Especialização em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos

Solicite informação sem compromisso PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos

  • Modalidade
    Formato presencial para este curso.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O participante receberá um título de Especialista em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos.
  • Considerações
    A Especialização em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos oferecida pela PUC RIO GRANDE DO SUL tem sua realização na modalidade presencial. O curso tem como finalidade realizar a formação de especialistas por meio de uma perspectiva de cooperação para planejar, organizar, executar, avaliar e pesquisar a área de recreação, lazer e jogos cooperativos. Durante a formação o aluno receberá conhecimentos relacionados a cidadania, cooperação na ação educativa, esporte de aventura, formação pessoal, jogos cooperativos, lazer e sociedade e recreação nos processos terapêuticos.
  • Dirigido a
    Curso voltado a profissionais com formação superior em Educação Física, Pedagogia, Administração de Empresas, Comunicação Social, Psicologia, Consultores e Gestores Empresariais, entre outros.
  • Área de atuação
    As vagas estão na realização jogos cooperativos nas organizações e área de recreação para crianças.

Comentários sobre Especialização em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos - Presencial - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Formar especialistas a partir de uma perspectiva cooperativa, para atuar no planejamento, organização, execução, avaliação e pesquisa na área de lazer, recreação e jogos cooperativos.
  • Dirigido a
    Profissionais com formação superior em Educação Física, Pedagogia, Administração de Empresas, Comunicação Social, Psicologia, Consultores e Gestores Empresariais, entre outras áreas afins
  • Conteúdo
    Conteúdo programático

    Cidadania Planetária:
         Estudo e problematização da educação enquanto processo permanente e contínuo, refletindo-se para além do mero período de escolarização buscando distinguir estes dois aspectos baseando-se no conceito de aprendizagem como processo vital de sistemas biológicos complexos e a construção da subjetividade no indivíduo, a partir das referências em neuropiscologia; corporeidade e ciências cognitivas visando uma contextualização ecológica do humano no seu mundo enquanto cidadão planetário. A disciplina se propõe a analisar os impactos conceituais que as atuais pesquisas nestas áreas estão representando para os processos de aprendizagem e educação bem como o impacto da sociedade tecnológica atual e os efeitos na formação do sujeito, procurando através de técnicas vivenciais e pedagógicas resgatar o prazer de aprender como forma manifestação pessoal de comunicação, construção do conhecimento e socialização humana. Os referenciais básicos serão constituídos por textos de MORIN, MATURANA, MORAIS, NICOLESCU e WEIL.

    Cooperação na Ação Educativa:
         Estudo da cooperação. Propósitos da aprendizagem cooperativa. Relacionamento cooperativo. Elementos básicos da aprendizagem cooperativa. Consciência e diferenciação de si mesmo e dos outros. Aprendizagem das habilidades cooperativas.

    Esporte de Aventura, Lazer e Recreação ao Ar Livre:
         Conhecimentos dos Esportes de aventura, suas vertentes, éticas e condutas. Vivências de esporte de aventura enfatizando a recreação e o lazer na natureza.

    Formação Pessoal:
         Estudo de casos e experimentação do autoconhecimento, através da leitura de si na relação com os objetos, com os demais e consigo mesmo, através de vivências corporais e reflexões teóricas.

    Jogos Cooperativos
    I:
         Estudo do histórico e desenvolvimento dos jogos cooperativos. A estrutura do jogo. A aprendizagem cooperativa e os princípios sócio-educativos da cooperação. A consciência da cooperação. A educação de valores. Materiais alternativos cooperativos.

    Jogos Cooperativos II:
         Estudo dos Jogos Cooperativos e a Educação Física. Planejamento e avaliação em Jogos Cooperativos. Jogos Cooperativos na Empresa.

    Lazer e Sociedade
    :
         Estudo e discussão sobre as diferentes dimensões do lúdico, expressas pelo seres humanos no decorrer da história. Compreensão do processo da construção do tempo de Lazer característico das sociedades industriais modernas que tem por finalidade a expressão privilegiada do lúdico e da diversão influenciando a vida cotidiana em diferentes instâncias escolar, familiar, profissional, etc. Contextualização das manifestações atuais do Lazer a partir do campo social e econômico específico que representa.

    Metodologia da Pesquisa em Educação Física:
         Estudo do conjunto de métodos, regras e postulados, destinados a instrumentalizar os alunos na montagem e elaboração de monografias e demais trabalhos técnicos, bem como em projetos específicos na área empresarial.

    Recreação nos Processos Terapêuticos:
         Estudo do histórico e do desenvolvimento da recreação terapêutica. Atuação do profissional nos diferentes contextos da doença e promoção da saúde. A relação com os pacientes e o vínculo estabelecido. Trabalho em equipe: abordagem interdisciplinar. Planejamento e avaliação na recreação terapêutica.

    Teoria dos Jogos:
         Conceito dialético e humanista de mundo e de homem, a consciência de que suas ações como instituição educacional devem basear-se numa concepção contemporaneamente informada do jogo e do jogar, que considere as heranças humanas e as perspectivas futuras da civilização e as razões históricas.

Últimas visitas ao curso

"Sou formada em educação física-licenciatura e gostaria de saber qual é o preço da Especialização em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos. Qual é o tempo de duração do mesmo (12 meses)? O que é necessário para participar? "

Fernanda para Especialização em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos

Rio Grande do Sul

"Gostaria de maiores informações sobre esta Especialização em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos, se vocês me mandarem o folder eu ficaria agradecido, tenho interesse em fazer a mesma. Gostaria de saber quado começa, quanto tempo, qual o valor? "

Ribamar para Especialização em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos

Rio Grande do Sul

"Venho por meio desta, solicitar informações a respeito da possibilidade da Especialização em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos ser realizada à distância. Gostaria de saber então se existe uma forma de realizar essa especialização diretamente com vocês via internet ou de alguma outra forma não sei. Caso não seja possível, indicariam alguma outra que pudesse realiza em Recife? "

Carlos para Especialização em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos

Pernambuco

Outro curso relacionado com educação física

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |