Especialização em Psicopedagogia - A Distância

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Psicopedagogia

  • Modalidade
    O curso é ministrado a distância.
  • Duração
    A carga horária do curso é de 600 horas.
  • Certificado oficial
    O aluno recebe o certificado de Especialista em Psicopedagogia.
  • Considerações
    A qualificação do profissional é objetivada para capacidade de interação individual, em grupo ou institucional para potencializar o aprendizado, além de suprir os problemas relacionados ao que diz respeito ao seu humano. O aluno encontra no curso uma grade de disciplinas que possui temas de processos lúdicos, investigativos, inclusivos e contextual da psicopedagogia além de tópicos avançados e práticas e técnicas em diagnósticos e intervenções no contexto da Instituição e da Clínica.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a profissionais graduados em áreas como Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social e outras áreas correlacionadas.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar em empresas e escolas públicas ou particulares.

Comentários sobre Especialização em Psicopedagogia - Online

  • Objectivos
    - Promover a formação de profissionais psicopedagogos qualificados para intervir individual, grupal e/ou institucionalmente, visando à potencialização de situações de aprendizagem, bem como à superação de problemas ou lacunas diagnosticadas no tocante a essa dimensão humana. - Contribuir com a comunidade regional por meio da formação de psicopedagogos qualificados para intervir na criação, potencialização e/ou facilitação de oportunidades/espaços de aprendizagem, especialmente no que se refere ao trabalho com crianças e adolescentes.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Portadores de diploma de curso superior nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Serviço Social, licenciaturas em geral e outras áreas afins.
  • Titulação
    Especialista em Psicopedagogia
  • Conteúdo

    Especialização em Psicopedagogia - Educação a Distância

    Disciplinas e Ementas

    -  Introdução à Psicopedagogia (15 horas-aula)
    Ementa: Estudo da evolução histórica da Psicopedagogia. Caracterização do objeto de estudo da Psicopedagogia na contemporaneidade, incluindo suas relações éticas e interdisciplinares.

     - Desenvolvimento Psicossocial da Criança e do Adolescente (30 horas-aula)
    Ementa: Introdução ao estudo do desenvolvimento humano e dos métodos de pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento. Estudo das principais teorias do desenvolvimento infantil: os pontos de vista de Freud, Winnicott, Bowlby, Piaget, Wallon e da Teoria da Aprendizagem Social. Estudo do desenvolvimento humano na adolescência.

     - Aprendizagem: Dimensões e Vicissitudes (45 horas-aula)
    Ementa: Estudo dos fundamentos psiconeurológicos da aprendizagem. Caracterização dos transtornos psiconeurológicos mais comuns no cotidiano da escola, com ênfase nos transtornos de atenção, sono e alimentação: diagnóstico e indicação de cuidados preventivos e de medidas terapêuticas.
    Análise crítica das principais abordagens teórico-conceituais e das representações sociais relativas a fracasso escolar e dificuldades de aprendizagem. Caracterização, numa perspectiva psicopedagógica, dos principais fatores – individuais, familiares, pedagógicos, socioculturais – que intervêm na configuração dos problemas de aprendizagem e na produção do fracasso escolar, levando em conta a complexidade, diversidade e historicidade pelas quais eles se articulam no ato de aprender, na singularidade de cada sujeito.

    - Teorias Psicogenéticas da Aprendizagem (15 horas-aula)
    Ementa: Análise crítica das teorias psicogenéticas da aprendizagem, a partir das contribuições de Piaget e Vigotsky.

     - Processos de Investigação em Psicopedagogia (30 horas-aula)
    Ementa: Caracterização da psicopedagogia como exercício constante de investigação, e dos fundamentos do diagnóstico individual e institucional, tomando como referência o objeto de estudo da psicopedagogia. Exame das relações e dos fatores intervenientes no processo de diagnóstico.

     - Relações Familiares e Aprendizagem (15 horas-aula)
    Ementa: Discussão a respeito da família como sistema de interações e comunicações, nas perspectivas sistêmica e psicanalítica: complexidade, funções e papéis familiares; família e circulação do conhecimento; modos comunicacionais da família, tanto internamente como com outros sistemas, especialmente com a escola. Análise crítica de possíveis relações entre aprendizagem no contexto familiar e aprendizagem escolar.

    - Processos de Leitura e Escrita: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica (45 horas-aula)
    Ementa: Estudo do processo de letramento e suas implicações no desenvolvimento humano.

    - Aquisição de Conceitos Matemáticos: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica (45 horas-aula)

    Ementa: Estudo dos princípios matemáticos que se relacionam com outras áreas do conhecimento e que permeiam o cotidiano da criança e do adolescente. Análise das contribuições da matemática ao exercício da psicopedagogia, em especial dos conceitos indispensáveis à contextualização do sujeito aprendente nos diferentes espaços de aprendizagem.

    - Diagnóstico Psicopedagógico no Contexto da Instituição e da Clínica (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo dos fundamentos do diagnóstico psicopedagógico e dos processos básicos de natureza teórica e operacional que o caracterizam, com destaque para as diferentes etapas que dele fazem parte.

    - Intervenção Psicopedagógica no Contexto da Instituição e da Clínica (60 horas-aula)
    Ementa: Caracterização da psicopedagogia na perspectiva institucional, a partir de diferentes contribuições teórico-práticas e com ênfase em estratégias de intervenção do psicopedagogo. Caracterização da psicopedagogia em sua dimensão clínica e nos diferentes níveis de intervenção, a partir das principais contribuições teórico-práticas que sustentam o fazer psicopedagógico. Sistematização dos pressupostos que norteiam o planejamento e a intervenção psicopedagógica.

    -Tópicos Avançados em Psicopedagogia I (15 horas-aula)
    Ementa: Estudo de temas sugeridos pela turma de acordo com interesses e necessidades específicas, ou identificados como indispensáveis à complementação ou ao aperfeiçoamento da formação em psicopedagogia.

    -Tópicos Avançados em Psicopedagogia II (15 horas-aula)
    Ementa: Estudo de temas sugeridos pela turma de acordo com interesses e necessidades específicas, ou identificados como indispensáveis à complementação ou ao aperfeiçoamento da formação em psicopedagogia. Discussão e análise de experiências realizadas pelos estudantes em psicopedagogia.

    - Trabalho Final
    Elaboração de um estudo de caso (individual, grupal ou institucional), sob supervisão docente, voltado à identificação e compreensão de uma situação-problema em seus diferentes fatores intervenientes. Elaboração de um plano de intervenção com vistas à promoção de melhorias no processo de aprendizagem, a partir do diagnóstico elaborado, junto a uma criança, um adolescente, um grupo ou uma instituição educativa. Apresentação/defesa pública do trabalho.

Últimas visitas ao curso

"Sou psicóloga e já fiz psicopedagogia institucional e quero fazer psicopedagogia clínica, assim sendo gostaria de saber qual tipo de especialização que oferecem, institucional ou clínica? O curso deste ano já começou ou não? Qual a periodicidade dos encontros, duração do curso e o valor? "

Vanessa para Especialização em Psicopedagogia

São Paulo

"Gostaria de me informar se existe algum tipo de possibilidade de fazer um curso a distância na área da educação, se possivel em psicopedagogia ou psicologia, pois tenho muito interesse e como tive que me midar, acabei não podendo fazer um curso de pós-graduação."

Lisiane para Especialização em Psicopedagogia

Rio Grande do Sul

"Concluir o curso de pedagogia há 8 meses, e tenho interesse em fazer uma Especialização em Psicopedagogia, gostaria de receber informações sobre o curso. Minhas maiores dúvidas são quanto à necessidade de atividades presenciais, pois estarei mudando de região nos próximos 2 meses. O ideal para mim seria um curso 100% à distância. "

Liliane para Especialização em Psicopedagogia

Bahia

"Solicito maiores informações sobre a Especialização em Psicopedagogia, assim como outras pós-graduação na modalidade a distância. Desejo também ser informado se a UCS desenvolve programa em nível de mestrado com encontros modulados. "

Uirassú para Especialização em Psicopedagogia

Alagoas

Outro curso relacionado com psicologia educativa

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |