Especialização em Estatística Aplicada

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Estatística Aplicada - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    - Preparar profissionais que dêem assessoria estatística; - Oferecer subsídios aos pesquisadores na orientação científica; - Aperfeiçoar e preparar professores de Probabilidade e Estatística, de nível superior e médio.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Professores que já atuam ou que desejam atuar em Probabilidade e Estatística; pesquisadores que necessitem do uso da Estatística; e interessados em geral, com nível superior, desde que, em sua graduação, tenham cursado alguma disciplina de Estatística, ou que tenham atuado algum tempo na área de Estatística.
  • Titulação
    Especialista em Estatística Aplicada
  • Conteúdo

    Disciplinas e Ementas


    Metodologia Quantitativa, Tópicos de História e Ensino de Estatística e Probabilidade (15 horas-aula)
    Ementa: Ciência e pesquisa científica. Metodologia da pesquisa quantitativa. História da Estatística. Problemas subjacentes ao ensino da Estatística.

    Estatística Descritiva (30 horas-aula)
    Ementa: Tipos de varáveis. Níveis de mensuração. Organização de dados, gráficos e histogramas. Medidas de posição, de dispersão e de distribuição. Momentos. Distribuições bivariadas, cruzamento de variáveis.

    Tópicos de Probabilidade e Modelos de Distribuição de Probabilidades (45 horas-aula)
    Ementa: Probabilidade em espaços amostrais finitos e infinitos. Probabilidade condicional. Variáveis aleatórias unidimensionais e bidimensionais, discretas e contínuas. Modelos de distribuição de probabilidade.

    Amostragem e Estimação de Parâmetros (30 horas-aula)
    Ementa: Teoria da amostragem. Estatísticas e distribuições amostrais. Erro padrão. Planejamento amostral e tipos de amostragem. Estimadores e suas propriedades. Estimação de parâmetros, erros de estimativas, níveis de confiança, intervalos de estimação, dimensionamento de amostras.

    Testes de Hipóteses (45 horas-aula)
    Ementa: Testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos, erros de decisão, escolha do teste adequado, níveis de significância, dimensionamento de amostras.

    Análise de Variância: Anova, Ancova, Manovae Anova de Medidas Repetidas (45 horas-aula)
    Ementa: Análises de variância e de covariância. Análise multivariada de variância. Análise de variância com medidas repetidas.

    Correlação e Regressão (45 horas-aula)
    Ementa: Associação de variáveis, correlação e regressão. Correlação amostral, coeficientes de correlação, correlação parcial e múltipla. Análise de regressão e seus problemas. Modelos lineares de regressão simples e múltipla. Testes de significância e predições em correlação e regressão.

    Tópicos de Análise Multivariada (45 horas-aula)
    Ementa: Análise de componentes principais (ACP). Análise fatorial. Análise de consistência interna. Análise de agrupamentos. Análise de trajetória.

    Séries Temporais (30 horas-aula)
    Ementa: Movimentos de uma série temporal. Análise de variações sazonais e análise de tendência. Testes de significância e intervalos de previsão.

    Números Índices (15 horas-aula)
    Ementa: Fundamentos. Índice relativo. Indices agregativos - simples e ponderados, propriedades dos números índices. Séries de números. Indices, erros em números. Indices, principais índices, aplicações de números. Indices: deflacionamento, decomposição do índice de produtividade, comparação de bem-estar.

    Aplicações Estatísticas em Controle e Gestão de Qualidade (30 horas-aula)
    Ementa: Inspeção por amostragem. Controle estatístico de processos: gráficos de Shewhart. Causas comuns e causas especiais de variabilidade. Ferramentas estatísticas para a qualidade. Capacidade de medição. Capacidade de processo. Qualidade 6 sigmas. Confiabilidade.

     

Últimas visitas ao curso

"Eu sou bioquímico e tenho muitas analises numéricas a fazer com meus resultados analíticos (dosagens bioquímicas e hormonais)e gostaria de saber se a especialização em estatística de sua instituição tem um caráter voltado mais pra engenharia ou "generalista" no sentido de analises comparativas? O curso acontece finais de semana, duração, preço? "

Rodrigo para Especialização em Estatística Aplicada

Santa Catarina

"Eu gostaria de saber mais informações sobre o curso de especialização em estatística aplicada, pois estou procurando algo assim para fazer de pois que eu me formar em administração de empresas. Eu gostaria de informações como valores, tempo do curso e quantos dias da semana tem aula. "

Patrícia para Especialização em Estatística Aplicada

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com estatísticas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |