Especialização em Gestão de Operações e Serviços em Saúde

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Gastón Rodriguez

Gastón Rodriguez

Especialização em Gestão de Operações e Serviços em Saúde

  • Modalidade
    O aluno realiza o curso de forma presencial.
  • Duração
    O curso apresenta uma carga horária total de 360 horas.
  • Certificado oficial
    Ao final do curso o aluno será Especialista em Gestão de Operações e Serviços em Saúde.
  • Considerações
    O curso da FSA visa oferecer conhecimentos fundamentais para que o profissional da área da saúde possa tomar decisões logísticas e operacionais no campo da saúde bem como no ambiente hospitalar. O curso também propicia conhecimentos de gestão de pessoas e processos, bem como aprendizagem jurídica sobre os procedimentos operacionais.
  • Dirigido a
    O curso tem como público alvo a diretores, empresários, gerentes e demais profissionais graduados que tenham interesse na área de gestão de operações em saúde.
  • Área de atuação
    O especialista pode atuar em clínicas, hospitais e centros de saúde, nas áreas de sistemas informacionais, gestão de pessoas, gestão de processos, logísticas entre outros.

Comentários sobre Especialização em Gestão de Operações e Serviços em Saúde - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    Objetivos Gerais

    Transmitir conhecimentos necessários para que o profissional da saúde possa tomar decisões operacionais e logísticas no ambiente de saúde e hospitalar

    Objetivos Específicos

    Capacitar os profissionais para que detenham o conhecimento em logística, gestão de pessoas, gestão de processos em saúde, sistemas informacionais e aprendizado jurídico sobre procedimentos operacionais que sejam necessários para o exercício de suas respectivas funções.
  • Dirigido a
    Empresários, Diretores, Gerentes e Profissionais que possuam curso de nível superior e desejam aprofundar seus conhecimentos na área de gestão de operações em saúde.
  • Conteúdo
    Disciplina: QUALIDADE E CERTIFICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE     
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    Qualidade e a Certificação dos Serviços de Saúde. Metodologia, critérios e indicadores de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde. Instrumentais para Avaliação, Monitoramento e Controle de performance em hospitais. Acreditação em Saúde. Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade em hospitais, unidades ambulatoriais e de especialidade.
     
    Disciplina: LOGÍSTICA HOSPITALAR     
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    Introdução às operações Logísticas em Saúde. Sinal da demanda em hospitais. Qualificação de Fornecedores e Aquisição de Materiais e medicamentos. Gerência de Estoques. Movimentação e Dispensa de Estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em hospitais. Metodologias para cálculo de custeio logístico (lote econômico de compras, custo de armazenagem, acurácia dos sistemas). Indicadores de desempenho logístico.
     
    Disciplina: LEGISLAÇÃO SANITÁRIA APLICADA
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II). Lei nº 8142/90 e Lei nº 8080/90. NOAS – Norma Operacional de Assistência à Saúde. Pacto pela Saúde – Portaria 399 de 22/02/2006. A Legislação Sanitária no Brasil: Décadas de 30, 80 e 90. Criação da ANVISA. A criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Configuração institucional do SUS: instâncias decisórias e estrutura de gestão. Estrutura de financiamento do SUS. Contratos de Trabalho. Responsabilidade civil em saúde. Responsabilidade penal. Aspectos normativos em gestão dos códigos de ética do CREMESP (Conselho regional de medicina de São Paulo) e do COREN-SP (Conselho regional de enfermagem de São Paulo).
     
    Disciplina: FINANÇAS APLICADAS A SAÚDE     
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    Papel e Funções do Administrador Financeiro em Saúde. Estrutura de Capital. Custos do Capital Próprio e do Capital de Terceiros. Ciclos Operacional e Financeiro. Capital de Giro. Contas a Receber e Estoques. Elaboração do Fluxo de Caixa. Aplicações de engenharia econômica (payback, taxa interna de retorno e VPL sobre equipamentos e metodologias hospitalares).
     
    Disciplina: SISTEMAS INFORMACIONAIS DE GESTÃO E DE OPERAÇÃO LOGÍSTICA EM SAÚDE     
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    Sistema de informação gerencial e sistemas de operação logística. Arquitetura de Hardware e de Software. Ciclo da Vida Útil de um SIG. Sistemas Hospitalares. Sistemas Assistenciais e Administrativos. Custos do SIG e dos sistemas de operação logística em Saúde. Implantação do SIG em Organizações e Sistemas de Saúde. Prontuário Eletrônico do Paciente e SAME. Sistemas para SADT laboratórios. Gestão de Suprimentos e ERP. Faturamento e Financeiro: público e privado.
     
    Disciplina: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO COMERCIAL EM SAÚDE     
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    Técnicas para negociar. Os fatores indispensáveis para o sucesso. Os três princípios básicos para uma negociação eficaz. Formas de negociação. As necessidades reais da outra parte: como conhecê-las;  Como lidar com os obstáculos e evitar o impasse.opções de negociação; propostas, exigências e contrapropostas; Negociações individuais e em grupo - As vantagens de negociar em equipe; Negociações especiais; Os aspectos éticos da negociação; indicadores de uma negociação eficaz. Negociações com planos de saúde.
     
    Disciplina: ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM SAÚDE
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    Conceito e Metodologia para a Elaboração de Projetos. A natureza dos projetos em Saúde. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Técnicas de planejamento e de controle de Projetos em Saúde. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos.
     
     
    Disciplina: SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL - OHSAS 18001:2007
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    Introdução a norma OHSAS 18001:2007. benefícios econômicos e operacionais (resultados). Auditoria em OHSAS. Órgãos certificadores. Certificação de sistema de gestão integrado. Custo de certificação.
     
    Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA    
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    Reflexão e discussão sobre as características do trabalho científico e tecnológico e suas implicações. Construção e estruturação de pesquisa científica. Estudos de casos
     
     
    Disciplina: GESTÃO DE SERVIÇOS EM SAÚDE     
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    A participação dos serviços em uma Organização de Saúde. Especificidade do serviço e sua contribuição para as diretrizes estratégicas em Saúde. Avaliação quanto à terceirização/ quarteirização. Contratação de serviços. Equilíbrio custo/ benefício. Indicadores de desempenho para serviços.
     
    Disciplina: FORMAÇÃO DE PREÇOS E CONTABILIDADE DE CUSTOS EM SAÚDE     
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    Objetivo dos Sistemas de Custeamento em Saúde. Planejamento e Controle de Custos.Tipos de Custos Existentes nas Empresas de Saúde: Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Métodos Tradicionais de Custeio: por Absorção, Direto, Padrão. Métodos Avançados de Apuração de Custos: Custeio Baseado em Atividades (ABC). Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil. Formação de preços em unidades hospitalares. Princípios éticos para formação de preço do CREMESP.
     
    Disciplina: GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE
     
    Carga horária: 30 horas
    Ementa    Organização e Processos de Trabalho. Líder em ambiente de saúde. Comportamento Humano em ambiente hospitalar. Capital Intelectual dos indivíduos. Criatividade e Inovação em gestão hospitalar de pessoas. Liderança e Desenvolvimento de Equipes hospitalares. Gerenciamento de Desempenho de Pessoal em Saúde. Políticas e práticas de TeD em Saúde. Recrutamento e Seleção em Saúde
     
    Informações complementares
    Duração do Curso: 18 meses
    Carga Horária total: 360 horas
    Dias e horários das aulas: sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h
    Profº Responsável: Prof. Me. Lincoln Nogueira Marcellos

    Valor: R$ 507,62 (matrícula + 19 parcelas)
    A formação de turma dependerá do número mínimo de aprovados (20 alunos)
    Obs.: o valor da mensalidade do curso sofre reajuste anual

Últimas visitas ao curso

"Eu sou graduada em administração de empresas e quero fazer uma pós graduação em gestão de saúde. Eu quero saber se podem me informar sobre a possibilidade de bolsa de estudo, duração do curso e mercado de trabalho. "

Edvania para Especialização em Gestão de Operações e Serviços em Saúde

São Paulo

"Quais são os requisitos, horários e também gostaria de receber as informações por e-mail. "

Maria para Especialização em Gestão de Operações e Serviços em Saúde

São Paulo

Outro curso relacionado com administração de saúde

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |