Especialização em Geografia e Gestão Territorial

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Especialização em Geografia e Gestão Territorial - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    GERAIS: Aprimorar a formação dos profissionais ligados à geografia e correlatas, a fim de discutir possíveis encaminhamentos frente às problemáticas contemporâneas com o intuito de compor um observatório fundamentalmente dirigido ao ABC e RMSP. Eixos: conjunturas internacionais; planejamento urbano/regional; desenvolvimento sustentável; geoprocessamento/cartografia; pesquisa.

    ESPECÍFICOS:Analisar: relações internacionais, nas distintas escalas geográficas e alterações nos arranjos produtivos locais; planejamento e territorialidades urbanas diante iniciativas privadas/comunitárias, (regional/mundial); tensões de ordem política dada a localização das fontes de energia/recursos naturais; experiências de sustentabilidade viabilidade/ adequação; operacionalidade do geoprocessamento.
  • Dirigido a
    Profissionais da área docente, de planejamento, engenharia ambiental, relações internacionais, de assessoria à imprensa,consulados,ONGS e outros.
  • Conteúdo
    Disciplina: RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE PRODUÇÃO E COMÉRCIO
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Esta disciplina busca fornecer o quadro geral das territorialidades formadas a partir das relações internacionais entre países, em função das recentes estratégias adotadas na esfera produtiva em sua forma nacional e/ou transnacional. Para tanto avaliar as conjunturas em que se inserem os principais parques produtivos, as características comuns a esses e suas especificidades.

    Disciplina: GEOGRAFIA POLÍTICA DOS RECURSOS NATURAIS
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Esta disciplina pretende analisar as formas de correlação estabelecidas entre a disposição e distribuição das fontes de energia e de recursos naturais, a biodiversidade e a biotecnologia, além da capacidade tecnológica de absorvê-los à esfera local de produção. Com isso, serão avaliadas as interdeterminações existentes entre as frações interessadas em seu usufruto e destas com a gestão pública, mista e/ou privada, demonstrando seus respectivos encaminhamentos, formas de ação e impasses. Confrontadas devidamente as partes em questão propõem-se a partir das perspectivas de avaliação geográfica a composição de alternativas na direção de promover soluções às dificuldades delas advindas.

    Disciplina: URBANIZAÇÃO E AS RELAÇÕES CAMPO-CIDADE CONTEMPORÂNEAS
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Esta disciplina parte da generalização do fenômeno urbano na contemporaneidade, que por decorrência convoca avaliar as novas qualidades de relações estabelecidas entre campo e cidade, produção agrícola, industrial e atividades de serviços. Ou seja, pretende-se abordar o hibridismo e fusão decorrentes da industrialização ou mais exatamente, do meio técnico-científico a que a cidade moderna corresponde. Propõe-se a análise do aspecto corológico das atividades econômicas concentradas nas cidades e em seus arrabaldes, - indústrias, serviços, produção de matérias primas e insumos agrícolas -, suas demandas e relações de trabalho frente à legislação ligada à gestão pública do urbano diante dos entraves relacionados à marcha crescente da especulação imobiliária e financeira. Em momento subseqüente, serão tomados como ilustração os casos das formações urbanas norte-americanas, européias, asiáticas e brasileiras.

    Disciplina: A GEOGRAFIA DA CIRCULAÇÃO E DOS TRANSPORTES NAS METRÓPOLES

    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Essa disciplina pretende discutir o processo de crescimento das cidades a partir da configuração das redes de circulação e das distintas demandas de transportes verificadas no espaço urbano. Para tanto, conhecer o processo histórico de desenvolvimento capitalista e sua aceleração pós-Revolução Industrial a fim de perceber os impasses por ele criados, - especificamente no período técnico-científico-informacional-, e os desafios postos à ciência geográfica.

    Disciplina: FUNDAMENTOS CLIMATOBOTÂNICOS NA ANÁLISE GEOGRÁFICA
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Essa disciplina pretende analisar de forma integrada as dinâmicas da paisagem, partindo de seus componentes bióticos e abióticos, para implementação de projetos de conservação e manejo pela abordagem da sustentabilidade.

    Disciplina: GEOPROCESSAMENTO, ENSINO E PESQUISA
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Essa disciplina pretende trazer o geoprocessamento como instrumento aliado à reflexão e prática profissional dos geógrafos e áreas correlatas, diante das questões que abrangem desde os impactos ambientais até planejamento urbano-industrial. Nessa perspectiva, esse equipamento vem subsidiar as formas de ação a partir do mapeamento das dificuldades e entraves postos pelas atividades econômicas presentes, corroborando ao intento de viabilizar alternativas adequadas a cada caso específico. Desse levantamento torna-se fundamental reconhecer, escolher e executar programas e/ou softwares corretos diante aos desafios trazidos pela mundialização do capital produtivo e de suas mais recentes características.

    Disciplina: A FORMULAÇÃO DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (ENSINO/PESQUISA)
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Essa disciplina busca explanar sobre as razões que levaram ao desenvolvimento da ciência moderna, e dentro dela a divisão do trabalho intelectual, donde os paradigmas e dicotomias que caracterizam as ciências parcelares. Para tanto, serão revisitados os instrumentos cognitivos pertinentes à ciência geográfica, isto é, os conceitos e categorias de que têm se valido a fim de recolocar sua ordenação escalar, transpondo a oposição sociedade-meio. Para concluir, essa perspectiva de trabalho segue o horizonte temático a seguir:
    a. A atividade científica como resposta aos problemas: as explicações científicas;
    b. Leis e teorias frente à complexidade do mundo;
    c. A lógica formal e o universo máquina;
    d. A lógica concreta e seus pares dialéticos: o diálogo em lugar da oposição; movimento do pensamento e a construção da representação teórica da prática.
    e. O pensamento sistêmico.

    Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Disciplina embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico através de métodos e técnicas regulamentares.

Outro curso relacionado com geografia e cartografia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |