaridade
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: A disciplina pretende oferecer ao Educador, uma visão interdisciplinar da ciência e do ensino, no sentido de explorar todos os aspectos em relação ao tema projeto. A caracterização da Especialização e Prática Docente, através da integração das diferentes disciplinas do curso proporcionará ao aluno não só a aprendizagem teórica, como a vivência e a relação entre os conteúdos interdisciplinares, num único projeto, onde a pesquisa se faz princípio educativo e desafio para o Educador Contemporâneo.

    Disciplina: Gestão Educacional: Planejamento e Avaliação
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: A disciplina visa discutir o processo de gestão da escola no contexto da sociedade contemporânea, tendo em vista que a sua humanização implica em mudança de visão de mundo e de postura diante da vida, da educação e da própria escola. O entendimento da escola enquanto espaço para construção da cidadania é fundamental, tendo em vista a gestão da complexidade e a liderança de pessoas que precisam agir coletivamente. Deverá ser levada em consideração, também, a orientação para a efetivação do Projeto de Desenvolvimento Institucional, envolvendo docentes e discentes que possam construir competências para a leitura crítica do mundo e o nível de conscientização necessário para efetivar mudanças que contribuam para a construção de uma sociedade mais humanizada, democrática e com qualidade de vida para todos. Serão identificados os fatores facilitadores e dificultadores do planejamento da gestão da escola democrática e os papéis que nela representam os diferentes segmentos da escola. É necessário ainda redimensionar o papel da avaliação no processo educacional, considerando o papel dos sujeitos no processo de construção de conhecimento, em oposição à visão tradicional de reprodução e acumulação de informações. Visa também situar a avaliação no planejamento do trabalho pedagógico, objetivando uma pedagogia da inclusão, redimensionando o papel do erro na construção de conhecimento.

Outro curso relacionado com metodologia e didática do ensino

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |