Especialização em Gestão da Produção

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Gestão da Produção

  • Modalidade
    O curso será ministrado de maneira presencial.
  • Duração
    A carga horária do curso é de 360 horas-aula.
  • Certificado oficial
    O egresso, ao fim do curso, recebe o título de Especialista em Gestão de Produção.
  • Considerações
    O curso de Gestão da Produção da Universidade Caxias do Sul está em sua 4ª edição. Desde o início vem formando profissionais capacitados na área de produção, com a preocupação contínua de atualização, além de possuir excelente corpo docente. O curso capacita o profissional através de seu conteúdo ao aperfeiçoamento na montagem de estratégias, planejamento e gestão, além de propiciar recursos atuais disponíveis atualmente para a realização de um melhor desempenho na gestão de produção.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a graduados em Administração, Economia e Engenharias, de preferência que atuem ou possuem experiência na área de Produção.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar como Gestores, Coordenadores, Gerentes, Diretores e muitos outros cargos ligados a área de Gestão de Produção de Empresas como Ford, M5 Indústria e Comércio LTDA., AH Confecções e Conforja.

Comentários sobre Especialização em Gestão da Produção - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Propiciar os conhecimentos necessários à capacitação e ao aperfeiçoamento de profissionais para atuar na Gestão da Produção, por meio da formulação de estratégias, planejamento e gestão dos recursos disponíveis da produção, relacionando a fundamentação teórica à aplicação prática do conteúdo.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Graduados em Administração, Economia, Engenharias e demais graduados em nível superior, principalmente com atuação e experiência na área de Produção. Será dada preferência para profissionais que, além de formação pertinente à área, venham exercendo cargos que tenham como função, planejamento, coordenação, execução e controle de atividades em empresas do setor produtivo.
  • Titulação
    Especialização em Gestão da Produção
  • Conteúdo

    Especialização em Gestão da Produção

    Disciplinas e Ementas

    -  Gestão do Conhecimento Aplicada à Manufatura (30 horas-aula)
    Ementa: Análise e caracterização do conhecimento dentro das organizações. Conhecimentos tácito e explícito. Utilização do conhecimento retido para alavancar estratégias e ações operacionais. Análise de como adquirir, integrar, armazenar e compartilhar o conhecimento para desenvolver competências empresariais na resolução de problemas e na geração de inovações. Evidências do desenvolvimento do conhecimento em ações práticas.

     - Estratégias de Manufatura (30 horas-aula)
    Ementa: A evolução competitiva da manufatura. Conceitos básicos de estratégia. Importância da estratégia de produção. As dimensões competitivas. As categorias de decisão da produção. Análise das categorias de decisão da produção. Processo e formulação de estratégias de produção. Fatores-chave para a competitividade da manufatura no futuro.

     - Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produto (30 horas-aula)
    Ementa: Conceitos e definições básicas. Ciclo de vida de um projeto. Importância do desenvolvimento de produtos. Fases do desenvolvimento de produtos. Controle de projetos: sistemas de controle PERT–CPM e ferramentas auxiliares computacionais (CAD-CAE-CAM). Modelagem de produtos. Confiabilidade de produtos. Engenharia simultânea.

     - Gestão de Materiais e Suprimentos (30 horas-aula)
    Ementa: Objetivos, importância e estrutura organizacional e conflitos interdepartamentais. Administração de estoques: importância, previsão (gestão de demanda), controle, custos e avaliação dos estoques. Método de classificação A/B/C, sistemas de reposição e índices de gerenciamento. Gestão de compras: objetivos e negociação gerencial. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e sua relação com os estoques.

     - Logística: Estratégia e Operações (30 horas-aula)
    Ementa: Interação entre Marketing e Produção e sua relação com o surgimento dos canais de distribuição. Canais de distribuição: conceito, justificativas, funções, níveis, planejamento, gerenciamento estruturação e dinâmica. Logística e visão empresarial: evolução, ambientes, definições, objetivos, metas e funções. Fases da logística. Logística integrada: fluxos, atividades e operações logísticas. Gerência da Cadeia de Suprimentos.

     - Sistemas de Produção (30 horas-aula)
    Ementa: O mecanismo da função produção. As perdas nos sistemas produtivos. Controle de qualidade “Zero Defeitos”. Autonomação: objetivos básicos da inspeção. CQZD e sistemas Poka-Yoke. Troca rápida de ferramentas. Operação-padrão. Quebra zero. Mini-fábricas. Manutenção Produtiva Total (TPM). Produção enxuta.

     - Organização Industrial (30 horas-aula)
    Ementa: Processo e operação na manufatura. Estudo e medida do trabalho. Medição do tempo-padrão. Cálculo de capacidade de equipamentos. Balanceamento de linhas de montagem. Tipos de produção seus desdobramentos estratégicos e, principalmente, operacionais, no ambiente industrial.

     - Custos Industriais (30 horas-aula)
    Ementa: Definições básicas: terminologias e conceitos de custos, diferença entre custo e gasto. Critérios para a classificação dos custos. Definição de Sistemas de Custeio. Princípios e métodos de custeio: custo padrão, centro de custo, ABC (Custeio Baseado em Atividades) e método UEPs (Unidades de Esforço de Produção). Análise do Custo-Volume-Lucro. Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro. A evolução do processo de formação de preços.

     - Sistemas de Planejamento e Controle da Produção (30 horas-aula)
    Ementa: Conceitos, pré-requisitos, funções de apoio, estrutura e procedimento operacional. O Plano Mestre de Produção. Planejamento e controle: objetivos, tarefas e limitações. Planejamento da capacidade: conceitos, objetivos, importância e medida da capacidade. Filosofias de administração da produção: Just in Case e Just in Time. Tipos básicos de sistemas produção. Mecanismos básicos da gestão da produção: otimização, programação e regulagem. Programação com capacidade infinita: MRP e CRP.
    Programação com capacidade finita: OPT e Teoria das Restrições. Regulagem da produção: sincronização da produção e sistema Kanban.

     - Arranjos Industriais e Manufatura Celular (30 horas-aula)
    Ementa: Introdução ao estudo do layout. Abordagens do projeto de instalações industriais. Os níveis do projeto de espaço: elementos e planejamento. Definição e importância do layout. Manufatura celular. Projeto do posto de trabalho.

     - Metodologia da Pesquisa (20 horas-aula)
    Ementa: Definição de pesquisa e suas classificações. Planejamento da pesquisa: fases decisória, construtiva e redacional. Fontes de pesquisa e suas características. Noções básicas sobre normas de formatação de trabalhos acadêmicos.

     - Sistemas Flexíveis de Manufatura (30 horas-aula)
    Ementa: Conceitos básicos de manufatura e automação industrial. Tecnologia de grupo. A manufatura celular. Sistemas CAD, CAM e CIM. Automação industrial. Flexibilidade. Gestão de sistemas flexíveis de manufatura. Sistemas Job Shop e Flow Shop.

Últimas visitas ao curso

"Eu apenas gostaria de saber da pós-graduação de produção quanto tempo é,o valor da mensalidade e a forma do conteúdo tem foco diretamente na área de atuação das empresas. "

Angela para Especialização em Gestão da Produção

Rio Grande do Sul

"Estou me formando em administração de empresas e trabalho numa empresa agroindustrial no setor pcp e gostaria de informações sobre o curso de pós graduação, período de término, aulas, conteúdo (ementa da curso) e valor, quantos anos são. "

Gabriela para Especialização em Gestão da Produção

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com gestão de operações

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |