Especialização em Filosofia na Sala de Aula

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Filosofia na Sala de Aula - Presencial - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Oportunizar ao aluno a aquisição dos pressupostos filosóficos para melhor compreender e analisar criticamente os problemas, possibilitando ao aluno a reflexão e a análise dos problemas de Filosofia, contribuindo para a docência e, sobretudo, para a formação continuada necessária ao seu exercício. Específicos - Estimular o processo de formação continuada dos sujeitos da práxis pedagógica. - Orientar o aluno na identificação e no conhecimento básico dos referenciais de pesquisa na área de Filosofia. - Proporcionar ao aluno a construção e aplicação de diferentes abordagens metodológicas, buscando um aperfeiçoamento didático-pedagógico específico ao ensino crítico requerido pela Filosofia. - Oportunizar a produção dinâmica de material didático necessário ao fazer pedagógico.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Licenciados em Filosofia e áreas afins.
  • Titulação
    Especialista em Filosofia na Sala de Aula
  • Conteúdo

    Filosofia na sala de aula

    Disciplinas e Ementas

    A Compreensão do Humano I: Antropologia Filosófica, Cultura e Ideologia (60 horas-aula)
    Ementa: Compreensão das possibilidades de definição do humano a partir de seus pressupostos fundamentais: (a) os conceitos de homem; (b) o papel da cultura no processo de humanização; (c) o problema da liberdade e da ideologia como constitutivo do tecido social; (d) a razão como elemento essencial da estruturação humana.

     - A Compreensão do Humano II: a Questão da Linguagem (30 horas-aula)
    Ementa: Apreensão da importância da linguagem como veículo de significados e de conhecimento e de suas várias dimensões, que incluem a sintaxe, a semântica e a pragmática, porém que se desdobram também em seu papel histórico, de transformação social e humana. Reflexão sobre as estruturas lógicas de raciocínios e da relação possível entre forma lógica e conteúdo semântico Desenvolvimento da habilidade de argumentar e da percepção do poder envolvido em argumentações com uso de recursos retóricos, nem sempre válidos. Compreensão da relevância da análise lógico-filosófica da linguagem para a investigação de problemas humanos fundamentais: morais, políticos e cognitivos.

     - Teoria do Conhecimento Humano I: Conhecimento Empírico, Mítico, Religioso e Filosófico (45 horas-aula)
    Ementa: Compreensão da filosofia a partir de seus conceitos fundamentais e de seus principais problemas, com especial ênfase nas diferentes teorias do conhecimento construídas na tentativa de explicar o que é a realidade.

     - Teoria do Conhecimento Humano II: Epistemologia (30 horas-aula)
    Ementa: Revolução científica do século XVII: Galileu e a experimentação. O cientificismo do paradigma newtoniano. Essencialismo cartesiano. A ruptura e a inversão epistemológica na ciência contemporânea: crítica ao empirismo e cientificismo. O surgimento da epistemologia. Investigação científica: contexto de descoberta e de justificação. Natureza conjetural do conhecimento científico. Continuísmo histórico e descontinuísmo epistemológico.

     - Pesquisa em Filosofia (45 horas-aula)
    Ementa: Compreensão dos pressupostos da investigação científica em filosofia: relação entre o objeto de investigação científica, os referenciais teóricos e métodos. Planejamento e elaboração do projeto do trabalho de conclusão do curso.

     - Filosofia Prática I: Ética e Moral (15 horas-aula)
    Ementa: Compreensão da ética em sua articulação com a questão do sentido humano da realidade a partir da análise de problemas éticos fundamentais. A disciplina se organiza em torno aos seguintes temas: ética e moral, estatuto filosófico da ética, fundamentação do agir, subjetividade e intersubjetividade, responsabilidade e liberdade, a ética como condição da sociabilidade.

     - Filosofia Prática II: Filosofia Política e Globalização (30 horas-aula)
    Ementa: Análise da complexidade dos fenômenos políticos que caracterizam a realidade política contemporânea focalizando o tema da globalização. Compreensão da questão da identidade no mundo globalizado; da identidade nacional e étnica; do fundamentalismo e da nação; da violência e da desigualdade social; dos direitos, da cidadania e da democracia; da política e da globalização.

     - Filosofia Prática III: a Questão Ambiental e Bioética (60 horas-aula)
    Ementa: Compreensão da questão ambiental e da Bioética a partir de seus pressupostos fundamentais: (a) o conceito de natureza; (b) a necessária objetificação da natureza frente ao modelo científico; (c) a relação cognoscitiva, pressupondo a ciência fundamentada na autonomia subjetiva frente à natureza desmistificada; (d) o questionamento da legitimidade do agir humano em relação ao meio ambiente; (e) as fronteiras da ação humana e as novas concepções morais requeridas pela sua ampliação.

     - Oficinas de Textos e Técnicas Pedagógicas (45 horas-aula)
    Ementa: Análise de materiais didáticos, em diferentes mídias, concebidos para o ensino de Filosofia nos ensinos. Análise, seleção e organização de textos não-filosóficos, em diferentes mídias, para utilização em aulas de Filosofia. Elaboração de materiais didáticos.


Últimas visitas ao curso

"Existe especialização ou formação em filosofia para criança? Eu gostaria de informações. "

Neusila para Especialização em Filosofia na Sala de Aula

Rio Grande do Sul

"Favor enviar informações sobre a especialização em filosofia na sala de aula. "

João para Especialização em Filosofia na Sala de Aula

Bahia

"Muito me interessou o curso de especialização em filosofia na sala de aula oferecido por vocês. Eu gostaria de obter informações sobre o valor ($) da já mencionada especialização. "

Marcos para Especialização em Filosofia na Sala de Aula

Rio Grande do Sul

"Eu gostaria de saber a duração da pós em filosofia, o preço e condição de pagamento e se é ead. desejo receber informações a respeito. "

Maria para Especialização em Filosofia na Sala de Aula

Paraná

"Estou interessado em fazer um curso de mestrado e gostaria de solicitar informações se seria possível fazer o mesmo a distancia. Qual é o valor a ser pago, forma de como seria realizado o curso, etc. Eu sou formado em filosofia e pedagogia e gostaria de ter uma especialização em mestrado. No mais, gostaria de saber todas as possibilidades sobre o mestrado. "

Marcos para Especialização em Filosofia na Sala de Aula

São Paulo

Outro curso relacionado com filosofia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |