Especialização em Engenharia da Manutenção - Semi-presencial

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Lenice Laflor

Lenice Laflor

Especialização em Engenharia da Manutenção

  • Modalidade
    As aulas são presenciais.
  • Duração
    A carga horária é de 360h.
  • Certificado oficial
    Os alunos, ao final do curso, recebem o título de Especialista em Engenharia da Manutenção.
  • Considerações
    A Especialização em Engenharia da Manutenção, oferecida pela PUCPR, tem ênfase na especialização de profissionais para atuarem como responsáveis pela gestão e manutenção de plantas industriais e sistemas complexos de produção. É um curso dinâmico que visa capacitar o profissional para desempenhar suas funções de maneira integrada a estratégia empresarial.
  • Dirigido a
    Esta Especialização tem como público-alvo graduados em Engenharia e áreas afins.
  • Área de atuação
    As oportunidades de emprego podem ser encontradas em no setor industrial (automobilístico, siderúrgico, químico, petroquímico, alimentício, construção civil, etc); além dos setores de suprimento, comercial e de serviços.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Engenharia da Manutenção - Semi-presencial - Curitiba - Paraná

  • Titulação
    Especialista em Engenharia da Manutenção
  • Conteúdo
    Proposta

    Especializar profissionais de nível superior, para atender a Função Manutenção nas plantas industriais e nos sistemas complexos de produção e serviços que se tornam mais integrados à Função Produção. Neste cenario exige-se uma qualificação técnica cada vez mais aprofundada por um lado e uma abordagem cada vez mais integrada com a estratégia empresarial por outro. O mercado globalizado e o ambiente tecnológico atual exigem que os objetivos da Manutenção e da Produção sejam compatibilizados e harmonizados para se alcançar níveis mais elevados de competitividade. Neste sentido, a Manutenção deixa de ser um elemento de custo nas empresas para se tornar uma Função geradora de vantagem competitiva

       Público

    Gerentes, engenheiros, supervisores e outros profissionais de nível superior atuantes na área de Manutenção em empresas dos setores industrial (automobilístico, manufatura, siderúrgico, químico, petroquímico, alimentício, construção civil e outros) e setores de suprimento, comercial e de serviços.

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Sábado - 08h20min às 12h00min
    Sábado - 13h30min às 17h10min


       Periodicidade

    Mensal

       Carga Horária

    360 horas
    Vagas
    60

       Disciplinas
    • Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade

      - Definição / Conceito / Atribuições - A Função de Confiabilidade - Vida Útil - Confiabilidade de Sistemas - Medidas de Confiabilidade / Limites de Confiança - Mantenabilidade como Fator de Qualidade e Produtividade da Manutenção - Engenharia de Mantenabilidade; - Parâmetros de Disponibilidade / Confiabilidade - Avaliação e Controle da Disponibilidade - Disponibilidade e Manutenção de Sistemas, Avaliação e Controle da Confiabilidade - Engenharia da Confiabilidade - Classificações e Medidas da OEE ( Eficiência Global dos Equipamentos), Produtividade Efetiva Total do Equipamentos (TEEP) - Analise da Performance de um sistema (SPA) - MCC - Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) - FMEA = Análise dos Modos (causa) e efeitos de falha, associado à criticidade. - Análise das Causas-Raizes da Falha (RCFA), Análise da árvore de falhas (FTA) - Índice de Risco - Ocorrência x Gravidade x Detecção.

      Carga horária: 30
    • Epistemologia

      A partir da reflexão epistemológica, propõe-se a compreensão da pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico

      Carga horária: 15
    • Ética

      A identificação dos pressupostos Éticos e Morais em relação aos seus interpretantes históricos – principalmente após a reestruturação social do capital a partir da segunda metade do século XX – na construção e manutenção do Conhecimento, do Poder, da Sociedade e da Justiça Social.

      Carga horária: 15
    • Gestão Econômica e de Custos

      Aspectos econômicos fundamentais da gestão de operações e métodos de custeio adequados aos diferentes aspectos de operações industriais e de serviços.

      Carga horária: 30
    • Manutenção Detectiva e Preditiva

      - Histórico - Importância - Ensaios não destrutivos aplicados na manutenção - Métodos e técnicas de inspeção - Tipos de Manutenção Preditiva - Análise de Lubrificantes - Análise de Vibrações - Termografias - Análise de relatórios de ensaios

      Carga horária: 30
    • Metodologia Científica

      Metodologia do trabalho científico: conceitos e definições. Monografia, dissertação e tese. Tema, problema, hipótese e variáveis. Pesquisa bibliográfica. Estruturação de um trabalho acadêmico. Normas ABNT. Métodos e técnicas de pesquisa: estudos de caso, pesquisa-ação e survey.

      Carga horária: 30
    • Metrologia e Instrumentação na Manutenção

      - Metrologia em manutenção industrial; - Instrumentação em manutenção industrial; - Equipamentos de inspeção, medição e teste; - Incertezas em malhas de medição; - Aquisição de dados de chão de fábrica; - Indicadores Ambientais e de Processo - Resultados Práticos da Aplicação de Indicadores - Plano de Monitoramento - Técnicas de monitoramento e diagnostico em manutenção - Sistemas de Telemanutenção (remote maintenance)

      Carga horária: 30
    • Planejamento e Controle da Manutenção

      - Organização da manutenção planejada - Política de Manutenção - Ciclo de Gerenciamento da Manutenção - Tipos de Manutenção: Corretiva, Preventiva, Preditiva, Proativa, Detectiva. - Histórico de Equipamentos - Diretrizes da Manutenção Corretiva (Indicadores TMEF / TMPR) - Programa de Manutenção Preventiva - Roteiros e Planos de Manutenção - Padrões de Manutenção - Curva da Banheira - Organização de Documentação - Análise de Anomalias - Sistemas de Informação e Gestão da Manutenção - Métodos de Planejamento - Controle da Manutenção - Planejamento de Paradas e Otimização de Recursos - Relatórios Gerenciais - Sistemas de Informação e Gestão da Manutenção (CMMS - Computerized Maintenance Management System)

      Carga horária: 30
    • Qualidade e Produtividade

      -: TQC e TQM: conceitos; Housekeeeping; Kaizen; Just-in-Time; trabalho em Equipes; Kanban; Abordagem de processos Sistemas da Qualidade;; Sistema de Gestão Ambiental; Selos Verdes

      Carga horária: 30
    • Seminarios Avançados



      Carga horária: 30
    • Sistemas Integrados

      - Visão geral da integração de sistemas industriais: automação industrial, fluxos de informação, níveis de integração, arquiteturas de integração, manufatura integrada por computador (CIM – Computer Integrated Manufacturing) e a norma ISA-95. - Sistemas de informação industriais: ERP (Enterprise Resource Planning), MES (Manufacturing Execution Systems), SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition), SFC (Shop-Floor Control), PIMS (Plant Information Management System), FIS (Factory Information System). - Interconectividade de sistemas industriais: redes industriais, bancos de dados e o padrão OPC.

      Carga horária: 30
    • Terceirização na Manutenção

      - Fundamentos da terceirização - Formas de terceirização - Etapas para a terceirização - Custos para a terceirização - Benefícios da terceirização - Terceirização na manutenção industrial

      Carga horária: 30
    • TPM: Manutenção Produtiva Total

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu gostaria de maiores informações quanto a Especialização em Engenharia da Manutenção - semi-presencial, no que se refere as próximas turmas que irão abrir, período de realização, matriculas, mensalidades, etc. Eu tenho interesse na realização deste e estou avaliando as possibilidades. "

Marco para Especialização em Engenharia da Manutenção

Goiás Estado

Outro curso relacionado com engenharia industrial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |