Especialização em Proteção Social e Rede de Direitos

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Especialização em Proteção Social e Rede de Direitos

  • Modalidade
    A Especialização em Proteção Social e Rede de Direitos é realizada presencialmente.
  • Duração
    A carga horária deste curso é de 360 horas/aula.
  • Certificado oficial
    O título dado ao aluno é de Especialista em Proteção Social e Rede de Direitos.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está entre as universidades particulares mais importantes do Brasil. São mais de 27 mil alunos que estudam cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação. A PUCPR busca integrar a extensão, a pesquisa e o ensino para dar uma melhor formação para os seus estudantes. A Especialização em Proteção Social e Rede de Direitos é um dos cursos que essa instituição oferece. O aluno se aprofunda nas questões relacionadas à articulação do sistema de proteção social. Os responsáveis por esse sistema são os órgãos públicos e os vários membros da sociedade civil. Dessa forma, o egresso pode ajudar no trabalho em conjunto dos atores da proteção social e da rede de direitos.
  • Dirigido a
    Esta especialização está destinada a profissionais como: - assistentes sociais, - pedagogos, - sociólogos, - cientistas políticos, - geógrafos, - enfermeiros, - terapeutas ocupacionais, - psicólogos.
  • Área de atuação
    O conhecimento dado pela Especialização em Proteção Social e Rede de Direitos pode ajudar o aluno a trabalhar em: Plan International; Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social - CENDHEC; Koblitz Ltda; Prefeituras.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Proteção Social e Rede de Direitos - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Estágios
    Não
  • Titulação
    Especialista em Proteção Social e Rede de Direitos
  • Conteúdo
    Proposta

    O sistema de proteção social num território, articulado em rede de direitos, é implementado por meio de uma malha e trama dinâmica de relações sociais. Na atualidade, órgãos públicos estatais têm a responsabilidade sobre este sistema, partilhada com a sociedade civil (organizações não governamentais, organizações comunitárias e movimentos sociais, por exemplo), podendo configurar um modo de arquitetar a governabilidade social do local, regional, nacional e global. Este curso propõe a especialização de profissionais para atuar no campo da rede de direitos e proteção social, vinculada à órganizações sociais governamentais e não governamentais.

       Público

    Profissionais das áreas de ciências humanas, sociais, sociais aplicadas, de saúde e afins, assistentes sociais, pedagogos, sociologos, cientistas políticos, geografos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos entre outros.

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Terça-feira - 19h00min às 23h00min
    Quinta-feira - 19h00min às 23h00min


       Periodicidade

    Semanal

       Carga Horária

    360 horas

       Disciplinas
    • Análise de Redes Sociais e Avaliação Social com o Suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação

      A análise de redes sociais , avaliação de políticas, programas, projetos e diagnósitco social com o suporte das tecnologias da informação e da comunicação.

      Carga horária: 30
    • Civilidade e Sociabilidade no Século XXI: Questão Social e Cidadania

      O caráter local e global do conjunto das expressões da questão social nas sociedades contemporâneas. Processos sócio-culturais e econômicos excludentes e as redes de movimentos e de organizações sociais de defesa de direitos e por cidadania local e planetária.

      Carga horária: 30
    • Epistemologia

      A partir da reflexão epistemológica, propõe-se a compreensão da pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico

      Carga horária: 15
    • Ética

      A identificação dos pressupostos Éticos e Morais em relação aos seus interpretantes históricos – principalmente após a reestruturação social do capital a partir da segunda metade do século XX – na construção e manutenção do Conhecimento, do Poder, da Sociedade e da Justiça Social.

      Carga horária: 15
    • Exclusão social e sociedade na atualidade

      As configurações da exclusão social: situações geradoras e expressoes individuais e coletivas. Debate sobre as noções de exclusão e inclusão na sociedade atual: implicações éticas, ideológicas e políticas

      Carga horária: 45
    • Instrumentalidade no Trabalho Social

      Modalidades e instrumentos da intervenção no trabalho social. Abordagens familiares, comunitárias e com coletividades. Desafios metodológicos e ético-políticos do Serviço Soccial no marco histórico da contemporaneidade

      Carga horária: 30
    • Metodologia Científica

      Métodos, técnicas e princípios do trabalho científico

      Carga horária: 15
    • Planejamento e Financiamento de Políticas, Programas e Projetos Sociais

      O planejamento e financiamento de políticas e projetos sociais tendo como base a questão social, suas expressões e particularidades histórico-territoriais: formação de redes e a relação entre Estado e sociedade civil na contemporaneidade. Instrumentos, mecanismos e instâncias participativas de gestão de políticas e projetos sociais asseguradores de direitos

      Carga horária: 30
    • Política de Assistência Social e sua Inserção no Conjunto das Políticas Sociais Brasileiras

      Políticas sociais temáticas e setoriais no Brasil e a assistência social como Política Pública. A implementação do Sistema Único de Assistência Social

      Carga horária: 30
    • Proteção e Legislação Social

      Proteção social, políticas públicas e direitos humanos. O sistema de proteção social e legislação social no Brasil: configurações históricas e políticas.

      Carga horária: 30
    • Redes Sociais e Territorialidade

      Redes sociais e a modernização da gestão pública, a democratização das políticas públicas e o desenvolvimento sustentável local. Dinâmicas territoriais e atores sociais: geo-política e socioeconomia. Rede social como espaço de operacionalização de políticas e projetos sociais em localidades.

      Carga horária: 60
    • Sustentabilidade Sócio-Ambiental: Indicadores de Situações de Vulnerabilidade e Risco

     

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de informações sobre essa Especialização em Proteção Social e Rede de Direitos. Me enviem detalhes por favor. "

Fernanda para Especialização em Proteção Social e Rede de Direitos

Paraná

Outro curso relacionado com proteção civil

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |