Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

Solicite informação sem compromisso UNP - Universidade Potiguar

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

  • Modalidade
    O curso de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo, é um curso presencial.
  • Duração
    O curso tem um total de 2740 horas, com duração mínima de 4 anos.
  • Certificado oficial
    Ao concluir o curso, o aluno recebe um diploma de graduação (bacharel) em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.
  • Considerações
    A instituição valoriza o compromisso com a função social do jornalismo. O curso disponibiliza aos alunos um laboratório de Voz Profissional, sendo o único do Nordeste a oferecer esse serviço. Há também a Agência-Escola de Comunicação, um laboratório disponibilizado para os alunos, oferecido por algumas entidades conveniadas. Outro diferencial é o Espaço Cinema e Vídeo, lugar criado para os alunos, ajudando-os a desenvolver uma leitura crítica e focando na produção de roteiros para TV e vídeo, e a formação de novos espectadores.
  • Dirigido a
    Pessoas com ensino médio concluído que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para o exercício profissional do jornalismo.
  • Área de atuação
    Após concluir o curso, o aluno poderá atuar como repórter, roteirista, redator, editor, comentarista, editorialista, pauteiro ou articulista.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Comunicação Social - Jornalismo - Presencial - Natal - Rio Grande do Norte

  • Objectivos
    Formar cidadão bacharel em Comunicação Social – habilitado em Jornalismo – comprometido com valores éticos, capaz de atuar no mercado de comunicação social exercendo a profissão de jornalista com criatividade, autonomia e empreendedorismo, eixos principais da estrutura curricular do curso.
  • Dirigido a
    · Pessoas portadoras de diploma do ensino médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para o exercício profissional do jornalismo; · Profissionais que façam serviços na área de comunicação social e na mídia, interessados em valorizar suas carreiras, desde que comprovem a conclusão do ensino médio; · Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos da área de jornalismo.
  • Titulação
    Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
  • Conteúdo
    O Curso
    O Curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo - da Universidade Potiguar foi criado através da Resolução nº 19/1997, de 14/05/1997, do Conselho Superior Universitário – ConSUni, e reconhecido pelo MEC conforme Portaria no 636/2001. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento da ciência de comunicação social e, em particular, das atividades de jornalismo na região, mediante um ensino de qualidade. Para tanto, possui um corpo docente qualificado e com experiência na área. O curso funciona no turno noturno, com carga horária de 2.740 h/a e duração mínima de quatro (04) anos.

    Diferencial do curso
    · Compromisso com a função social do jornalismo por meio do Jornal impresso Mural de Bairros, tendo como laboratórios os bairros da Grande Natal e a participação das comunidades nas discussões de pauta e na avaliação do produto final;
    · Único curso de jornalismo no Nordeste a oferecer Laboratório de Voz Profissional;
    · Único curso de jornalismo no Rio Grande do Norte a apresentar a defesa pública do trabalho de conclusão de curso dos alunos;
    · Oferta da Agência-Escola de Comunicação, espaço de produção jornalística para alunos, através de convênio com entidades governamentais, públicas e do Terceiro Setor;
    · Núcleo de Cinema e Vídeo, educando o aluno para leitura crítica do discurso cinematográfico, a produção de roteiros para TV e vídeo, e a formação de novos espectadores;
    · Conquista, pelos alunos do Curso, de prêmios nacionais de jornalismo na Exposição de Projetos Experimentais de Comunicação – EXPOCOM (2004 e 2002), nas categorias reportagem em vídeo e jornal mural impresso, e finalista no Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo 2001.

    Funcionamento e estrutura
    O curso funciona na Unidade Nascimento de Castro (integrante do Campus Sede da UnP, em Natal), situada na Av. Nascimento de Castro, 1597 - Dix Sept Rosado. Sua estrutura comporta salas de aula climatizadas, laboratórios de televisão, rádio, fotografia, redação jornalística, editoração eletrônica, planejamento gráfico e multimídia, pesquisa de opinião e mercado, voz profissional, multiteca, sala de exibição de vídeos e mini-auditório. Dispõe, também, de salas de professores, direção de curso, coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso, gabinetes de orientação ao aluno, além da Central de Atendimento. O Curso oferece recursos audiovisuais, de multimídia e serviço de apoio psicopedagógico ao aluno. A biblioteca é constituída por um acervo atualizado e base de dados da área, e oferece serviços de consulta, reserva e renovação de empréstimos via internet. O espaço físico está adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais

    Atividades de pesquisa
    Contam com o Programa de Bolsas de Iniciação Científica – ProBIC/UnP e são concentradas na área de Comunicação e Processos de Significação, com ênfase em reportagem especializada, semiótica e linguagem visual e mídia e educação.

    Atividades de extensão
    Possibilitam ao aluno atuar como agente de mudança na sociedade. Entre as atividades, destacam-se os projetos: Jornal Mural de Bairros; Gazeta Comunitária (em parceria com a UFRN e a Fundação Banco do Brasil); Fórum de Ética em Jornalismo; Ação UnP (programa radiofônico transmitido pela FM comunitária Zona Norte); TV UnP (veiculação itinerante nas Unidades da UnP e em escolas do ensino médio); Comunicação Alternativa; e Cinearte Potiguar.

    Mercado de trabalho
    Dentre outras, o jornalista egresso do curso poderá atuar em:
    · Empresas de comunicação jornalística e agências de notícias, exercendo as funções de repórter, redator, roteirista, editor, comentarista, editorialista, pauteiro, articulista, ombudsman;
    · Empresas de assessoria de comunicação, nas funções de assessor em assuntos de comunicação;
    · Organizações governamentais, não-governamentais e empresariais, criando, planejando e projetos de comunicação de massa;
    · Editoras responsáveis por publicação de livros e periódicos, realizando as funções de gestor e coordenador editorial de projetos;
    · Empresas de comunicação em linguagem web, produzindo, realizando e veiculando publicações jornalísticas on-line;
    · Empresas de pesquisa científica, produzindo coberturas e editorais para o jornalismo especializado;
    · Em órgãos culturais, realizando projetos culturais e desenvolvendo as funções de articulador cultural;
    · Produtoras de informes publicitários, nas funções de repórter, redator e editor;
    · Centros de produções artístico-culturais, museus, galerias de arte, nas funções de divulgador de cultura, produtor de eventos culturais e crítico de arte;
    · Centros de produção de entretenimento para rádio, televisão e vídeo, como tradutor, produtor, roteirista, cinegrafista e editor de cinema, rádio e televisão.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de informações acerca da graduação em comunicação social - jornalismo. 01. dos preços da mensalidade 02. da aquisição do curso (sou bacharel em teologia e ph.d em ciências da religião pela FATEFI)."

Manoel para Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

Rio Grande do Norte

"Gostaria de saber valores das mensalidades dos cursos de estética e comunicação social, o tempo de duração das mesmas e os requisitos para poder cursa-las. "

Edinalva para Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

Rio Grande do Norte

"Gostaria de saber informações sobre o curso de comunicação social para o próximo semestre. Qual é a data do vestibular, novas turmas e horários? "

Tatiana para Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

Rio de Janeiro

"A universidade ainda dispõe do curso de graduação de jornalismo depois da decisão de que para exercer a profissão não é necessário o diploma? Os alunos ainda se inscrevem para esse curso? Eu posso trabalhar na área, aqui no Rio Grande do Norte, mesmo sem o diploma de curso superior? "

Felipe para Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

Rio Grande do Norte

Outro curso relacionado com jornalismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |