Graduação em Direito

Solicite informação sem compromisso UNORP - Centro Universitário do Norte Paulista

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Aimèe Santiago

Aimèe Santiago

Graduação em Direito

  • Modalidade
    O curso é realizado presencialmente.
  • Duração
    A duração é de 5 anos, em média.
  • Certificado oficial
    O egresso da Graduação receberá um Diploma de Direito.
  • Considerações
    O Brasil é considerado um dos países que têm uma das constituições mais democráticas, pois inclui o voto livre e os direitos iguais para homens e mulheres, repudiando qualquer tipo de discriminação, conforme a Constituição Federal de 1988. Pensando e formar profissionais capacitados para fiscalizar e fazer cumprir os preceitos das leis brasileiras, a UNORP - Centro Universitário do Norte Paulista criou o curso de Graduação em Direito. Nos cinco anos de curso, o aluno aprenderá sobre ética e sobre os campos de estudo e de atuação do Direito, como o Direito Constitucional e o Direito Civil.
  • Dirigido a
    O curso está voltado a estudantes de nível médio.
  • Área de atuação
    O mercado de trabalho esta no âmbito público e privado, podendo este profissional ainda atuar como profissional autônomo.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Direito - Presencial - São José do Rio Preto - São Paulo

  • Objectivos
    Em síntese, o profissional, egresso da Instituição, deve estar dotado de fundamentos humanísticos que lhe confiram habilidade crítica e reflexiva do conteúdo jurídico e das relações sociais; de um conhecimento técnico-científico fundamental, fundado na capacidade de desenvolvimento auto-suficiente e em constante diálogo com a realidade social dinâmica; e, ainda, de capacitação para atuar como operador do Direito, através da extensão universitária, da produção de pesquisas científicas e de uma sólida prática jurídica orientada. Deve estar capacitado para pensar, adquirir e produzir o saber.
    Na prática, o profissional formado em Direito poderá atuar, entre outros, como:
    • Advogado Liberal, de Empresa e/ou do Estado,
    • Magistrado;
    • Membro do Ministério Público;
    • Defensor Público;
    • Procurador do Estado/INSS/Federal/Fazenda Nacional;
    • Advogado Geral da União;
    • Delegado de Polícia Estadual ou Federal;
  • Conteúdo
    Titulação: Bacharel em Direito

    Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria Ministerial Nº 3.862 de 10/11/2005

    Período: Diurno e Noturno

    Duração: 5 anos

    Vagas: 160 diurno e 180 noturno

     O desafio proposto ao estudante do curso de Direito ultrapassa a simples possibilidade de reconhecer a superação do dogmatismo tradicional, pois impõe-lhe a tarefa de repensá-lo em consonância com as contínuas mudanças sociais, a exigir a construção de novos paradigmas capazes de solucionar as questões de conflito oriundas da revolução tecnológica, especialmente na área das relações internacionais, eletrônica, informática, engenharia genética, dentre outras, sem esquecer a necessidade de uma profunda formação ética.

     Da indissociabilidade entre o fenômeno jurídico e o fenômeno social decorre a necessidade de que o operador do Direito, qualquer que seja sua área de atuação, tenha conhecimento dos pressupostos socioeconômicos, político e filosóficos que permeiam as relações sociais das quais se ocupa o Direito. Num contexto histórico em que tais relações sociais tornam-se cada vez mais complexas e transformam-se com velocidade crescente, assim, torna-se indispensável que o estudo jurídico sustente uma permanente via de alimentação pelas demais ciências sociais, especialmente as humanas.

    Avaliação

    Critérios de Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem

    O aproveitamento escolar será avaliado pelo acompanhamento contínuo do aluno e mediante os resultados por ele obtidos nos exercícios escolares, trabalhos, relatórios, provas teóricas e práticas e demais atividades programadas em cada disciplina.

    A avaliação de desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas teóricas, fica a cargo do professor, que deve especificar como será realizada essa avaliação na programação (conteúdo programático) de sua disciplina. A coordenação sugere, ao menos, uma avaliação escrita que avalie o conhecimento sobre o tema de sua disciplina de forma não-diretiva no bimestre, mas sempre com uma avaliação complementar, que priorize o desenvolvimento de habilidades (como provas práticas, atividades práticas extra-classe e apresentação de seminários). Itens como interesse e participação em sala de aula e presença também devem ser considerados.

    A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a freqüência e o aproveitamento.

    A freqüência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória e permitida somente aos alunos matriculados. Será, independentemente dos demais resultados obtidos, considerado reprovado na disciplina, o aluno que não obtenha freqüência de, no mínimo, 75%(setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas, cabendo ao professor a responsabilidade pelo controle.

    A nota atribuída por avaliação de aproveitamento escolar em cada bimestre será de zero a dez, permitindo-se frações em escala de (0,5) meio ponto.

    É considerado aprovado o aluno que obtiver, na disciplina, o mínimo de 75%(setenta e cinco por cento) de freqüência e média aritmética das notas bimestrais, no mínimo igual a 7,0 (sete) , sendo dispensado do exame final.

    Após o exame final, é considerado aprovado o aluno cuja média final seja igual ou superior a 5,0 (cinco), obtida entre a média de aproveitamento e a nota do exame final.

    O aluno que não atingir a média final 5,0 (cinco) ou tenha deixado de realizar o exame final, pode prestar exame de 2ª época, sendo que nessa situação a média final será obtida entre a média de aproveitamento e a nota do exame de segunda época, devendo atingir o mínimo de 5,0 (cinco) para ser aprovado na disciplina.

    É permitida a revisão de provas e exames ao aluno que, em requerimento, anexando fundamentação do pedido, solicitar no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação do resultado. O processo de revisão de provas atende a normas fixadas pelo Conselho Acadêmico Superior.

    É permitida a 2ª chamada de provas ao aluno que, por motivo de força maior, devidamente comprovado, solicite no prazo de 03 (três) dias úteis, a partir da data de realização da prova ou exame.

    O aluno reprovado no máximo em 02 (duas) disciplinas, pode matricular-se na série seguinte, devendo cursá-las como dependências.

    As aulas, atividades e provas de disciplinas em dependência

    terão um calendário especial.

     

    Sistema de auto avaliação do curso

    Os cursos de graduação desenvolvem um plano de avaliação interna com o objetivo de acompanhar sistematicamente a consolidação de seu projeto pedagógico.

     

    Essa modalidade de avaliação, a qual não exclui a contribuição externa, tem por objetivo proporcionar aos integrantes do curso - dirigentes, corpo docente e discente – informações atualizadas acerca dos recursos acadêmicos, da atuação docente e da infra-estrutura disponível.

     

    A metodologia e os critérios de avaliação sobre o desempenho docente, compreendidas as atividades de ensino, iniciação científica e extensão, foram estabelecidos pelo Núcleo de Avaliação Interna, criado por portaria da Reitoria do Centro Universitário, que tem como objetivo principal a coordenação das Atividades de Avaliação Institucional na UNORP. Esse núcleo é constituído por cinco professores e um funcionário da área administrativa e está hierarquicamente subordinado à Pró-Reitoria Acadêmica da UNORP.


    Laboratórios

    • Laboratórios de Informática

    • Núcleo de Ensino, Estudos e Pesquisas Jurídicas

    O Centro Universitário do Norte Paulista possui um Núcleo de Ensino, Estudos e Pesquisas Jurídicas, cujo objetivo é desenvolver junto aos alunos do Curso de Direito o Estágio Supervisionado, sendo este indispensável à

    consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do Bacharel em Direito. A estrutura do Núcleo de Ensino, Estudos e Pesquisas Jurídicas obedece a uma diretriz didático-pedagógica fundamental que

    exige a realização de atividades simuladas e o enfrentamento de casos reais com atendimento direito à população. Para tanto, o Núcleo de Ensino, Estudos e Pesquisas Jurídicas está estruturado com um escritório equipado

    para as práticas jurídicas como o atendimento à população, além de uma secretaria para o controle individual de cada aluno. Nesta prática, os acadêmicos são supervisionados e orientados por advogados/professores que

    analisam, corrigem e orientam os trabalhos desenvolvidos pelos alunos estagiários, desde o momento do atendimento às partes, com o auxilio na elaboração das teses (a serem argüidas em cada caso), até a realização e

    interposição dos trabalhos jurídicos.

    As tarefas são designadas com a perspectiva de interligar teoria e prática e, dessa forma, o estudante pode utilizar o conhecimento adquirido em sala de aula e aplicá-lo no universo profissional prático.

    O projeto é, ao mesmo tempo, uma contribuição do Ensino Superior ao desenvolvimento econômico e social e uma forma de inserção do estudante na vida profissional, bem como na própria formação

    crítica do acadêmico em relação à realidade social.

    Grade Curricular:

    Metodologia    da  Pesquisa
    Introdução    ao Direito
    Sociologia  (Geral  e  Jurídica)
    Filosofia  (Geral,  Jurídica,  Ética  Geral  e  Profissional)
    Direito    Romano
    Ciência  Política  (Teoria  do  Estado)
    Língua  Portuguesa  Instrumental
    Economia       
    Hermenêutica

    Direito    Constitucional
    Direito    Empresarial    I
    Direito    Penal    I   
    Direito    Civil    I   
    Direitos    Humanos   
    Interesses    Difusos    e  Coletivos
    Direito    do    Consumidor

    Direito    Empresarial    II   
    Direito    Penal    II       
    Direito    Civil    II       
    Direito    Tributário    I   
    Direito    Processual    Civil    I
    Direito    Processual    Penal    I

    Direito    Penal    III           
    Direito    Civil    III           
    Direito    Tributário    II       
    Direito    Processual    Civil    II   
    Direito    Processual    Penal    II   
    Direito    do    Trabalho    I       
    Prática  Jurídica  (Estágio  Supervisionado)  I

    Direito    Civil    IV           
    Direito    Processual    Civil    III   
    Direito    do    Trabalho    II       
    Direito    Administrativo       
    Medicina    Legal           
    Direito    Internacional       
    Metodologia  da  Pesquisa  Aplicada  ao  Trabalho  de  Conclusão  de  Curso
    Prática  Jurídica  (Estágio  Supervisionado)  II
    Atividades  Complementares       

Outro curso relacionado com direito (vários)

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |