Especialização em Novas Tecnologias em Jornalismo

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Daniela Nogueira

Daniela Nogueira

Especialização em Novas Tecnologias em Jornalismo

  • Modalidade
    As atividades do curso de Especialização em Novas Tecnologias em Jornalismo tem suas aulas realizadas no campus de Curitiba da PUCPR.
  • Duração
    Essa especialização tem 360 horas de
  • Certificado oficial
    Ao fim do curso o aluno receberá o título de Especialista em Novas Tecnologias em Jornalismo, emitido pela PUCPR.
  • Considerações
    O mercado do jornalismo está em constante evolução, tendo nos últimos anos tido várias transformações devido à difusão de meios de comunicação cada vez mais rápidos. Por isso, o curso de Especialização em Novas Tecnologias em Jornalismo procura explorar as características do Jornalismo na era digital, assim como as influências das novas tecnologias em outros meios e no imaginário social. A PUCPR tem diversas publicações científicas, como a Revista de Estudos da Comunicação, do curso de Comunicação Social.
  • Dirigido a
    O curso de Especialização em Novas Tecnologias em Jornalismo é voltado a profissionais graduados nas áreas de Educação e Comunicação Social.
  • Área de atuação
    O profissional que concluir o curso de Novas Tecnologias em Jornalismo estará mais preparado para atuar na área da docência e da comunicação social, podendo atuar tanto como pesquisador, como em agências de mídia, jornais, web sites, entre outros.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Novas Tecnologias em Jornalismo - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Titulação
    Especialista em Novas Tecnologias em Jornalismo
  • Conteúdo
    Proposta

    Atualizar os profissionais de comunicação e os que atuam em áreas correlatas nas mais recentes teorias, pesquisas acadêmicas e práticas relacionadas ao jornalismo e à comunicação na era digital, tornando-os conscientes das transformações causadas pelas ininterruptas e velozes evoluções tecnológicas no jornalismo/comunicação e na sociedade de uma forma geral, e torná-los aptos a aplicar estes conhecimentos na realidade de um mercado de trabalho em permanente transformação.

       Público

    Profissionais formados em Comunicação Social -Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Comunicação Social - Relações Públicas, Administração de Empresas, Marketing, Pegagogia e outras licenciaturas (para profissionais que atuem com TICs educacionais ou mídias na educação)

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Terça-feira - 19h00min às 23h00min
    Quinta-feira - 19h00min às 23h00min


       Periodicidade

    Semanal

       Carga Horária

    360 horas

     Início    Término    Vagas
    22 de março de 2011   março de 2012      20


       Disciplinas
    • A Mídia e as Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

      Pesquisa e análise teórica, contextual e vivencial das tecnologias e suas implicações no imaginário social, a partir das relações de necessidades profissionais deste século. Compreensão, aplicação e gerenciamento de algumas TICs no processo de reaculturamento social e profissional.

      Carga horária: 30
    • A Prática do Jornalismo em Redação Virtual

      Exercício coletivo do planejamento e da produção jornalística em uma Redação Virtual.

      Carga horária: 15
    • Administração Estratégica da Comunicação Organizacional Mediada pelas Novas Tecnologias

      A utilização de novas tecnologias com finalidades comunicacionais mercadológicas. Estratégias e táticas na utilização das tecnologias comunicacionais para alcançar os objetivos organizacionais. A relação das novas tecnologias com o planejamento de marketing e o planejamento de comunicação de uma organização. Aplicação das novas tecnologias como ferramentas que promovam conceitos organizacionais e fortaleçam marcas.

      Carga horária: 30
    • Aspectos do Digital no Jornalismo Audiovisual

      Histórico da tecnologia e da linguagem do audiovisual. Da linguagem do cinema para a linguagem da hipermídia. Economia política, democratização e mercado. O suporte digital como instrumento da democratização. Diferentes formas de captação e as vantagens do digital

      Carga horária: 30
    • Cibercultura e Ambiente de Negócios de Comunicação na Era Pós-Moderna

      Cibercultura de McLuhan a Levy O pós-modernismo como ambiente de negócios de comunicação social As grandes corporações mundiais de infotelecomunicação Tendências do trabalho em jornalismo na Era Pós-moderna

      Carga horária: 30
    • Espaço, Tecnologias e a Cidade Ampliada como Estrutura Midiática Contemporânea

      Teoria do espaço, e a compreensão de suas manifestações através do lugar, do território e da paisagem. Espaço e tecnologia na formação de uma estrutura midiática urbana contemporânea. Cidade virtual, cidade digital, realidade virtual, realidade concreta e a emergência da cidade ampliada. Manifestações contemporâneas da cidade ampliada.

      Carga horária: 30
    • Ética

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • Jornalismo Impresso Diário e Convergência Midiática

      O que mudou no trabalho das redações com as novas tecnologias. Novas formas de entrevista e obteção de dados. Tendência à virtualização das redações. A convergência das mídias e de trabalho do jornalista. O jornalista do futuro. O futuro dos jornais.

      Carga horária: 30
    • Jornalismo Online e Hipertextualização da Notícia

      Perspectivas históricas da internet, contexto atual da rede e o jornalismo na internet. Hipertextualização e formatação de sites jornalísticos. Convergência e multimidiatização do jornalismo na internet. Características da produção jornalística para internet e a relação deste tipo de trabalho com outras mídias. O futuro do jornalismo em rede e os grandes conglomerados de infotelecomunicação.

      Carga horária: 30
    • Metodologia Científica

      A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

      Carga horária: 15
    • O Rádio na Era Digital

      As transformações do rádio a partir da internet e das tecnologias digitais para captação, transmissão e recepção de arquivos de áudio. Os conceitos de webradio, rádio virtual, radio online e offline. As mudanças impostas às rotinas produtivas nas redações das emissoras. Transformações no perfil do ouvinte e nas programações. As perspectivas do radiojornalismo com o rádio digital. Os desafios do ensino do radiojornalismo em um momento de mutação. O rádio e a convergência das mídias.

      Carga horária: 30
    • Seminários Avançados I

      Análise e síntese do curso mostrando a influência das novas tecnologias no jornalismo e escolha de tema para o trabalho de conclusão de curso.

      Carga horária: 15
    • Seminários Avançados II

      Alunos apresentam o resultado de suas pesquisas sobre o tema da sua monografia para debate com professo e turma.

      Carga horária: 30
    • Telejornalismo na Era Digital

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Estive lendo sobre a especialização em novas tecnologias em jornalismo e me interessei bastante. Eu gostaria de solicitar mais informações sobre o curso, como a relação de professores responsáveis pelas disciplinas e o investimento necessário, bem como as formas de pagamento. "

Andressa para Especialização em Novas Tecnologias em Jornalismo

Paraná

"Sou jornalista e gostaria de me aprofundar realizando a Especialização em Novas Tecnologias em Jornalismo."

Francisca para Especialização em Novas Tecnologias em Jornalismo

Paraná

Outro curso relacionado com jornalismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |