Especialização em Gestão de Políticas Sociais

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Gestão de Políticas Sociais

  • Modalidade
    O curso é realizado de maneira presencial.
  • Duração
    A carga horária do curso é de 360 horas-aula.
  • Certificado oficial
    O egresso recebe o título de Especialista em Gestão de Políticas Sociais.
  • Considerações
    A principal visão do curso de Especialização em Gestão de Políticas Sociais é a formação de profissionais competentes na gestão social. O aluno é especializado através de conhecimentos, atitudes e habilidades a uma formação completamente voltada para garantir os direitos da sociedade. O curso da Universidade de Caxias do Sul, que está em sua 2ª edição, conta com temas importantes e atualizados para essa formação de qualidade como: Estado e Sociedade, Reforma do Estado no Brasil, Organização e Gestão das Políticas Sociais, Transformações Capitalistas e Questão Social.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar em questões de gestão de políticas sociais.
  • Área de atuação
    O profissional poderá atuar em órgãos públicos e não-governamentais em cargos como Políticos, funcionalismo público, legisladores, agentes comunitários, investigadores sociais, entre muitos outros.

Comentários sobre Especialização em Gestão de Políticas Sociais - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Formar especialistas em Gestão de Políticas Sociais nos órgãos governamentais e não-governamentais. Desenvolver competências de gestão social, envolvendo as habilidades técnicas de análise, planejamento, operacionalização, monitoramento, avaliação e controle de políticas, programas e serviços sociais.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Profissionais graduados dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Administração, Economia, Pedagogia, Ciências Sociais, Enfermagem, Direito e áreas afins que atuam ou queiram atuar na gestão de políticas sociais nos órgãos governamentais e não-governamentais: funcionários públicos, gestores e técnicos de instituições sociais, legisladores, empresários, agentes comunitários, membros de conselhos de políticas públicas sociais e de defesa de direitos.
  • Titulação
    Especialista em Gestão de Políticas Sociais
  • Conteúdo

    Especialização em Gestão de Políticas Sociais

    Disciplinas e Ementas

    Estado e Sociedade (30 horas-aula)
    Ementa:
    Abordagem das teorias explicativas da relação Estado e Sociedade: elementos teóricos que contribuem para compreender os problemas da sociedade civil, os quais demandam a construção do Estado Democrático de Direito. Relacionar os padrões predominantes de dominação política com os traços característicos da cultura política nos contextos nacional e regional da sociedade brasileira, contribuindo para a compreensão dos entraves histórico-estruturais que dificultam a ampliação da esfera pública brasileira e seus impactos nas políticas públicas.

    Estado e Políticas Públicas e Sociais (30 horas-aula)
    Ementa:
    Abordagem de enfoques teórico-metodológicos de análise do Estado e das políticas públicas e sociais na sociedade capitalista. Compreensão da complexidade dos problemas sociais e dos desafios políticos e operacionais que envolvem a gestão pública de políticas sociais.

    Modelos de Crescimento e Desenvolvimento Econômico-Social Brasileiro (30 horas-aula)
    Ementa:
    Abordagem crítica dos modelos de desenvolvimento capitalista tardio e dependente articulada com a questão social e as políticas públicas de desenvolvimento econômico-social no espaço regional.

    Reestruturação Produtiva e Trabalho (30 horas-aula)
    Ementa:
    Estudo da reestruturação produtiva e seus impactos econômico-sociais no espaço urbano regional, particularmente no que se refere ao mercado de trabalho, às relações industriais e às relações de trabalho e de gênero, a partir de estudos realizados em diferentes setores e também com base na experiência brasileira.

    Cultura e Cidadania (30 horas-aula)
    Ementa:
    Estudo da cultura e da diversidade cultural na perspectiva dos direitos humanos. Análises de etnografias que tratam de problemas sociais urbanos e sua relação com os direitos civis, políticos e sociais dos cidadãos, no contexto das sociedades urbano-industriais locais e globais.

    Direito Constitucional e Legislação Social (30 horas-aula)
    Ementa:
    Análise jurídica dos direitos dos cidadãos e da legislação social brasileira, a partir da Constituição Federal de 1988, apontando seus avanços e retrocessos no campo da política de seguridade social.

    Seminário de Política de Seguridade Social I (30 horas-aula)
    Ementa:
    Os direitos sociais e as políticas públicas de seguridade social – saúde, previdência e assistência social – a partir da Constituição de 1988: concepções, organização, gestão, financiamento e controle social. Os direitos sociais e as políticas públicas de proteção a segmentos específicos: idosos, crianças e adolescentes, e pessoas portadoras de necessidades especiais.

    Seminário de Política de Seguridade Social II (30 horas-aula)
    Ementa:
    Os direitos sociais e as políticas públicas de seguridade social – saúde, previdência e assistência social – a partir da Constituição de 1988: concepções, organização, gestão, financiamento e controle social. Os direitos sociais e as políticas públicas de proteção a segmentos específicos: idosos, crianças e adolescentes, e pessoas portadoras de necessidades especiais.

    Seminário de Política Social: As Questões Agrária e Urbano-Industrial (30 horas-aula)
    Ementa:
    Caracterização dos modelos de desenvolvimento agrário. As relações e contradições entre os espaços urbano e rural. Estrutura e especificidades do mundo rural brasileiro: modernização conservadora, migrações regionais e agricultura familiar. Expansão agrícola, reforma agrária e as questões contemporâneas da agroecologia e agronegócios.

    Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (30 horas-aula)
    Ementa:
    Aprofundar a discussão de métodos de análise e de técnicas de investigação quantitativa e qualitativa da realidade social. Explicitar os laços entre técnicas usadas na pesquisa empírica e as tradições de pesquisa nas Ciências Sociais. Aprofundar o desenvolvimento conceitual e metodológico para a análise das condições de vida da população e dos fatores que determinam os processos de pobreza, vulnerabilidade e exclusão social. Habilitar no manejo e interpretação de ferramentas de análise da realidade social, o que pressupõe a apropriação de conteúdos que envolvam uso de base de dados, cadastros e sistemas de informação, e indicadores econômicos e sociais.

    Instrumentos de Gestão e Controle Social (30 horas-aula)
    Ementa:
    Desenvolver conteúdos e habilidades no manejo de instrumentos de gestão de políticas, programas e serviços sociais. Aperfeiçoamento e capacitação técnica nos processos de elaboração de diagnósticos sociais, proposição de ações, planejamento, operacionalização, monitoramento e avaliação das ações. Habilitar no manejo de dados financeiros e na análise das finanças públicas. As lógicas econômica e política, função e objetivos, limitações e alcances, resultados esperados e as questões éticas e subjetivas envolvidas no trabalho de gestão social.

    Seminário de Monografia (30 horas-aula)
    Ementa:
    Abordagem da especificidade teórica e científica de um trabalho monográfico e seus aspectos formais. Fornecer ferramentas para o delineamento dos projetos de monografia. Elaboração, apresentação, discussão coletiva e acompanhamento dos projetos de pesquisa monográficos.

Últimas visitas ao curso

"Eu sou assistente social e estou procurando fazer uma pós-graduação na Área social,e gostaria de saber se a universidade está oferecendo algo nesta área. "

Sandra para Especialização em Gestão de Políticas Sociais

Rio Grande do Sul

"Eu tenho ou diploma de analista universitário em contabilidade e administracao emitido pela universidade da república do Uruguai e eu estou estudando (no ultimo ano) pra me formar como contador publico não sei como e chamado esta profissão no Brasil. Eu gostaria me enviem tempo de realização e preço do mesmo porque estou muito interessado. "

Galileo para Especialização em Gestão de Políticas Sociais

Rio Grande do Sul

"Eu sou acadêmica em serviço social, estou terminando a graduação gostaria de fazer especialização em gestão de políticas publicas para esse ano seguinte e gostaria de receber maiores informações sobre a especialização e de que forma poderia poderia me especializar. "

Meyre para Especialização em Gestão de Políticas Sociais

Alagoas

"Sou agente de capacitação da secretaria de planejamento e investimentos, do ministério do planejamento e preciso de maiores informações sobre o curso de especialização em gestão de politicas sociais, tais como: investimento necessário, grade das disciplinas, etc. "

Gerson para Especialização em Gestão de Políticas Sociais

Brasília Distrito Federal

Outro curso relacionado com serviço social

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |