Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Daniela Nogueira

Daniela Nogueira

Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva

  • Modalidade
    O curso de Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva tem aulas presenciais a cada duas semanas.
  • Duração
    A carga-horária dessa especialização é de 525 horas.
  • Certificado oficial
    O profissional, ao fim dos estudos, receberá o título de Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família
  • Considerações
    Com Programa de Saúde da Família foi iniciado há quase 20 anos com o objetivo de organizar os serviços de saúde e levar assistência a famílias de todas as regiões do país. Com isso, o curso de Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva propõe formar profissionais especialmente preparados para atuar na promoção da saúde coletiva e em especial em programas de saúde familiar. Para tanto, o cirurgião-dentista não só aprofunda seus conhecimentos na área odontológica odontológica como também estuda modelos assistenciais, políticas de saúde e a legislação relacionada à atenção odontológica coletiva. A Clínica odontológica da PUCPR atende cerca de 400 pessoas por dia, oferecendo gratuitamente atendimento à comunidade. Os alunos da instituição têm atividades práticas com a supervisão de um docente.
  • Dirigido a
    Essa Especialização em Odontologia oferecida pela PUCPR é voltada a cirurgiões-dentistas interessados em aprofundar-se na área de Saúde Coletiva.
  • Área de atuação
    O odontólogo especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família está mais preparado para trabalhar em programas do governo, hospitais e clínicas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Titulação
    Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família
  • Conteúdo
    Proposta

    A oferta do curso leva em consideração o aumento da demanda de profissionais capacitados para atuarem de forma resolutiva no diagnóstico, planejamento,gestão, execução e avaliação de saúde bucal coletiva, com ênfase na Promoção de Saúde e no Programa de Saúde da Família.

       Público

    Cirurgiões Dentistas, atuantes ou não na área de saúde coletiva.

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Sexta-feira - 07h30min às 12h00min
    Sexta-feira - 13h30min às 18h00min
    Sábado - 07h30min às 12h00min
    Sábado - 13h30min às 18h00min


       Periodicidade

    Quinzenal

       Carga Horária

    525 horas

     Vagas
      30

     Disciplinas
    • Abordagem de Intervenção na Clínica, na Família e na Comunidade

      Intervenções de promoção de saúde bucal em ambientes coletivos. A prática de promoção de saúde bucal no ambiente familiar, creches, escolas, locais de trabalho, universidades, serviços de saúde. Intervenções de promoção de saúde bucal na clínica. Abordagens, métodos e técnicas de promoção de saúde bucal na clínica.

      Carga horária: 30
    • Bioestatística

      Conceitos Fundamentais. População. Amostra. Estimador. Estimativa. Variáveis Aleatórias discretas e contínuas. Representação Tabular e gráfica. Principais tipos de tabelas e gráficos. Distribuição de freqüências. Medidas de tendência central para dados brutos e agrupados. Média aritmética, média geométrica, mediana e moda. Medidas de posição. Quartis, decis e percentis. Medidas de dispersão absoluta e relativas. Variância, desvio padrão, coeficiente de variação de Pearson. Medidas de assimetria e curtose. Noções de probabilidade. Distribuições de probabilidade discretas: Binomial, Hipergeométrica e Poisson. Distribuições de Probabilidade Contínua: Distribiuição normal e t de Student. Noções de amostragem. Estimação de parâmetros. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Aplicação da Estatística na Epidemiologia e Saúde.

      Carga horária: 30
    • Bioética

      Princípios de bioética. Ètica em pesquisa. Comitês de Ética em pesquisa. Bioética na prática clínica, individual e coletiva. Bioética em ações de saúde coletiva. Bioética sanitária.

      Carga horária: 15
    • Epidemiologia Populacional, Familiar e Clínica

      História Natural das Doenças versus História Social das Doenças; Epidemiologia e sociedade; Epidemiologia como ciência: aspectos históricos e bases teóricas; Epistemologia de “causa” e “risco”: problemas de inferência causal em epidemiologia; Epidemiologia clínica e epidemiologia social; Epidemiologia das desigualdades no processo saúde-doença; A abordagem de risco comum. Medidas de risco. Tipos de estudos epidemiológicos. Causalidade e associação. Sensibilidade e especificidade. Validade e precisão. Possíveis abordagens em um diagnóstico epidemiológico. Ferramentas do Programa de Saúde da Família. Morbidade, mortalidade e fatores de risco. Obtenção e tratamento das informações.Apresentação de dados epidemiológicos.

      Carga horária: 45
    • Epistemologia

      A partir da reflexão epistemológica, propõe-se a compreensão da pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico

      Carga horária: 15
    • Etica

      A identificação dos pressupostos Éticos e Morais em relação aos seus interpretantes históricos – principalmente após a reestruturação social do capital a partir da segunda metade do século XX – na construção e manutenção do Conhecimento, do Poder, da Sociedade e da Justiça Social.

      Carga horária: 15
    • Ética e Legislação Odontológica

      A ética profissional em odontologia.Principios de legislação odontológica. Documentação clinica. Banco de dados. Responsabilidade profissional,

      Carga horária: 15
    • Fisiopatologia e Abordagem Clínica das Doenças Bucais

      Epidemiologia das doenças bucais mais prevalentes (cárie, doença periodontal, maloclusão, câncer bucal, trauma, lesões de mucosa bucal, fluorose). Determinantes biológicos, psicológicos, sociais e ambientais das doenças bucais mais prevalentes. Estratégias de controle das doenças bucais mais prevalentes.

      Carga horária: 45
    • Informática em Saúde

      Utilização de microcomputadores. Uso de aplicativos: MS-DOS, WINDOWS, WORD, EXECEL, POWER POINT, voltados para a área de saúde.Reconhecimento da informática como ferramenta de suporte a tomada de decisão e auxiliar no diagnóstico e controle de doenças. Software Básico de Bioestátistica. Instalação do programa Epi Info. Criação de banco de dados e entrada de dados. Utilização de ferramentas do sub-programa Analysis. Utilização de ferramentas estatísticas do sub-programa Statcalc. Utilização de ferramentas para análise de amostras complexas através do sub-programa Csample.

      Carga horária: 15
    • Metodologia Cientifica

      A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

      Carga horária: 30
    • Modelos Assistenciais em Saúde Bucal e Saúde da Família

      A organização do trabalho odontológico; políticas de saúde bucal, particularmente a estratégia de saúde da família; processo social de produção de serviços em saúde bucal coletiva; abordagens dos problemas de saúde bucal no SUS; modelos de atenção em saúde bucal em suas diferentes formas (clínica privada e odontologia institucional).

      Carga horária: 15
    • Planejamento Estratégico Comunitário, Economia da Saúde, Administração de Serviços de Saúde para a Saúde da Família

      Bases históricas e teóricas do planejamento em saúde; metodologias do planejamento em saúde; PES, MAPP, ZOPP O planejamento no Programa de Saúde da Família. Políticas nacionais e internacionais. Noções de economia geral. Aspectos sociais da economia; economia nacional, economia internacional na saúde. Análise de custos. Introdução à Administração em Saúde. Aspectos econômicos da administração em saúde. Administração de recursos financeiros, recursos materiais e recursos humanos. Gestão de serviços de saúde.

      Carga horária: 30
    • Políticas de Saúde e Saúde da Família

      Histórico das políticas de saúde no Brasil. Do modelo sanitarista ao Sistema Único de Saúde e o Programa de Saúde da Família. As bases legais do sistema de saúde no Brasil. Municipalização da Saúde: tendências e perspectivas. O debate internacional sobre a crise e propostas de reestruturação do setor saúde. Crise e saídas para o setor saúde no Brasil: os vários projetos em disputas, com ênfase no Programa de Saúde da Família.

      Carga horária: 15
    • Prática de Saúde Baseada em Evidências

      Meta-análise e epidemiologia clínica: a formação de evidência em ciências da saúde e a prática baseada e evidências; captura da informação científica relevante; princípios e técnicas de avaliação de evidências científicas em odontologia.

      Carga horária: 15
    • Práticas em Unidades Escola/Serviço da PUCPR ProAção

      Integração de conteúdos no desenvolivmento de ações em unidades escola/serviço do ProAção.

      Carga horária: 45
    • Promoção de Saúde

      O conceito de Promoção de Saúde. Estratégias de Promoção de Saúde. Evidências de efetividade de estratégias de Promoção de Saúde bucal. Promoção de Saúde bucal para grupos específicos.

      Carga horária: 15
    • Saúde e Sociedade

      Representações sociais sobre saúde. Determinantes sociais de saúde. Organização social e saúde. O trabalho e a saúde. O impacto de políticas públicas em saúde. Suporte social e coesão social no contexto falmiliar e comunitário. Desigualdades sociais em saúde.

      Carga horária: 15
    • Seminários de Integração

      Seminários temáticos para integração de conteúdos abordados

      Carga horária: 90
    • Tópicos interdisciplinares

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber sobre os cursos de Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva e se estes cursos são ofertados pela PUC. Quais são os dias, horários e valor das mensalidades e início das aulas. "

Ronise para Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva

Paraná

"Gostaria de maiores informações sobre o curso de Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva, e demais cursos na área de ortodontia. Eu gostaria de saber sobre o processo seletivo, custos, horários e a data de início. "

Maria para Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva

São Paulo

"Gostaria de ter mais informações sobre a especialização em saúde coletiva. Como data de inicio, duração, preço e corpo docente etc. "

Dione para Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva

Paraná

Outro curso relacionado com odontologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |