Especialização em Engenharia de Software

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Lenice Laflor

Lenice Laflor

Especialização em Engenharia de Software

  • Modalidade
    As aulas são realizadas de forma presencial.
  • Duração
    A carga horária corresponde a 360h.
  • Certificado oficial
    Especialista em Engenharia de Software
  • Considerações
    O programa de Especialização em Engenharia de Software, oferecido pela PUCPR, tem ênfase na qualificação profissional voltada para projeção, desenvolvimento e manutenção de softwares. Entre os conteúdos que fazem parte do programa de estudos do curso, destacamos: Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação, Modelagem Orientada a Objetos, Padrões de Projeto, Processo de Desenvolvimento de Projetos, entre outros.
  • Dirigido a
    Este curso está dirigido a profissionais de Informática e áreas afins.
  • Área de atuação
    Empresas de informática, tecnologia, sites, etc.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Engenharia de Software - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Objectivos
    O crescimento da demanda no mercado por profissionais de engenharia de software altamente qualificados é notável e irreversível, em particular na área de desenvolvimento e gestão de projetos de software. Este movimento atinge de imediato as organizações, que estão intensificando (como um fator competitivo importante) cada vez mais o uso de recursos computacionais para agilizar e racionalizar seus processos. A exigência de qualidade de projeto para um software corporativo altamente competitivo passa, inequivocamente, pela correta utilização do paradigma empregado e dos diferentes padrões de análise, projeto e arquitetura. Ela decorre do próprio modelo de evolução de um software, que em geral é projetado, desenvolvido e mantido por equipes ou indivíduos diferentes. É necessário, então, dominar o processo de desenvolvimento de software, para que ele seja competitivo em termos de produtividade e qualidade; fatores imprescindíveis à aceitação de um produto deste gênero. O paradigma da Orientação a Objetos é um padrão de fato. Ele traz muitos benefícios ao processo de construção de sistemas de software. Na fase de desenvolvimento, propicia aumento da produtividade, melhoria de qualidade e redução da complexidade dos sistemas. Durante a fase de manutenção, facilita a introdução de novos requisitos e a realização de modificações nos sistemas, reduzindo custos e prazos. Este curso abordará as metodologias e tecnologias orientadas a objetos, tais como o “Unified Process”, a linguagem UML, programação orientada a objetos, padrões de análise, projeto e arquitetura de software. Serão também abordadas questões ligadas à qualidade de software e gestão de projetos de tecnologia da informação. O conteúdo será ministrado através de aulas e atividades práticas em laboratórios, incluindo estudos de casos e um projeto final que consolidará os conhecimentos adquiridos.
  • Dirigido a
    Profissionais da área de informática responsáveis por gerência, desenvolvimento e manutenção de software, também incluindo administradores de bancos de dados, analistas e programadores que desejam obter uma visão ampla e aprofundada do paradigma da Orientação a Objetos.
  • Titulação
    Especialista em Engenharia de Software
  • Conteúdo

       Proposta

    O crescimento da demanda no mercado por profissionais de engenharia de software altamente qualificados é notável e irreversível, em particular na área de desenvolvimento e gestão de projetos de software. Este movimento atinge de imediato as organizações, que estão intensificando (como um fator competitivo importante) cada vez mais o uso de recursos computacionais para agilizar e racionalizar seus processos.

    A exigência de qualidade de projeto para um software corporativo altamente competitivo passa, inequivocamente, pela correta utilização do paradigma empregado e dos diferentes padrões de análise, projeto e arquitetura. Ela decorre do próprio modelo de evolução de um software, que em geral é projetado, desenvolvido e mantido por equipes ou indivíduos diferentes. É necessário, então, dominar o processo de desenvolvimento de software, para que ele seja competitivo em termos de produtividade e qualidade; fatores imprescindíveis à aceitação de um produto deste gênero. O paradigma da Orientação a Objetos é um padrão de fato. Ele traz muitos benefícios ao processo de construção de sistemas de software. Na fase de desenvolvimento, propicia aumento da produtividade, melhoria de qualidade e redução da complexidade dos sistemas.

     Durante a fase de manutenção, facilita a introdução de novos requisitos e a realização de modificações nos sistemas, reduzindo custos e prazos. Este curso abordará as metodologias e tecnologias orientadas a objetos, tais como o “Unified Process”, a linguagem UML, programação orientada a objetos, padrões de análise, projeto e arquitetura de software. Serão também abordadas questões ligadas à qualidade de software e gestão de projetos de tecnologia da informação. O conteúdo será ministrado através de aulas e atividades práticas em laboratórios, incluindo estudos de casos e um projeto final que consolidará os conhecimentos adquiridos.

       Público

    Profissionais da área de informática responsáveis por gerência, desenvolvimento e manutenção de software, também incluindo administradores de bancos de dados, analistas e programadores que desejam obter uma visão ampla e aprofundada do paradigma da Orientação a Objetos.

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Sábado - 08h20min às 12h50min
    Sábado - 13h30min às 18h00min


       Periodicidade

    Quinzenal

       Carga Horária

    360 horas

    Vagas
    30


    Disciplinas
    • Arquitetura de Software

      Introdução à arquitetura de software. Introdução a padrões de arquitetura. Linguagens de descrição de arquitetura. Arquitetura de software organizada em visões.

      Carga horária: 30
    • Engenharia de Requisitos

      O Contexto da Engenharia de Requisitos - visão geral: léxico, processos, técnicas, ferramentas. A Engenharia de Requisitos e sua Aplicação nas Organizações. Fases do Ciclo de Vida de Projeto. Gerência de Projeto. O Contexto da Identificação de Demanda. Estudo de Viabilidade. Modelo Lógico. Modelo Físico. Gerência de Requisitos. Implantação de Gerência de Requisitos. Perspectivas da Engenharia de Requisitos.

      Carga horária: 30
    • Epistemologia

      A partir da reflexão epistemológica, propõe-se a compreensão da pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico

      Carga horária: 15
    • Ética

      A identificação dos pressupostos Éticos e Morais em relação aos seus interpretantes históricos – principalmente após a reestruturação social do capital a partir da segunda metade do século XX – na construção e manutenção do Conhecimento, do Poder, da Sociedade e da Justiça Social.

      Carga horária: 15
    • Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação

      Por que os projetos falham? Indicadores internacionais e nacionais sobre o desempenho de projetos. O PMBOK – A Guide to the Project Management Body of Knowledge. Grupos de Processos na condução de Projetos. Gerência de Escopo. Gerência de Tempo. Gerência de Risco. Gerência de Integração. Gerência de Comunicação. Gerência de Custo. Gerência de Recursos Humanos. Gerência de Aquisição. Gerência de Qualidade. Ferramentas de Apoio ao Gerenciamento de Projetos. Tópicos especiais em Gerência de Projetos.

      Carga horária: 30
    • Interface Homem-Máquina

      Arquitetura de sistemas reativos. Fatores humanos e aspectos de ergonomia. Gerenciadores de janelas. Objetos de interação. Controle de diálogo. Patterns para projetos de interface homem-computador. Estudo de casos.

      Carga horária: 30
    • Metodologia Científica

      A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

      Carga horária: 15
    • Modelagem Orientada a Objetos

      Razões para uso de orientação a objetos. A linguagem UML. Orientação a objetos e ambiente de software. Estudo de caso. Contexto do modelo. A descoberta dos objetos. Técnica de validação de modelos. Documentação do modelo.

      Carga horária: 30
    • Padrões de Projeto

      Estudo dos principais patterns de projeto e programação documentados na Literatura e a sua aplicação em sistemas orientados a objetos, usando a linguagem Java.

      Carga horária: 30
    • Processo de Desenvolvimento de Projetos

      Principais abordagens de desenvolvimento. Conceitos atuais no desenvolvimento de software. Tipos de ciclo de vida. Desenvolvimento de um projeto de software em todas as suas fases.

      Carga horária: 45
    • Processo Unificado

      Engenharia de requisitos. Método Unified Process: ciclo de vida de sistemas orientados a objetos, desenvolvimento iterativo e incremental, desenvolvimento de software em grupo e reutilização de experiências em modelagem.

      Carga horária: 30
    • Programação Orientada a Objetos

      Classe. Interface. Uso de bibliotecas padrão (I/O e serialização). Aplicação e uso de padrões de estrutura de dados (Vetores, Matrizes, Listas Encadeadas, Hash Table, Sort). Uso e contextualização de templates, polimorfismo, herança e agregação.

      Carga horária: 30
    • Qualidade de Software

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber como funciona este curso? Como são ministradas as aulas e quanto tempo de curso? Essa Especialização em Engenharia de Software é reconhecido pelo MEC? Qual a carga horária? Qual o valor das mensalidades? Onde as aulas vão ser ministradas "cidade e endereço"? Tem algum pré-requisito para este curso? "

Toni para Especialização em Engenharia de Software

Paraná

"Achei muito interessante a grade do curso e tenho interesse assim que terminar minha graduação, em fazer essa pós seja na puc ou em outro lugar. Eu gostaria se possível receber maiores informações sobre a Especialização em Engenharia de Software, pois estou fazendo pesquisa em várias instituições. "

Angélica para Especialização em Engenharia de Software

Paraná

"Eu estou atrás da Especialização em Engenharia de Software. Preciso de todas os detalhes sobre esse curso."

Wanderson para Especialização em Engenharia de Software

Paraná

Outro curso relacionado com engenharia de software

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |