Especialização em Hematologia Laboratorial

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Toledo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Keli Campos

Keli Campos

Especialização em Hematologia Laboratorial

  • Modalidade
    O aluno do curso de Especialização em Hematologia Laboratorial terá aula presencial no Campus da PUC Toledo.
  • Duração
    O aluno tem aulas a cada quinze dias até completar a carga horária de 360 horas.
  • Certificado oficial
    Ao finalizar o curso, o aluno recebe certificado de especialista em Hematologia Laboratorial
  • Considerações
    Atualmente, os laboratórios de análises clínicas exigem profissionais experientes que estejam aptos tanto para realizar um hemograma quanto interpretá-los. O curso de especialização de Hematologia Laboratorial visa preparar o profissional da área para uma compreensão ampla e científica das técnicas hematológicas.
  • Dirigido a
    Este curso é direcionado a Farmacêuticos, médicos e biomédicos.
  • Área de atuação
    Após realizar este curso, o aluno poderá trabalhar em grandes laboratórios como Tecnolab e Labclim.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Hematologia Laboratorial - Presencial - Toledo - Paraná

  • Conteúdo
    Especialização em Hematologia

    Proposta

    A rotina do laboratório de análises clínicas requer um profissional apto e capaz de, não só realizar um hemograma, mas sim interpretá-lo da melhor forma possível. Neste contexto, a formação acadêmica traz conhecimentos básicos para tal função, e a prática do dia a dia dá segurança para o profissional analista clínico.

    Muitos profissionais não estão acostumados com situações laboratoriais que exigem um raciocínio mais a fundo e também a realização de diversos exames complementares direcionados para a sugestividade trazida pelo hemograma. Este curso de pós-graduação visa preparar os profissionais para diversas situações laboratoriais que, muitas vezes se iniciam na hematologia, não só com aulas teóricas, mas também com aulas práticas e resolução de casos clínicos práticos, com lâminas alteradas, o que trará uma segurança maior na hora de confeccionar um hemograma, interpretá-lo ou até mesmo no momento de discuti-lo com o médico

       Público

    Farmacêuticos, Bioquímicos, Biomédicos, Médicos

       Local

    Campus Toledo

       Dias e horários

    Sexta-feira - 19h00min às 23h00min
    Sábado - 07h30min às 12h00min
    Sábado - 13h30min às 18h00min


       Periodicidade

    Quinzenal

       Carga Horária

    360 horas

    Disciplinas
    • Administração e Marketing

      O poder da mídia. As formas persuasivas de comunicação e o tratamento de notícias. Meios de comunicação e seu viés. Líderes de Opinião e atitudes. Ética nos veículos de comunicação

      Carga horária: 15
    • Analise de Casos Clínicos Práticos

      Casos clínicos com hemograma real e lâmina definitiva. Leitura da lâmina e correlação teórico-prática da patologia do paciente em questão, referente à anemias, leucemias ecoagulação e alterações eritrocitárias

      Carga horária: 15
    • Anemias Carenciais

      Anemias carenciais por deficiência de ferro, vitamina B12 e folatos.

      Carga horária: 15
    • Automação em Hematologia

      - Evolução dos analisadores hematológicos - Novos parâmetros no diagnóstico das anemias - Histogramas de serie vermelha e branca: como interpretar? - Contagem automatizada de reticulócitos. - Automação em urinálise. - Hemostasia do diabético.

      Carga horária: 15
    • Biologia Celular e Patologia Básica

      Agentes agressores e dano celular: Lesão Bioquímica, Funcional e Morfológica; Degeneração e Necrose, fenômenos inflamatórios e reparativos e cicatrização; Distúrbios do crescimento e da diferenciação celular; Organização estrutural e molecular da célula; Modelos moleculares e funções da superfície celular; Junção Celular; Citoesqueleto; Sistema de Endomembranas; Organelas Transdutoras de Energia; Peroxissomos; Tópicos em Biotecnologia

      Carga horária: 15
    • Biologia Molecular Aplicada à Hematologia

      Revisão de Genética e Biologia Molecular; Processos moleculares Básicos DNA, RNA e Proteína; Projeto Genoma Humano, Fundamentos Teóricos da Biologia Molecular; Polimorfismo e Mutação Genética; Técnicas Moleculares; Aplicação dos Testes Moleculares em Hematologia Clinica.

      Carga horária: 15
    • Biossegurança

      1. Organização das atividades laboratoriais visando a qualidade 3. Controle de riscos 4. Descarte de materiais biológicos e produtos químicos 5. Legislação (engenharia genética, transgênicos, organismos geneticamente modificados)

      Carga horária: 30
    • Cinética e Interpretação dos Leucócitos

      Interpretar leucograma, associando os exames à clínica laboratorial, bem como entender a fisiopatologia dos problemas hereditários e adquiridos que acomentem os leucócitos. Entender a fisiologia e cinética dos leucócitos em processos infecciosos, alérgicos e outras situações que tragam alterações leucocitárias. Práticas envolvendo interpretação prática do hemograma

      Carga horária: 15
    • Clinica Hematológica

      Avaliar a clinica de pacientes com doença hematológica com ênfase em sinais e sintomas, bem como procedimentos de rotina e tratamentos para pacientes com doenças hematológicas

      Carga horária: 15
    • Diagnostico por Imagem Aplicado à Hematologia

      Noções básicas das radiações ionizantes e suas aplicações. Física das radiações. Radiografia contrastada. Intensificador de imagem. Tomografia computadorizada. Cintilografia. Ultrassonografia. Ressonância magnética e outros exames. Princípios biofísicos, bioquímicos e anátomo-morfológicos dos principais métodos de imagem diagnósticos em doenças hematológicas. Medicina Nuclear.

      Carga horária: 15
    • Ética

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • Genética Hematológica

      Citogenética, Genética Molecular do Câncer, Leucemias e Hemoglobinopatias.

      Carga horária: 15
    • Hemoglobinopatias, Membranopatias e Eritroenzimopatias

      Causas, caracterização hematológica, diagnóstico hematológico e diferencial confirmatório e tratamento do paciente portador de: Talassemias, Hemoglobinopatia S, Hemogobinopatia C, Hemoglobinopatias mistas e hemoglobinas variantes, eritroenzimopatias e membranopatias. Aulas práticas

      Carga horária: 30
    • Hemostasia e Coagulação

      Cascata da coagulação, sistema fibrinolítico, hemostasia primária e hemostasia secundária. Deficiência de fatores da coagulação, exames laboratoriais específicos, interpretação e aplicação clínica dos resultados, deficiência de vitamina K e distúrbios de hemostasia primária.

      Carga horária: 30
    • Imunohematologia

      Fundamentos da imunologia aplicados à imunohematologia. Aglutinação eritrocitária, tipagem sangüínea ABO e RhD, teste da antiglobulina direto e indireto (Coombs direto e indireto). Antígenos e anticorpos de grupo sangüíneo. Imunohematologia em banco de sangue. Estudo de casos clínicos.

      Carga horária: 30
    • Imunopatologia

      1. Imunodiagnóstico das Principais Infecções Bacterianas: Sífilis – Infecções por Clamidia – Infecção por Estreptococos/Febre Reumática. Leptospirose Humana. Aspectos clínicos e laboratoriais. 2. Imunodiagnóstico das Principais Infecções Parasitárias: Toxoplasmose – Doença de Chagas – Leshmania – Malária. Aspectos clínicos e laboratoriais. 3. Imunodiagnóstico das Principais Infecções Virais: HIV, Hepatites, Mononucleose Infecciosa. Aspectos clínicos e laboratoriais

      Carga horária: 15
    • Metodologia da Pesquisa

      Leitura e análise de texto; O conhecimento científico; Introdução à pesquisa; Métodos e técnicas em pesquisa; Técnica de investigação bibliográfica; Projeto de pesquisa; Coleta de dados; Trabalho monográfico e artigo científico.

      Carga horária: 30
    • Processos Neoplásicos de Medula Óssea

      Processos neoplasicos de medula óssea. Geração de clone anômalo, ambiente da medula óssea neoplásica. Leucemias linfóides, leucemias mielóides, leucemias variantes, linfomas, mielofibrose, aplasia de medula óssea. Classificação FAB e caraceterização hematológica de ambas. Relação teórico/prática com exames laboratoriais.

      Carga horária: 30
    • Carga horária total:360 -->
     
    -->
       Corpo docente

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Estou cursando biomedicina na Uniguaçu, estou hoje no quinto período e gostaria de fazer uma especialização na área de Hematologia, gostaria de saber qual a possibilidade de começar ano que vem à faze-la, estarei no último ano do curso. E também gostaria de saber o preço dessa especialização?"

José para Especialização em Hematologia Laboratorial

Santa Catarina

"Estou concluindo graduação de farmácia e bioquímica e realizando estágio em analise clinica no Laboratório Biocenter em Londrina e gostaria de fazer especialização em Hematologia."

Patricia para Especialização em Hematologia Laboratorial

Paraná

"Gostaria de saber a respeito do curso de especialização em hematologia laboratorial, investimento e previsão de abertura de novas turmas e todos os outros dados referentes ao curso."

Karla para Especialização em Hematologia Laboratorial

Paraná

"Queria informação sobre as modalidades de ingresso na pós-graduação de Hematologia laboratorial á distância, sou africano(angola), quais os custos do curso, a época da inscrições e inicio do curso."

Gabriel para Especialização em Hematologia Laboratorial

Rio de Janeiro

"Gostaria de obter maiores informações sobre o curso de especialização em hematologia. O curso já teve início neste ano? Qual o valor?"

Aryadne para Especialização em Hematologia Laboratorial

Paraná

"Gostaria de informações sobre a pós-graduação em hematologia, como carga horária, frequência de aulas, valores e material incluso."

Georgia para Especialização em Hematologia Laboratorial

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com hematologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |