Especialização em Filosofia

Solicite informação sem compromisso UeFs - Universidade Estadual de Feira de Santana

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Filosofia - Presencial - Feira de Santana - Bahia

  • Conteúdo
    No intuito de incrementar as atividades de pesquisa e extensão, foi criado Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia - NEF, que mostrou uma preocupação essencial com a qualidade dos profissionais no campo da Filosofia nacional. Por esse motivo, realizaram-se vários cursos de extensão, capacitação profissional, seminários, encontros e publicações, entre outras atividades promovidas pelo nosso Núcleo, além da criação da Revista Ideação.
    Objetivos

    Objetivo Geral:

    O curso se propõe a aprofundar temas e conteúdos fundamentais do pensamento filosófico ocidental através de análise crítica e do emprego da metodologia acadêmica, a partir dos pensadores da tradição da História da Filosofia, com ênfase em temas clássicos e autores destacados que representam distintas, mas entrelaçadas, correntes de reflexão na História da Filosofia ocidental.
    Objetivos Específicos:
    * Aprofundar o conhecimento dos profissionais e professores que atuam ou desejam atuar no campo do ensino e da pesquisa em filosofia e humanidades;
    * Ampliar as pesquisas em filosofia, possibilitando a publicação de seus resultados usando a infraestrutura do NEF e a potencialidade dos professores da área;
    * Sedimentar linhas de pesquisa, ampliando os grupos de pesquisa com a participação de alunos de pós-graduação em fase de elaboração de trabalhos científicos.
    Público-Alvo:

    O caráter lato sensu de nosso curso de Pós-graduação nos possibilita abarcar um amplo espectro de público, desde profissionais com formação universitária em áreas afins ou portadores de diploma superior de duração plena – que terão seus pedidos de inscrição previamente analisados pela Coordenação do Curso de Especialização em Filosofia – até os Licenciados e Bacharéis em Filosofia. O perfil do especialista formado neste curso de pós-graduação lato sensu é o de um agente teórico e educacional capaz de:
    1. Desenvolver pesquisa de profundidade e rigor filosóficos;
    2. Compreender e produzir reflexões sistemáticas e críticas ligadas à Filosofia;
    3. Organizar e dirigir cursos e atividades de Ensino em Filosofia;
    4. Elaborar e desenvolver artigos, publicações e projetos de pesquisa;
    5. Contribuir para a difusão de novos modos de refletir e de estudar;
    6. Dialogar interdisciplinarmente no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão.
    Metodologia

    A Filosofia trabalha especialmente com a pesquisa bibliográfica, portanto o curso aqui proposto seguirá a tradição filosófica que se impôs ao longo dos anos. Os textos clássicos da História da Filosofia e os contemporâneos serão contemplados levando os estudantes a se familiarizar com os temas apresentados a partir de uma leitura crítica dos filósofos. As aulas deverão ser desenvolvidas de acordo com a metodologia de cada docente, habilitando os estudantes a desenvolver seu próprio olhar pela análise crítica dos pensadores apresentados.
    O caráter prático do curso será desenvolvido pela participação do discente em um grupo de pesquisa e na elaboração de um trabalho monográfico, orientado por um professor que o acompanhará desde o início do curso, possibilitando assim uma integração gradual entre o exercício de sala de aula, a teoria e a pesquisa filosófica.

    Interdisciplinaridade:

    A filosofia é por natureza interdisciplinar. As linhas de pesquisa propostas como base para o curso de Especialização em Filosofia propõem o diálogo com as questões da ciência da natureza, linguística, sociologia, história, psicanálise, direito, educação, artes, ciências políticas entre outras. Há, ainda, a possibilidade estrutural da interdisciplinaridade com a participação do estudante em uma disciplina de outro curso da UEFS.
    Os resultados das pesquisas serão socializados por meio de eventos (seminários, mesas redondas, congressos etc.) e publicação impressa ou digital, com o resultado sistematizado dessas pesquisas.

    Atividades Complementares:

    Pela natureza do curso não haverá atividades complementares curriculares obrigatórias, mas será incentivada a participação em semanas filosóficas, seminários e congressos realizados pelo Programa, pela UEFS ou fora dela. Considerando que o Programa deverá organizar eventos de socialização dos resultados de pesquisa, a participação dos alunos, inclusive na organização, será requerida sem que com isso se estabeleça um vínculo institucional de carga horária.

    Tecnologia

    As tecnologias dispostas ao curso serão aquelas usadas em sala de aula, como uso de softwares de projeção, uso de computador e data-show, já disponíveis nas salas do PAT 07, onde acontece a maioria das aulas dos cursos ligados ao DCHF. Para a metodologia do estudo da Filosofia, a leitura ainda é o instrumento mais importante do processo formador.

    Infraestrutura

    O Curso de Pós-graduação em Filosofia usará a infraestrutura já existente no DCHF - Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, que assegura a estrutura necessária para a oferta do curso, com uma secretaria para os registros necessários à documentação do curso, e as salas de aula. A biblioteca a ser usada deverá ser a Biblioteca Central Julieta Carteado, da UEFS, onde os estudantes encontrarão a bibliografia solicitada pelas diversas disciplinas do curso.

Outro curso relacionado com filosofia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |